Anonim

Rede é um tópico complexo. Geralmente, envolve uma tonelada de computadores diferentes conectados um ao outro (ou a um servidor) de alguma maneira, forma ou formato. Como você pode imaginar, um tópico tão difícil como esse é difícil de entender completamente, pois há muitos aspectos diferentes nele. É por isso que estamos aqui para ajudar.

Consulte também o nosso artigo Como acelerar o Windows 10 - O melhor guia

Nesse caso, falaremos sobre uma máscara de sub-rede e como você pode encontrá-la. Mas antes de entrarmos nisso, temos que descobrir o que é um endereço IP.

O que é um endereço IP?

Um endereço IP é composto por dois fatores, um endereço de rede e um endereço de host. Entre esses dois está a máscara de sub-rede, que separa os dois em um host e um endereço de rede em geral. Simplificando, o processo de sub-rede é dividir o lado do host de um endereço IP em duas partes, a sub-rede e o endereço do host, o que significa que existe uma rede com um endereço de sub-rede e um endereço de host mais uma vez, se precisar continuar sendo dividido. A máscara de sub-rede é chamada assim porque identifica o endereço de rede de um endereço IP, além de servir outras operações para garantir que a máscara de rede possa ser encontrada.

Essencialmente, o endereço IP, que significa endereço de protocolo da Internet, é um conjunto de números atribuídos a todos os dispositivos que se conectam a uma rede de computadores. Existem várias versões diferentes, como IPv4 e IPv6. A versão 4 usa um número de 32 bits para reconhecer seu endereço, enquanto a versão 6 ocupa 128 bits e está em uso desde o início dos anos 2000.

Os endereços IP abrangem o mundo todo e são tratados pela IANA (Internet Assigned Numbers Authority) sobre cinco registros da Internet espalhados por cinco regiões, também conhecidos como (RIRs). Esses gerentes atribuirão provedores de serviços de Internet e registros locais com atribuições de números. Por exemplo, a IANA distribui milhões de endereços IP ao RIR para que eles possam ser enviados a um provedor de serviços de Internet, que atribuirá esses endereços aos dispositivos em sua rede. Alguns endereços IP podem ser estáticos, enquanto outros podem ser dinâmicos.

Estático

Os endereços IP estáticos são atribuídos permanentemente a um dispositivo por um provedor de serviços de Internet. Eles são mais confiáveis ​​que os IPs dinâmicos, especialmente para fins de bate-papo por voz e jogos online. Dito isto, um IP estático é mais caro que um dinâmico. Além disso, nem todos os dispositivos no mundo podem ter um endereço IP estático, porque existem tantos para atribuir.

Dinâmico

Um endereço IP dinâmico é atribuído apenas a um dispositivo temporariamente. Depois que todos os IPs estáticos foram atribuídos, o restante dos conjuntos de endereços é usado para atribuições de IP dinâmicas. Tudo isso ocorre através do Dynamic Host Configuration Protocol ou DHCP. Quando um computador solicita um endereço IP dinâmico, ele é atribuído a essa máquina por um curto período de tempo, até que seja desconectado da Internet em seguida. Uma vez desconectado, esse IP é enviado de volta a um pool para outros usuários aproveitarem. Todo esse processo também é automático, garantindo que os administradores não precisem lidar com nenhum trabalho.

O que é uma máscara de sub-rede

Agora que você sabe tudo sobre os endereços IP, é hora de discutir a máscara de sub-rede.

Simplificando, uma máscara de sub-rede é um número de 32 bits que cobre um endereço IP e o divide em um host e um endereço de rede, que foi abordado acima. Isso é feito alterando todos os "bits" da rede para 1 e todos os "bits" do host para 0. Graças à máscara de sub-rede, dois endereços de hosts são mantidos sagrados para usos especiais e não podem ser atribuídos a hosts. Um deles é o endereço 0 e o outro é o endereço 255.

Qual é a minha máscara de sub-rede

Agora que você aprendeu sobre endereços IP e o que é uma máscara de sub-rede, é hora de descobrir qual é a sua máscara de sub-rede específica.

A máscara de sub-rede padrão para a maioria dos usuários é 255.255.255.0. No entanto, esse nem sempre é o caso. Aqui está um guia sobre como descobrir qual é realmente a sua máscara de sub-rede.

Localizando a máscara de sub-rede em uma máquina Windows

Para encontrar a máscara de sub-rede da sua máquina Windows, vá para a área de trabalho para iniciar. A partir daí, abra Executar no menu Iniciar ou com o atalho Windows Key + R e digite cmd na caixa resultante. Isso abrirá o prompt de comando. A partir daí, digite ipconfig / all e pressione enter.

Haverá uma tonelada de informações que aparecerão. Para encontrar sua máscara de sub-rede, pesquise em "Adaptadores Ethernet - Conexão local". Outra maneira de encontrar essas informações é através do seu Painel de controle. Abra o Painel de controle e vá para a seção Rede e Internet. A partir daqui, acesse o Centro de Rede e Compartilhamento antes de clicar no segmento de Conexão Local. Em seguida, clique em detalhes. Isso fornecerá sua máscara de sub-rede IPv4, exatamente como no método anterior.

Localizando a máscara de sub-rede em uma máquina Mac

Encontrar a máscara de sub-rede na sua máquina Mac é muito mais fácil do que em um dispositivo Windows. Para começar, basta clicar no ícone Apple no canto superior esquerdo da tela. A partir daí, vá para Preferências do Sistema e clique em Rede.

O menu resultante terá uma lista suspensa. Clique nele e selecione automático se estiver em uma conexão com fio ou Airport se estiver em uma conexão sem fio. Uma vez feito, clique em avançado, configure o IPv4 usando DHCP e você verá a máscara de sub-rede ao lado do seu endereço IP, endereço do roteador e outras informações.

Parabéns! Agora você sabe como encontrar a máscara de sub-rede na sua máquina Windows ou Mac. Certifique-se de verificar nossos outros guias também no TechJunkie.

Qual é a minha máscara de sub-rede