Ser rastreado onde quer que você vá é um dos custos do uso da Internet. O que foi inicialmente concebido como um espaço livre para compartilhar idéias se transformou em um domínio corporativo de espionagem e marketing, onde as empresas rastreiam e seguem todos os seus movimentos. Apesar disso, você não precisa facilitar a vida deles. Existem várias maneiras de manter-se sozinho enquanto a navegação online e privada é apenas uma delas.
Todos os navegadores convencionais têm um modo privado. Firefox e Safari têm navegação privada, o Chrome possui o Modo de navegação anônima e o Edge, a Navegação InPrivate. É importante saber que, embora esses modos particulares aumentem a segurança, eles ainda têm suas falhas. Se você mora em algum lugar com um regime repressivo, precisa saber que a navegação privada por si só não é suficiente.
Como funciona a navegação privada?
Links Rápidos
- Como funciona a navegação privada?
- Como usar a navegação privada
- Raposa de fogo
- cromada
- Beira
- Internet Explorer
- Safári
- Ópera
- A navegação privada me mantém completamente seguro online?
- Malware ou spyware
- Cache do sistema
- Homem no meio
Embora a sintaxe exata entre navegadores seja diferente, usarei a navegação privada para encapsular todos eles.
Na tentativa de facilitar a vida dos usuários, os navegadores lembram cada URL que você visita, mantêm cada cookie que o site deixa para trás e se lembram dos termos de pesquisa que você usou em qual mecanismo de pesquisa. A idéia é oferecer essas informações rapidamente na próxima vez que você procurar algo novamente. Se você visitar os mesmos sites o tempo todo, seu navegador poderá preencher automaticamente o URL após algumas letras, levando você ao site mais rapidamente.
Se você não quer que seu navegador seja tão útil ou está usando um computador público ou de outra pessoa, é necessário usar a navegação privada. Quando nesse modo, seu navegador não lembra URLs, mantém cookies, tenta lembrar quais sites você visitou ou quais termos de pesquisa foram usados. Todos os dados não são gravados ou eliminados intencionalmente depois que você fecha o navegador.
Como usar a navegação privada
Cada navegador tem uma maneira diferente de instigar a navegação privada, mas eles diferem apenas um pouco. Aqui está como iniciar uma sessão de navegação privada nos navegadores principais.
Raposa de fogo
- Abra o Firefox normalmente.
- Pressione Ctrl + Shift + P ou clique no ícone de menu no canto superior direito e selecione Nova janela privada.
cromada
- Abra o Chrome normalmente.
- Clique no ícone do menu no canto superior direito e selecione Nova janela anônima.
Beira
- Abra o Edge normalmente.
- Clique no ícone do menu de três pontos no canto superior direito e selecione Nova janela InPrivate.
Internet Explorer
- Abra o Internet Explorer normalmente.
- Pressione Ctrl + Shift + P ou abra o menu, selecione Ferramentas, Segurança e Navegação InPrivate.
Safári
- Abra o Safari normalmente.
- Clique em Arquivo, Nova Janela Privada
Ópera
- Abra o Opera normalmente.
- Pressione Ctrl + Shift + N ou clique no botão Opera no canto superior esquerdo e selecione Nova janela privada.
A navegação privada me mantém completamente seguro online?
A navegação privada é útil para necessidades básicas de segurança, mas não é à prova de falhas nem é infalível. Tem suas limitações e pode ser comprometida de algumas maneiras. Aqui estão apenas três deles.
Malware ou spyware
Se o seu computador possui um malware instalado, não importa se você usa a navegação privada ou não. As teclas digitadas serão registradas quando você as colocar em qualquer navegador ou programa. Isso tem um efeito óbvio no que alguém conhece sobre suas atividades online.
Cache do sistema
Se você leu o artigo acima sobre as falhas na navegação privada, já saberá que o cache de memória e disco pode deixá-lo aberto à investigação. Felizmente, requer habilidades específicas e acesso físico ao seu computador para ser alcançado, mas é algo a ter em mente. Se você usar um SSD, os arquivos de cache não serão substituídos até que esse setor do disco seja necessário, portanto é uma consideração extra.
Homem no meio
Como você interage com o seu navegador pode ser privado até certo ponto, mas depois que ele sai do computador e acessa a Internet, é um jogo justo. Qualquer pessoa que tenha uma cópia do Wireshark ou ouça em um ponto de acesso Wi-Fi público pode coletar dados da rede e reconstruí-los em algo significativo. Os administradores de sistema em seu trabalho, escola, faculdade ou qualquer outra coisa também poderão ver o tráfego entre o computador que você está usando e a Internet.
A navegação privada tem benefícios óbvios de segurança e você deve usá-la onde quiser. Ele também possui falhas óbvias de segurança, das quais você também deve estar ciente, se necessário. Você pode elevar sua segurança usando uma VPN ou um sistema em um disco como o Tails.
Como você se protege online? Tem truques legais para se esconder da espionagem? Conte-nos sobre eles abaixo!