Anonim

Se você usa um PC com Windows e examinou o Gerenciador de Tarefas, pode ter notado um serviço chamado runtimebroker.exe. É executado em todos os computadores Windows e pode consumir ciclos e memória do processador. Mas o que é o runtimebroker.exe, o que ele faz e você pode se livrar dele?

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

O que é um arquivo runtimebroker.exe?

O serviço runtimebroker.exe está conosco desde o Windows 8, até onde me lembro. Mesmo agora, com o Windows 10, ele permanece em uso o tempo todo. A pista para o que ele faz está em seu nome. Ele atua como intermediário, daí a parte do intermediário e monitora aplicativos e programas, a parte do tempo de execução.

Essencialmente, o que ele faz é ficar de olho na execução de aplicativos e programas para garantir que eles avisem quando desejam acessar recursos do sistema, como webcams, microfones, correio, alto-falantes e qualquer coisa que possa causar problemas de privacidade. Ele observa todos esses aplicativos e verifica suas permissões declaradas, ou seja, as que eles solicitam, como acesso ao seu navegador ou microfone, em relação ao que o aplicativo realmente faz.

Por exemplo, suponha que você instale um aplicativo de email de terceiros e dê permissão para ler suas mensagens e acessar o Windows Mail. O serviço runtimebroker.exe fica de olho no aplicativo para garantir que ele não tente acessar o que não deveria. Se tentar acessar sua localização, por exemplo, ele o alertará através de notificações do Windows.

Por que ele usa memória?

Quando em uso, o runtimebroker.exe deve usar quase zero ciclos de processador e apenas um pouquinho de RAM. No meu PC com Windows 10, o runtimebroker.exe usa 0% da CPU e 10.7MB de RAM. Sempre que você abre um aplicativo, o processo precisa de um pouco mais de recursos para monitorar o que está acontecendo. Quanto mais aplicativos em execução você tiver, mais recursos precisará.

Por que o runtimebroker.exe faz com que o uso da minha CPU acelere?

Desde que foi introduzido, o runtimebroker.exe teve um problema ao gerenciar ciclos de CPU. Se você estiver usando uma versão atualizada do Windows 10, não deverá mais ver esse problema. No entanto, se aparecer, você tem algumas opções.

Parece que, quando você permite que o Windows 10 exiba dicas e truques nas notificações, isso pode causar um pico no uso da CPU. Não sei bem por que, apenas se você desativar essas dicas e truques, não haverá mais picos. O recurso é irritante de qualquer maneira, então eu sempre sugiro desativá-lo. Aqui está como:

  • Selecione Configurações e sistema do Windows.
  • Selecione Notificações e ações.
  • Role para baixo até 'Obter dicas, truques e sugestões ao usar o Windows' e desative-o.

Depois disso, se você ver picos de CPU do runtimebroker.exe, precisará trabalhar todos os seus aplicativos em execução, um por um, para ver qual está causando o problema. Abra o Gerenciador de tarefas, realce runtimebroker.exe, feche um aplicativo e observe a contagem de CPU. Se ficar inativo, atualize o aplicativo e teste novamente. Caso contrário, tente outro. Enxágue e repita até que não veja mais picos.

Por que o runtimebroker.exe usa tanta memória?

Se você é um usuário do Windows 8, o runtimebroker.exe tem um problema conhecido no qual ocorre um vazamento de memória entre ele e o serviço Metro Tile Updater. Quando o serviço é executado, o serviço runtimebroker.exe aumenta gradualmente a memória até começar a desacelerar o computador.

Você pode testar para ver qual aplicativo está causando o runtimebroker.exe consumir memória.

  1. Abra o menu Iniciar do Windows 8.
  2. Clique com o botão direito do mouse em um aplicativo Metro instalado recentemente e selecione 'Desativar bloco'.
  3. Enxágue e repita até que runtimebroker.exe solte a memória.

Depois de descobrir qual aplicativo Metro está usando memória, você pode deixá-lo desativado. Isso deve impedir mais vazamentos.

Posso desativar o runtimebroker.exe?

Você pode desativar o runtimebroker.exe, mas eu não o recomendaria. Se você não tiver picos de CPU ou vazamento de memória, é melhor ficar sozinho. Se você quiser desativá-lo, você tem uma opção que eu conheço.

Você precisará carregar o seu computador com Windows em um Linux Live CD, montar a unidade C: e excluir runtimebroker.exe em Windows \ System32. Em seguida, reinicie o Windows e você não deverá mais ver o serviço em execução. Tanto quanto posso constatar nas experiências, ele não afeta outros recursos ou serviços do Windows.

O que a desativação fará é remover uma verificação valiosa dos aplicativos que fazem coisas que não deveriam no seu computador. Embora o risco seja mínimo se você usar apenas aplicativos de marca, se jogar jogos ou aplicativos de carregamento lateral, estará colocando sua privacidade em risco. Em sua própria cabeça, seja!

O que é o runtimebroker.exe e o que ele faz?