Anonim

O acesso à Internet se tornou parte integrante de muitas de nossas vidas, e grande parte disso depende da capacidade de acessar o Wi-Fi. Usamos o Wi-Fi em nossa casa, principalmente, mas também acessamos a Internet por Wi-Fi em cafés, aeroportos e assim por diante - e isso não vai mudar tão cedo.

Mas como o Wi-Fi funciona em primeiro lugar? É uma tecnologia que usamos todos os dias, mas muitos nem sequer têm uma compreensão básica da tecnologia por trás do Wi-Fi e de como ele funciona. Por isso, reunimos este guia.

O que é o Wi-Fi?

Links Rápidos

  • O que é o Wi-Fi?
  • O básico de como funciona
  • Frequências Wi-Fi
    • 802.11
    • 802.11a
    • 802.11b
    • 802.11g
    • 802.11n
    • 802.11ac
  • Encerramento

O Wi-Fi na verdade tem muitos nomes. Significa Wireless Fidelity, mas é tecnicamente mais conhecido como 802.11 - isso porque abrange as tecnologias IEEE 802.11, caso você esteja se perguntando. O Wi-Fi tem várias vantagens - é super fácil de configurar e usar regularmente e oferece velocidades de dados geralmente mais rápidas do que a maioria das redes celulares - por enquanto, pelo menos por enquanto. Uma vez configurado, o Wi-Fi emite frequências entre 2, 4 GHz e 5 GHz, o que varia com base na quantidade de dados na rede e no roteador em uso.

Há outras vantagens no Wi-Fi - ele se tornou um padrão global, o que significa que é compatível com praticamente todos os computadores, telefones e dispositivos inteligentes modernos.

O básico de como funciona

A história por trás do funcionamento do Wi-Fi remonta há muito tempo. Os padrões sem fio baseados em frequências de rádio começaram a ser usados ​​nos anos 1890, quando o primeiro sistema de rádio sem fio foi executado. Mais tarde, a mesma tecnologia foi aplicada à TV e, mais tarde, à Internet.

A internet sem fio pode ser vista como um jogo invisível, e requer alguns componentes diferentes. Primeiro, você precisará de um transmissor, que funciona como o lançador e existe mais na forma de um roteador sem fio. Depois, há o receptor, ou o receptor, que pode ser seu telefone ou computador. É claro que, nesse cenário, estamos falando de download - se quisermos mudar para o upload, as funções serão revertidas.

A própria informação é codificada como um padrão de eletricidade e magnetismo - que pode ser entendido pelo transmissor e pelo receptor. Depois que os dados são solicitados pelo dispositivo receptor, ele transforma esses sinais elétricos em uma onda eletromagnética oscilante, fazendo os elétrons da antena vibrarem. Essas ondas de rádio viajam pelo ar na velocidade da luz, que é 300.000 km por segundo. O receptor então detecta essas vibrações e as transforma em sinais elétricos que podem ser entendidos pelo dispositivo.

A distância entre o transmissor e o receptor depende em grande parte da potência dos dois - quanto mais poderosos, maior a distância.

A maioria dos roteadores domésticos é o que conecta as redes domésticas ao mundo da Internet, e geralmente têm um alcance máximo de cerca de 90 metros ou 300 pés.

Frequências Wi-Fi

As redes sem fio transmitem dados entre 2, 4 GHz e 5 GHz, o que ajuda a se adaptar às necessidades do usuário. Ainda assim, existem vários padrões sem fio diferentes. Aqui está um rápido resumo deles.

802.11

O padrão sem fio 802.11 original foi desenvolvido em 1997, no entanto

infelizmente, apenas suportava uma velocidade de transferência de dados de 2 Mbps, que fica muito lenta à medida que a demanda de dados aumenta. Por esse motivo, o 802.11 não é mais usado como padrão.

802.11a

Esse padrão transmite dados em um nível de frequência de 5 GHz e usa uma tecnologia de recepção aprimorada para dividir suas frequências de rádio em sinais menores antes que eles cheguem ao roteador, o que ajuda a acelerar os sinais. Usando essa tecnologia, as informações podem ser baixadas em até 54Mbps. A desvantagem dessa tecnologia é que ela custa mais.

802.11b

Essa frequência é semelhante à 802.11a, exceto que usa uma frequência de 2.4GHz em vez de 5GHz - que é uma velocidade relativamente lenta. Como resultado, a velocidade máxima de transmissão de dados é de 11 Mbps. Por outro lado, no entanto, um profissional é que essa tecnologia custa menos para criar.

802.11g

O próximo é o 802.11g, que é ainda mais semelhante ao 802.11a. Ele também usa uma codificação de recepção aprimorada e, como resultado, embora use apenas uma frequência de 2, 4 GHz, pode transmitir dados em até 54 Mbps. Essa tecnologia foi desenvolvida em 2002 e 2003 e visa combinar o melhor das tecnologias 802.11ae 802.11b.

802.11n

Isso é mais avançado do que qualquer um dos padrões já mencionados, principalmente porque utiliza mais de uma antena e opera em 2, 4 GHz e 5 GHz. Geralmente, esse padrão usa duas ou três antenas e, como tal, pode operar em até 450 Mbps, se três antenas forem usadas.

802.11ac

O 802.11ac é o padrão sem fio mais recente e mais avançado até o momento, e às vezes é conhecido como Gigabit Wi-Fi. Ao contrário do nome, no entanto, o 802.11ac pode suportar velocidades muito maiores que 1 Gbps. Em vez disso, teoricamente, ele suporta velocidades de até 7 Gbps - embora no mundo real você não atinja essas velocidades. Devido à sua força de sinal muito mais forte, possui uma área de cobertura muito maior.

Encerramento

Agora você deve ter uma idéia um pouco melhor de como o Wi-Fi funciona. Claro, há muita tecnologia nesse roteador que não abordamos - mas pelo menos deve ser mais fácil comprar um roteador sabendo quais são os diferentes padrões sem fio e o que eles significam.

O que é wi-fi e como funciona?