Anonim

Com tantos perfis de mídia social por aí, às vezes pode ser difícil distinguir avatares on-line da realidade. Algumas pessoas usam isso para obter ganhos e criam perfis falsos de mídia social por várias razões, muitas vezes desagradáveis.

Consulte também o nosso artigo Como reordenar fotos de perfil no Tinder

Geralmente, eles usam essas identidades falsas para entrar em contato com outras pessoas 'reais' em plataformas diferentes e tentam tirar proveito delas.

Este artigo explica o que é um peixe-gato Tinder e o que fazer se você suspeitar que está conversando com um.

O que é um peixe-gato

O termo "peixe-gato" vem de um documentário de 2010 com o mesmo nome. O documentário é sobre um jovem que se apaixonou por uma jovem online. No entanto, ele não sabia que estava realmente conversando com um grupo de pessoas de meia idade que usavam uma identidade falsa compartilhada.

O documentário usa uma metáfora da pesca. Quando os pescadores enviam bacalhau vivo, eles sempre incluem peixe-gato para beliscar as caudas do bacalhau e mantê-los ativos. Como nesta metáfora, sempre existem “bagres” nas mídias sociais que cortam nossas caudas e nos mantêm atentos.

Algumas pessoas bagunçam por diversão ou por tédio, enquanto outras empregam essa estratégia para descobrir se seus entes queridos flertam com outras pessoas online. No entanto, há situações em que a pesca pode ser prejudicial para a outra parte. Um peixe-gato pode tentar roubar a identidade de alguém, informações de cartão de crédito ou extrair fotografias ou videoclipes particulares.

Por ser principalmente um aplicativo de namoro, o Tinder é o lugar perfeito para o peixe-gato fazer sua oferta. Portanto, se você encontrar um perfil suspeito, verifique se está realmente conversando com um peixe-gato.

Como manchar um peixe-gato Tinder

Quando você combina com um peixe-gato Tinder, a princípio tudo pode parecer normal. No entanto, depois de algum tempo, as coisas podem começar a cheirar um pouco de peixe. Os sinais que você deve observar:

  1. Não há vestígios deles em outras plataformas: não é incomum que algumas pessoas prefiram não usar as mídias sociais. Mas, se você não encontrar nada sobre o seu jogo Tinder no Google ou em qualquer outra plataforma social, fique preocupado.
  2. Recusa-se a enviar selfies: Um peixe-gato pode reunir muitas selfies para enviar e confirmar ocasionalmente sua existência. No entanto, uma recusa em tirar um certo tipo de selfie pode lhe dizer muito. Por exemplo, você pode pedir algo específico, como - "Escreva uma nota com meu nome e tire uma selfie". Se eles começarem a dar desculpas, isso geralmente responde à sua pergunta.
  3. Recusa o bate-papo por vídeo: este é um indicador de peixe-gato ainda melhor. Uma pessoa com quem você se comunica com frequência aceita uma vídeo chamada pelo menos uma vez. Quando você está conversando a longa distância, um bate-papo por vídeo é muito melhor do que uma ligação telefônica ou um texto.
  4. Bom demais para ser verdade: geralmente as pessoas por trás das contas de bagres não conseguem representar a realidade da melhor maneira possível. Eles inventam histórias ideais e tentam se adaptar à sua personalidade. Se eles parecem bons demais para ser verdade, provavelmente não são.

Como evitar um peixe-gato

Assim que começar a suspeitar que está lidando com um peixe-gato, você deve proteger seu perfil.

  1. Ajustar as configurações de privacidade do aplicativo: tente não fornecer o máximo de informações pessoais. Se houver algo em suas fotos que revele suas informações pessoais, como número de cartão de crédito, número de telefone, local etc., remova-o. Além disso, oculte essas informações da sua conta.
  2. Seja paciente: as pessoas por trás das contas de peixe-gato procuram seduzi-lo o mais rápido possível. Eles tentarão emocionalmente manipular você para fazer várias coisas. Por exemplo, sexting, envio de selfies reveladoras ou outras coisas que possam comprometer sua privacidade. Então, vá devagar até ter certeza de que eles são o verdadeiro negócio.
  3. Faça um check-up completo : verifique todas as mídias sociais, fotografias, comentários, para detectar qualquer vestígio de atividade de conta falsa. Geralmente, esses nomes não têm outros perfis de mídia social ou têm um pequeno número de amigos on-line sem nenhuma conexão mais profunda. Você também pode usar o recurso "Pesquisar imagem no Google" do Google para verificar se há vários perfis com a mesma imagem.
  4. Solicitar uma reunião ao vivo: se o seu peixe-gato estiver afirmando ser da mesma cidade ou área, você sempre poderá marcar uma reunião em um local público. Um usuário que se recusa a conhecer uma pessoa que supostamente gosta é uma prova decente de que algo não está certo.

Muitos peixes no pavio

A conscientização de contas falsas de mídia social aumentou ao longo dos anos. Atualmente, as pessoas são mais cuidadosas com quem falam on-line e que tipo de informação fornecem. No entanto, você deve sempre ter cuidado, pois o peixe-gato persistente pode encontrar uma maneira de enganá-lo.

Portanto, mantenha seus olhos abertos para possíveis bagres. Identifique-os a tempo, antes que eles possam extrair informações confidenciais ou comprometer sua segurança on-line de qualquer outra maneira. Um pouco de esforço pode percorrer um longo caminho. Como se costuma dizer, é melhor prevenir do que remediar.

O que é um peixe-gato pavio?