As pessoas usam VPNs, abreviação de redes privadas virtuais. para manter a navegação na Internet privada e segura. As VPNs criptografam seus dados, alteram seu endereço IP e tornam seu tráfego rastreável. Isso é alcançado pelo uso de vários protocolos VPN.
Consulte também o nosso artigo Qual é o melhor serviço de VPN?
Existem muitos protocolos, alguns dos quais antigos e desatualizados, e outros novos, de código aberto e atualizados regularmente para garantir a segurança ideal. Se você está preocupado com a sua privacidade na navegação na web, é necessário ter um protocolo VPN seguro.
, você encontrará informações detalhadas sobre os protocolos VPN mais seguros.
Como funcionam os protocolos VPN
As VPNs são um tipo especial de conexões de rede que usam medidas de segurança adicionais para impedir que outras pessoas vejam sua identidade e dados de navegação. Eles usam duas tecnologias sofisticadas para fazer isso - encapsulamento e criptografia VPN.
Como o próprio nome sugere, o encapsulamento coloca os pacotes de dados em uma cápsula, na forma de outro pacote. Isso protege os dados de olhares indiscretos e hackers. A criptografia é usada para codificar e decodificar os dados. Assim, mesmo que alguém consiga acessar seus dados, eles não poderão decodificá-los quando forem criptografados.
Cada VPN usa essas tecnologias, mas sua eficácia depende em grande parte do protocolo usado. Existem vários tipos de protocolos VPN, mas listaremos apenas os quatro considerados os mais seguros no momento.
Os protocolos VPN mais seguros
1. OpenVPN
Todos os principais provedores de VPN recomendam o uso do protocolo OpenVPN. Embora seja novo, é muito seguro e flexível. Na verdade, seu nome sugere que é de código aberto, o que significa que está recebendo atualizações regulares, manutenção e verificações de segurança por seus apoiadores. É baseado na biblioteca OpenSSL e nos protocolos TLS V! / SSL V3.
O tráfego que passa por conexões OpenVPN é quase impossível de discernir, seja transmitido por uma conexão SSL ou HTTPS. Esse protocolo também torna sua conexão mais resistente a bloqueios e hackers.
Essa VPN evita facilmente os firewalls e também é rápida, principalmente se você usar a porta UDP. Vamos para a parte mais importante, a segurança. O OpenVPN usa chaves compartilhadas, autenticação HMAC e protocolo OpenSLL. Se isso não for suficiente, ele também usa criptografia AES.
Em vários testes, o OpenVPN permaneceu intocável para hackers, ao contrário de outros protocolos VPN. A criptografia AES mantém o desempenho enquanto lida com arquivos consideráveis, devido ao seu bloco de 128 bits. Não há pontos fracos nesse tipo de criptografia.
As desvantagens do OpenVPN não são muitas; no entanto, eles existem. Por um lado, esse protocolo se baseia em aplicativos de terceiros. Configurá-lo corretamente pode ser muito desafiador, mas a maioria dos provedores o ajudará. Funciona muito bem em computadores, mas pode não ser o ideal para plataformas móveis.
2. SoftEther
O SoftEther é outro protocolo VPN de código aberto. É relativamente novo, mas está se espalhando rapidamente porque é totalmente gratuito. Você pode usá-lo nos sistemas operacionais Linux, Mac, Windows, Android, Solaris e FREEBSD. Na verdade, é um multiprotocolo, o que significa que ele suporta vários protocolos, como EtherIP, OpenVPN, etc.
O principal atributo deste protocolo é sua versatilidade. Você pode configurá-lo em qualquer plataforma de sua preferência e escolher o protocolo VPN que melhor lhe convier. A criptografia neste protocolo é rígida, pois usa criptografia AES de 256 bits.
Este protocolo torna sua VPN muito rápida e segura. Ainda não é tão popular e elogiado como o OpenVPN, mas é um candidato muito sólido ao primeiro lugar em termos de confiabilidade e desempenho.
3. SSTP
O SSTP foi lançado juntamente com o Windows Vista. É muito seguro e estável, mas é um exclusivo do Windows, desenvolvido pela Microsoft. Você pode fazê-lo funcionar em outras plataformas, mas só funciona bem no Windows.
Este protocolo possui criptografia AES, que é um padrão-ouro de segurança. Como o OpenVPN, ele usa o tipo de conexão SSL V3. Isso é bom para superar problemas de firewall e bloquear. Sua autenticação também é ótima, exigindo uma chave dos dois lados de uma conexão.
A segurança é estanque a esta e nunca houve problemas ou violações de segurança. Os usuários do Windows definitivamente devem considerar o SSTP uma boa alternativa ao protocolo OpenVPN. Havia um boato de que a Microsoft construiu esse protocolo em cooperação com a NSA, mas nunca foi confirmado.
4. IKEv2 / IPSec
Baseado no IPSec, este protocolo é o resultado da cooperação entre a Microsoft e a Cisco. Não é um protocolo VPN real, mas age como um. Desde o Windows 7, ele foi integrado a todas as versões do Windows. Além disso, ele pode ser implementado em dispositivos Blackberry e Linux. É provavelmente a melhor opção para usuários do Blackberry, porque também é uma das poucas opções de VPN para ele.
Este protocolo é muito rápido e consistente, mesmo se você estiver mudando de rede. Sua conexão VPN permanecerá intacta, mesmo se a conexão falhar ou você mudar da conexão de dados para a conexão Wi-Fi. É um protocolo muito seguro e confiável que visa principalmente usuários móveis.
Este protocolo ainda não é amplamente suportado, mas é uma opção rápida e segura. Além disso, é fácil de configurar.
Entre na zona de segurança
Hoje em dia, mais e mais pessoas estão usando VPNs e faz sentido, visto que a privacidade da Internet está se tornando mais fraca a cada dia por causa de hackers e outros intrusos de segurança. Ao escolher uma VPN, certifique-se de escolher um protocolo VPN seguro, como o OpenVPN.
Você pode escolher outra opção da nossa lista, dependendo da sua plataforma e preferências. Todos eles são seguros, pois os protocolos menos seguros e desatualizados nem chegaram à nossa lista. Esses são os tipos de PPTP e L2TP / IPsec, que você deve evitar se se preocupa com a segurança.
Em qual serviço VPN você usa e em qual protocolo ele se baseia? Você está satisfeito com o nível de privacidade e segurança que ele fornece? Deixe-nos saber nos comentários abaixo.