Enraizamento é o processo de abrir o sistema operacional Android para que você tenha total liberdade sobre o que faz, como funciona e o que funciona com ele. O Android é muito aberto, mas o enraizamento elimina todas as limitações do sistema operacional e permite que você tenha controle total sobre como o dispositivo opera.
Consulte também o nosso artigo Como usar um número falso para ligar para alguém (falsificação de um número de telefone)
Você pode perguntar por que se preocupar em ver o Android como uma plataforma aberta. O Android está aberto, mas não completamente. Ele ainda possui restrições sobre determinados parâmetros e nem todos os aplicativos funcionam perfeitamente nele. Também é um projeto interessante para testar se você é assim. Pessoalmente, faço porque posso, sem outro motivo.
O que preciso saber sobre o enraizamento?
A principal consideração ao fazer o root de um telefone Android é uma redução na segurança. O Android trabalhou incansavelmente nos últimos anos para oferecer uma plataforma muito mais segura do que nunca. O enraizamento desfaz tudo isso e pode abrir o telefone para a exploração. Você precisará instalar o software de segurança ou ser extremamente cuidadoso ao usar o telefone raiz.
Alguns aplicativos que requerem root também podem ser instáveis. A qualidade dos aplicativos disponíveis para telefones raiz varia muito. Muitos aplicativos funcionam perfeitamente e não apresentam nenhum problema. Alguns, no entanto, não são tão bem codificados e podem causar falhas, instabilidades ou outros problemas.
O enraizamento também anulará sua garantia. Também pode dar errado e bloquear o telefone. Embora não deva se você seguir estas instruções. Você foi avisado.
O que é enraizamento?
Como o título diz, o que está torcendo e o que pode fazer por mim? A pista está no nome. O enraizamento fornece acesso root ao seu telefone, que tem controle total sobre como ele funciona. Se você conhece o Unix ou Linux, o acesso root é o acesso total de administrador em todo o sistema operacional e hardware. O mesmo se aplica ao seu dispositivo Android.
Então, o que isso pode fazer por você? Sempre quis remover o bloatware da rede do seu telefone? Você já se perguntou o quão rápido seu telefone poderia ser se você fizesse um overclock? Queria escolher sua própria rede em vez de ser bloqueada pela sua rede contratada? Todas essas coisas e muito mais são possíveis com um telefone enraizado.
Como fazer root em um dispositivo Android
Agora, cobrimos o quê e por quê, vamos ao como. Existem dezenas de maneiras de fazer root em um dispositivo Android, mas de longe o mais fácil é usar o Kingo Root. Ele vem como um .apk instalado diretamente no dispositivo ou como um aplicativo para PC usado com o dispositivo conectado ao PC.
O enraizamento costumava ser um processo que levava mais de uma hora e utilizava vários arquivos que você precisava compilar em um programa e depois carregar no dispositivo. As ROMs ainda são uma maneira popular de fazer root em um dispositivo, mas usar um aplicativo é de longe o mais fácil.
O uso do método do arquivo .apk funciona melhor, pois todo o trabalho é feito no próprio telefone.
- Faça o download do Kingo Root no site.
- Navegue para Configurações, Segurança e ative Fontes desconhecidas no seu dispositivo Android.
- Navegue em Configurações e segurança para verificar aplicativos e desative-o.
- Verifique se os dados do seu celular ou Wi-Fi estão ligados.
- Instale o apk Kingo Root clique em OK para a notificação de arquivo prejudicial.
- Toque em Raiz de um clique quando a janela aparecer.
- Deixe o processo baixar arquivos e concluir a instalação. Há um indicador de progresso para mantê-lo informado sobre o que está acontecendo.
- Você deverá ver uma janela dizendo 'Root Succeeded'.
Você também pode fazer root através do seu PC com Windows.
- Baixe o aplicativo do Windows no Kingo Root e instale-o.
- Verifique se você possui muitos dados de bateria e célula ou Wi-Fi habilitado no dispositivo.
- Navegue para Configurações, Segurança e ative Fontes desconhecidas no seu dispositivo Android.
- Navegue em Configurações e segurança para verificar aplicativos e desative-o.
- Inicie o aplicativo Kingo Root.
- Conecte seu dispositivo Android ao PC usando um cabo USB.
- Navegue para Configurações, Aplicativos, Desenvolvimento e ative a depuração USB.
- Selecione 'Sempre permitir neste computador' quando ele aparecer.
- Uma nova janela deve aparecer com o tipo de dispositivo e um grande botão que diz Raiz. Aperte o botão.
- Deixe o processo completo e você deverá ver uma janela dizendo 'Raiz bem-sucedida'.
Agora, seu dispositivo deve estar enraizado, oferecendo controle total sobre como o telefone funciona, o que faz e como faz. Aonde você vai daqui depende inteiramente de você. Agora tenha cuidado lá fora!