Anonim

O TCP / IP é parte integrante da Internet e como funciona, mas poucas pessoas realmente sabem o que é o TCP / IP. Se você deseja uma compreensão mais profunda da tecnologia que conecta o planeta, está com sorte, porque reunimos este guia sobre o que é e como tudo funciona.

O que é TCP / IP?

Antes de investigar como o TCP / IP realmente funciona, pode ser útil entender rapidamente o que é. Como o nome indica, existem duas partes para TCP / IP - TCP e IP.

O TCP, também conhecido como Transmission Control Protocol, é a linguagem de comunicação básica da Internet. É basicamente responsável por coletar pedaços de dados - que podem ser texto, imagens, vídeos etc. - compilando-os em pacotes menores de dados e enviando-os para onde possam ser recebidos por outra camada TCP.

O IP, também conhecido como Protocolo da Internet, é responsável por definir exatamente para onde os dados devem ser enviados e garantir que os pacotes sejam enviados e recebidos para o mesmo local. Em outras palavras, o IP é basicamente a versão da Internet de um GPS.

Obviamente, o TCP / IP não é o único protocolo de transferência da Internet. Outro é chamado UDP, e substitui o TCP em circunstâncias particulares. Em vez de usar sinais para informar aos remetentes que os dados foram recebidos, o UDP apenas envia os dados, resultando em um pacote um pouco menor. Por esse motivo, às vezes é usado em aplicativos como videogame e comunicação por vídeo.

Então, como o TCP e o IP funcionam juntos? Bem, em termos simples, o TCP está relacionado aos dados reais, enquanto o IP está relacionado ao local onde esses dados são enviados.

Claro, as coisas não são exatamente assim tão simples. Vamos dar uma olhada mais profunda no TCP / IP na próxima seção.

Então, como exatamente o TCP / IP funciona?

O TCP / IP vai além de simplesmente duas camadas - na realidade, o protocolo usa quatro camadas. Aqui está um rápido resumo dessas camadas.

  1. A camada de link é usada para conectar redes fisicamente usando hardware como um servidor.
  2. A camada da Internet conecta diferentes hosts juntos em diferentes redes.
  3. A camada de transporte é usada para resolver conexões host a host.
  4. A camada de aplicativos garante que os aplicativos em uma rede possam se comunicar.

A Camada de Aplicação

Vamos começar com a camada de aplicativos, que garante a comunicação entre diferentes programas e aplicativos. A própria camada de aplicação usa uma série de protocolos para garantir a comunicação - exemplos incluem HTTP, SMTP, FTP e assim por diante. Você provavelmente já ouviu falar de pelo menos alguns deles. Com o SMTP, por exemplo, quando seu cliente de email deseja baixar um email de um servidor hospedado, ele solicita a tarefa da Camada de Aplicativos, que usa o protocolo SMTP para concluir a solicitação.

A Camada de Aplicação completa esses pedidos através do que é chamado de Portas, e a maioria dos aplicativos sempre usa a mesma porta. Esse número da porta é o que permite ao protocolo de transporte, ou TCP, saber exatamente qual aplicativo deve ser usado para entregar os dados. Em outras palavras, o TCP sabe que a porta 25 é usada para o protocolo SMTP, que entrega email para o seu cliente de email.

A camada de transporte

Crédito de imagem: Bruno Cordioli | Flickr

Quando os dados estão sendo carregados, eles são recebidos pela Camada de Aplicativos e são divididos pela Camada de Transporte em vários pacotes de dados diferentes. Por outro lado, quando os dados estão sendo baixados , eles são enviados da Camada da Internet em pacotes diferentes, após o que a camada de Transporte organizou esses pacotes na ordem correta, após o que envia um sinal de reconhecimento ao transmissor alertando-o de que os dados chegaram ao seu destino .

A camada da Internet

Em seguida é a camada da Internet. Para entender a Camada da Internet, você precisa entender que o seu computador é identificado pela Internet usando o que é chamado de endereço IP. A Camada da Internet é onde o endereço IP de destino e o endereço IP de origem são adicionados em um cabeçalho aos pacotes de dados, para que os dados terminem no lugar certo.

A camada de link

Por último, mas não menos importante, é a camada de link, para onde os dados gerados pela camada da Internet são enviados. A camada de link depende muito do tipo de rede à qual o computador está conectado.

Na verdade, a camada de link é formada por três subcamadas. O primeiro é o Logic Link Control, ou LLC, que adiciona informações aos dados que descrevem por qual protocolo os dados devem ser transmitidos. O segundo é chamado de camada de Controle de Acesso à Mídia, ou camada MAC, e é responsável por adicionar o endereço MAC de origem (endereço de uma placa de rede física) e o endereço MAC de destino. A terceira e última camada é a camada física, que converte o quadro gerado pela camada MAC em eletricidade (se estiver sendo usada uma rede com fio) ou ondas eletromagnéticas (se estiver sendo transmitida por uma rede sem fio).

Conclusões

Como você pode ver, o TCP / IP é realmente um protocolo bastante complexo, mas é fundamental na forma como usamos a Internet hoje. Todas as camadas realmente trabalham juntas para que isso aconteça. Obviamente, as coisas sempre podem ficar ainda mais complexas, mas isso deve servir como um bom guia sobre o básico do TCP / IP.

O que é tcp / ip e como funciona?