Anonim

Quando a Nvidia lançou as placas gráficas Pascal e Maxwell GeForce GTX, um novo recurso veio com elas, o Fast Sync. Projetado para fornecer uma alternativa ao V-Sync que proporcionava menor latência e sem rasgar, poderia ser a resposta para as orações dos jogadores. Então, o que é Nvidia Fast Sync e o que ele oferece aos jogadores?

Consulte também o nosso artigo Comprando uma Nvidia Titan: O que você precisa saber

Os fabricantes de placas gráficas estão sempre ultrapassando os limites. Tanto para oferecer-nos continuamente algo novo como razões para participar do nosso dinheiro e acompanhar a concorrência. Por muito tempo, a Nvidia teve vantagem e a inovação pareceu desacelerar. Agora, com a AMD totalmente de volta ao jogo, as tecnologias estão sendo desenvolvidas e a corrida armamentista da placa gráfica está de volta.

Enquanto o setor avança rapidamente e as placas RTX estão a caminho, Pascal e Maxwell ainda serão opções acessíveis para aqueles que não podem se dar ao luxo de gastar US $ 500 em uma placa gráfica.

O que é rasgar a tela?

Como o Nvidia Fast Sync foi desenvolvido para reduzir a latência e o desgaste da tela, precisamos saber o que é o primeiro, para que possamos entender completamente as vantagens do Fast Sync. Rasgar a tela é onde você verá uma desconexão entre duas partes da tela. Se você imagina que está olhando para um canto de uma parede de um jogo e parece que a metade superior está meia polegada à esquerda ou à direita da parte inferior, isso está rasgando.

O rompimento da tela ocorre quando há uma incompatibilidade entre a velocidade na qual a placa gráfica envia a imagem e a velocidade na qual o monitor pode exibi-la. Se você estiver usando um monitor de 60Hz, isso significa uma atualização a cada 16ms. Se a placa gráfica enviar um quadro muito cedo, ocorrerá uma ruptura da tela, pois o monitor não está pronto para isso. Você verá parte da moldura antiga e parte da nova e elas não corresponderão, daí o rasgo.

O V-Sync foi projetado para sincronizar a GPU e monitorar a taxa de atualização, mas teve um custo. Latência. A latência veio quando o mecanismo gráfico seria bloqueado, pois ainda havia um quadro no buffer de espera aguardando a entrega ao monitor.

O que é o Nvidia Fast Sync?

Se você já tentou usar o V-Sync, notou uma redução no rasgo da tela, mas um aumento no atraso de entrada. Isso será especialmente verdade se você jogar jogos em ritmo acelerado. Muitos jogadores profissionais preferiram lidar com o rompimento da tela do que a latência do V-Sync, por isso não foi utilizado em grande parte. A Nvidia Fast Sync foi projetada para corrigir isso.

Ao introduzir o último buffer renderizado, a Nvidia espera eliminar o rasgo da tela e a latência. A Nvidia já usa um buffer traseiro e frontal para renderizar quadros.

O mecanismo gráfico alimenta o buffer traseiro com um quadro completo que é alimentado no novo último buffer renderizado. O mecanismo passa imediatamente para o próximo quadro. O último buffer renderizado envia o quadro para o buffer frontal, que procura continuamente novos quadros e os envia ao monitor.

Adicionar uma etapa extra ao processo permite uma pequena quantidade de tempo para a GPU entregar um quadro completo ao monitor sem latência. Isso ocorre porque o buffer traseiro está sempre disponível para receber outro quadro do mecanismo. Esse embaralhamento contínuo de quadros é coordenado para fornecer quadros tão rápido quanto o hardware é capaz. O resultado é a entrega de quadros completos na velocidade máxima que o hardware é capaz de fornecer e exibir.

O benefício para os jogadores é claro. Você obtém menos rasgos na tela sem a latência que veria se estivesse usando o V-Sync. Quando você está jogando jogos rápidos de contração muscular, isso pode fazer uma diferença real.

Como ativar o Nvidia Fast Sync

Se você quiser usar o Nvidia Fast Sync, precisará usá-lo através do Painel de Controle da Nvidia.

  1. Clique com o botão direito do mouse em um espaço vazio na área de trabalho e selecione Nvidia Control Panel.
  2. Selecione Gerenciar configurações 3D.
  3. Selecione Sincronização vertical no painel central.
  4. Selecione o menu suspenso à direita e selecione Rápido.
  5. Selecione Aplicar.

Se você decidir alterar a configuração de usar a configuração de aplicativo para rápida, precisará garantir que o V-Sync seja desativado manualmente em todos os seus jogos. A maioria tem isso definido dessa maneira, mas alguns jogos gostam de usar o V-Sync sem avisar. Se você tiver problemas com gráficos após fazer essa alteração, entre nas configurações de gráficos e verifique se o V-Sync está desativado.

Eu uso o Nvidia Fast Sync e funciona bem. Eu vejo pouca ou nenhuma tela rasgando e nenhuma latência perceptível. Eu jogo apenas alguns jogos rápidos, mas mesmo com esses, a renderização parece suave e sedosa mesmo no meu velho GTX 970.

O que é nvidia fast sync e o que oferece aos jogadores?