Anonim

Existe um procedimento conhecido como "slipstreaming" que muitos usuários comuns de computador não conhecem, mas podem ser bastante úteis quando você precisar. Fazer o slipstream significa integrar vários patches e service packs nos arquivos de instalação do software original, de forma que a instalação do software também instale todas as atualizações automaticamente.

Por exemplo, você tem um CD de instalação antigo do Windows XP? Como você poderia, de alguma forma, combinar o Service Pack 2 com o disco de instalação original para criar um CD de instalação híbrido do Windows XP SP2? Ou talvez você queira combinar vários drivers, patches e outras atualizações em um único procedimento de instalação.

Isso é slipstreaming.

Como transferir um disco de instalação do XP SP2

Criar um slipstream é um pouco mais envolvente do que algumas coisas, mas não é tão ruim. Se você estiver criando um slipstream do Windows XP SP2, na verdade há uma ferramenta gratuita que pode ajudá-lo. Chama-se Autostreamer. Você precisará encontrá-lo em vários sites de download de terceiros, mas aqui estão alguns links para obtê-lo:

  • Softpedia.com - Autostreamer
  • FileForum - Autostreamer
  • Maiores Geeks - Autostreamer

O programa fornecerá um assistente para automatizar o slipstream. Você diz se deseja usar um CD do Windows ou a pasta i386 no disco rígido. Em seguida, aponte-o para o arquivo do Service Pack 2 (você precisará baixá-lo separadamente como um único arquivo de instalação). Em seguida, ele cria o slipstream e gera um arquivo ISO que você pode gravar em um CD.

Se você quiser ter uma idéia do que realmente está acontecendo aqui, aqui está o esboço de como você faria isso manualmente:

  1. Copie todo o conteúdo do CD de instalação do Windows XP para uma pasta no seu disco rígido. Para fins de demonstração, faça o nome desta pasta "xp" na sua unidade C. Observe que o CD de instalação deve ser uma versão comercial ou de atualização do sistema operacional. Você não pode fazer isso funcionar com uma versão OEM.
  2. Baixe o pacote de instalação do Service Pack 2.
  3. Crie outra pasta no seu disco rígido chamada “sp2”. Coloque o arquivo que você acabou de baixar nesta pasta.
  4. Abra o prompt de comando e navegue até a pasta "sp2". Extraia o arquivo de instalação do SP2 usando o seguinte comando: “xpsp2.exe -x: C: \ sp2”. Você verá uma caixa de diálogo enquanto extrai. Quando terminar, você verá uma nova pasta na pasta “sp2” chamada “i386”. Isso contém os arquivos extraídos para o SP2.
  5. Combine as duas pastas. No prompt de comando, navegue até a pasta “i386 / update” recém extraída. Em seguida, execute o comando: “update -s: c: \ xp”. Isso fará a inserção dos arquivos do SP2 nos arquivos de instalação do XP.
  6. Em seguida, você precisa criar um CD inicializável. Geralmente, as pessoas usam um programa ISO como o ISO Buster para fazer isso. Enquanto este é um trialware, você pode usar os recursos gratuitos para fazer o que precisa. No ISOBuster, selecione a “pasta” denominada “CD inicializável” com o disco de instalação do XP na sua unidade de CD. Você verá um arquivo chamado "Microsoft Corporation.img". No menu, escolha “Extrair Microsoft Corporation.img” e extraia-o para “C: \ xp”.
  7. Em seguida, ejete o CD de instalação do XP e coloque um CD gravável em branco. Use um programa de gravação de CD de sua escolha para gravar todo o conteúdo da pasta “XP” no CD. É importante que você tenha o programa especificamente para criar um CD inicializável. Você provavelmente precisará selecionar especificamente o arquivo IMG mencionado acima como o arquivo inicializável. Agora todos os programas de gravação de CD são capazes de fazer isso. A versão mais recente do Nero Burning ROM pode fazer isso por você.
  8. Você Terminou!

O que você quer mais?

Você pode fazer muito mais com o slipstreaming do que apenas integrar um service pack. Você também pode integrar seus próprios drivers personalizados e aplicativos ao processo de instalação, criando assim um CD de instalação que faz tudo por você. No entanto, ele se envolve mais do que acima. De fato, fica tão envolvido que eu apenas assumo alguns links para você, em vez de digitá-lo eu mesmo.

  • Windows autônomo - um tutorial excelente e muito detalhado sobre como criar alguns fluxos de slip muito sofisticados.
  • nLite - Um aplicativo que ajuda a automatizar a criação de CDs slipstream mais avançados.
  • InstallRite - permite a "clonagem de aplicativos" para facilitar a redistribuição de aplicativos completos. Facilitará a inserção de aplicativos integrados no CD de instalação.

O Slipstreaming provavelmente não será sua tarefa diária de computação, mas às vezes pode ser útil.

O que é slipstreaming?