Costumamos nos referir a estar fora do alcance do WiFi ou com baixa intensidade de sinal ao solucionar problemas de aplicativos ou telefones sem fio. A força do sinal é um componente essencial da conectividade e está ligada ao alcance. Então, qual é o alcance da rede WiFi média? Quão perto você está do seu roteador ou ponto de acesso sem fio para obter uma conexão sustentada?
Consulte também o nosso artigo Como verificar se alguém está usando seu WiFi
O rádio usa rádio que degrada ainda mais sua fonte de transmissão do sinal. Também pode ser inibido por paredes espessas, objetos de metal, objetos elétricos e interferência. Há muito para configurar uma rede sem fio e a força do sinal é apenas parte dela.
O alcance do WiFi depende do seu roteador ou ponto de acesso sem fio (WAP) e da qualidade da antena. O alcance também é influenciado pelo edifício e pela versão do padrão 802.11. Cada uma dessas três coisas influenciará exatamente o alcance ou a força do seu sinal sem fio.
Seu roteador ou ponto de acesso
O roteador usado exerce uma grande influência sobre o alcance da rede Wi-Fi média. A força do sinal que é capaz de gerar e a sensibilidade da antena são essenciais para o alcance. O padrão sem fio que é capaz de usar também influencia a distância que um sinal sem fio percorrerá.
Diferentes fabricantes usam diferentes antenas e pontos fortes de sinal, para que eu possa fornecer apenas médias, mas como regra geral, um roteador que suporte 802.11a tem um alcance de 115 pés em ambientes fechados. Um roteador com 802.11n chega a 230 pés em ambientes fechados. Os intervalos ao ar livre são mais longos porque geralmente há menos paredes ou interrupções nos espaços ao ar livre.
Outro fator no alcance da rede Wi-Fi média é a frequência que um roteador usa. Normalmente, as duas frequências principais são 2.4GHz e 5GHz. A frequência de 2, 4 GHz tem três canais que não se sobrepõem e é geralmente considerada como 'mais forte' que 5 GHz. A frequência mais alta é mais rápida, mas facilmente interrompida e suscetível a paredes espessas e interferências.
Eu vou falar mais sobre isso em um minuto.
Alguns firmware de roteador incluem controles deslizantes de intensidade de sinal. O firmware Tomato de terceiros permite ajustar o sinal sem fio ao máximo que seu roteador pode emitir. Caso contrário, seu firmware padrão provavelmente terá um valor máximo seguro, que não sobrecarregará o hardware e fornecerá o alcance prático máximo.
Você pode alterar a antena que acompanha o seu roteador se não estiver obtendo o alcance necessário. O fabricante pode oferecê-los ou terceiros podem fazê-los. Essas antenas de longo alcance estenderão um pouco o alcance, dependendo do que está afetando. Caso contrário, você pode aumentar o alcance usando um extensor de WiFi.
O prédio em que você está
As ondas de rádio podem ser interrompidas ou desaceleradas por todos os tipos de coisas. Com o WiFi, geralmente são paredes espessas, objetos de metal ou folhas, certos tipos de isolamento, outros objetos eletrônicos ou elétricos e outras fontes de rádio.
É raro alguém experimentar todo o alcance interno de qualquer padrão sem fio, pois o sinal enfraquece a cada obstrução que atinge. Toda vez que precisa passar por uma parede ou piso, toda vez que se contentar com interferência eletrônica ou passar perto de aparelhos, o sinal é enfraquecido. Isso pode diminuir significativamente o alcance do sinal.
O padrão sem fio que você usa
O padrão sem fio é o bit 802.11. Cada versão possui um alcance diferente, afetando seu sinal sem fio.
- 11a tem uma faixa de 115 pés em ambientes fechados e 390 pés em ambientes externos.
- 11b tem uma faixa de 115 pés em ambientes fechados e 460 pés em ambientes externos.
- A 11g possui uma faixa de 125 pés em ambientes fechados e 460 pés em ambientes externos.
- 11n tem uma faixa de 230 pés em ambientes fechados e 820 pés em ambientes externos.
- 11ac tem uma faixa de 115 pés dentro de casa.
A força do sinal que mencionei anteriormente vem da atenuação das ondas. Quanto menor a frequência, menor a atenuação. Se você observar uma onda de rádio, as frequências mais baixas terão uma onda mais lenta e mais lenta em um osciloscópio. As frequências mais altas têm uma onda muito mais pronunciada, muito mais próximas. As frequências mais baixas tendem a ser mais fortes por causa dessa onda mais lenta.
As frequências mais baixas também são mais suscetíveis a interferências. Mais dispositivos usam rádio em torno da faixa de 2, 4 GHz do que qualquer outro. Portanto, se você mora em um bloco de apartamentos ou dormitório, poderá encontrar muitos outros dispositivos competindo pelo tempo de antena na faixa de 2, 4 GHz. Normalmente, você deseja definir o seu rádio para a faixa de 2, 4 GHz e alterá-lo para 5 GHz se você tiver muita interferência em muitos canais nessa frequência mais baixa.
Há muitas coisas que influenciam o alcance de uma rede sem fio. A marca e modelo do roteador, o prédio em que você está, a frequência e o padrão que você usa, outras redes sem fio e até seus aparelhos. É um assunto fascinante, mas que precisa de muita pesquisa!
Em caso de dúvida, use os 2, 4 GHz sempre que possível. Ele fornece um sinal mais forte e a capacidade de conectar mais dispositivos dentro do alcance. Se a velocidade é sua prioridade, 5GHz é mais rápido, mas tem metade do alcance e é mais suscetível a interferências.