Anonim

Um leitor escreveu para nós esta semana e perguntou sobre o arquivo 'ntuser.dat' no computador com Windows 10. Especificamente, 'O que é o ntuser.dat e por que ele continua aparecendo no meu computador? Eu o apaguei duas vezes e ele continua reaparecendo. Por quê?' Isso é algo que já vimos mencionado em comentários e e-mails, por isso é um bom assunto para um tutorial.

Você pode encontrar o ntuser.dat em C: \ Users \ Username. É um arquivo relativamente pequeno que fica lá inocentemente. O meu tem 6 MB de tamanho. Não é um vírus. Não é um malware. Não há nada com que se preocupar. O arquivo é realmente vital para o seu computador e você não deve excluí-lo.

O que é o ntuser.dat?

O arquivo ntuser.dat é o local de carregamento do seu perfil de usuário do Windows. Ele contém a seção de registro HKEY_CURRENT_USER, que contém todos os seus arquivos, preferências e configurações. Se você excluir o arquivo, muitas dessas configurações retornarão aos padrões. Quaisquer alterações ou personalizações de configuração mantidas no registro também retornarão aos padrões.

O objetivo do ntuser.dat é o motivo de ele reaparecer se você o excluir. O arquivo é necessário para manter todas as suas configurações de registro. Todo usuário no computador terá sua própria cópia que manterá suas configurações individuais. Se você for para C: \ Users e verificar todas as pastas de nome de usuário, verá que cada uma possui um arquivo ntuser.dat.

O nome do arquivo é um legado do WindowsNT que o introduziu para ajudar a manter as configurações do usuário em um ambiente multiusuário. O formato é basicamente o mesmo agora. Você não pode abrir ou ler o ntuser.dat.

Como o ntuser.dat funciona?

Como sugere o sufixo do arquivo, ntuser.dat é um arquivo de dados que contém não apenas a seção do Registro, mas os logs que contêm versões anteriores dessa seção. Quando você faz alterações no computador e a seção é atualizada, a versão anterior é registrada e é assim que o Windows Restore pode ajudar a retornar o computador a uma configuração anterior. Esses logs farão referência a outras cópias do ntuser.dat que você pode ver na pasta

Quando você faz uma alteração que será refletida no registro, ela não é gravada imediatamente. Ele é mantido em um arquivo temporário chamado arquivo regtrans-ms. Este é um arquivo de log que rastreia todas as alterações feitas em uma única sessão que exigirão uma alteração no registro. Somente quando você sair ou desligar o computador, o arquivo regtrans-ms gravará suas alterações no registro.

A idéia é manter a integridade do registro mantendo as modificações no mínimo. Em vez de gravá-lo o tempo todo, um arquivo temporário é criado, verificado, validado e, em seguida, gravado no registro quando você desligar o computador. O atraso que você vê quando configura o computador para desligar ou quando sai do sistema? Entre outras coisas, esse é o arquivo regtrans-ms que está sendo gravado no registro e copiado em ntuser.dat.

O que acontece se eu excluir o arquivo ntuser.dat?

Como mencionado, o ntuser.dat é um arquivo importante para o Windows, pois contém todas as suas configurações de usuário e as configurações HKEY_CURRENT_USER. A exclusão do arquivo não causará uma falha no Windows, mas poderá causar o desaparecimento de quaisquer configurações ou configurações do sistema que geralmente são registradas no registro.

Nem todas as configurações ou alterações do sistema precisam ser registradas no registro. Portanto, se você excluí-lo, algumas alterações permanecem enquanto outras são redefinidas.

Você não pode excluir o ntuser.dat atual que está sendo usado por sua conta. Se você vir vários arquivos ntuser.dat, poderá excluí-los, se desejar. Vários arquivos ntuser.dat em C: \ Users \ Nome de usuário indicam que seu computador travou e não pôde gravar no registro como deveria durante um desligamento normal. Em vez de gravar um arquivo potencialmente corrompido, o Windows ignorará a criação de um novo arquivo. Durante uma falha, o arquivo regtrans-ms não teria sido gravado em ntuser.dat, portanto será descartado.

Quaisquer alterações do sistema que normalmente são registradas no registro feitas durante a sessão travada não serão salvas; portanto, você precisará fazer isso novamente. Nessa situação, os arquivos ntuser.dat mais antigos agora estão obsoletos e são substituídos pela versão mais recente do arquivo. É isso que fará com que vários arquivos ntuser.dat apareçam.

Vários arquivos ntuser.dat podem ser excluídos com segurança, desde que você não exclua o mais recente. Na maioria das situações, você deve poder excluir o arquivo em uso, pois ele será bloqueado pelo Windows.

Ver o ntuser.dat na pasta Nome de usuário é normal e é um recurso do Windows há mais tempo. O arquivo é seguro, não é um malware ou algo ruim. É uma parte necessária do Windows e pode ser deixada em segurança com segurança. Se você deseja excluir versões mais antigas, é possível, mas com apenas alguns megabytes, realmente não há necessidade. Depende inteiramente de você.

O que é o ntuser.dat e por que está no meu computador?