Para aqueles que possuem um smartphone que desejam usar em outro provedor de serviços sem fio, o processo não é tão difícil. Este guia o ajudará a entender quais telefones você pode usar em outros provedores sem fio, quem desbloqueia seu smartphone e por que as operadoras os bloqueiam.
Você também pode aprender mais aqui:
- Desbloquear status de verificação de serviço
- Guia do iPhone para desbloqueio de fuga de presos
Por que os smartphones estão bloqueados?
Sua empresa sem fio está tentando ser difícil de lidar ao bloquear seu smartphone. A principal razão pela qual o telefone está bloqueado para uma operadora sem fio específica é porque eles subsidiaram o custo do smartphone quando o comprou pela primeira vez. O que isso significa é que o preço de um smartphone topo de linha normal custa entre US $ 500 e US $ 800 sem contrato. Quando você assina um novo contrato, pode adquirir esses telefones com desconto, porque a empresa sem fio está pagando a diferença para que você obtenha o smartphone a um preço mais baixo.
O contrato vinculativo com sua operadora de celular permite que eles recuperem os custos subsidiados ao longo do contrato. Se o contrato for quebrado antecipadamente por qualquer motivo, eles cobrarão uma ETF (taxa de rescisão antecipada) para garantir que eles recuperem seu dinheiro.
O que é desbloqueio?
Desbloquear o seu smartphone permite que você o use em diferentes operadoras. Portanto, se você possui um telefone que aceita um cartão SIM ou pode usar um cartão SIM de outra pessoa em seu país. Alguns telefones são chamados de telefones "internacionais" e podem suportar várias bandas. Portanto, se você desbloquear o telefone, poderá levá-lo para o exterior e usá-lo lá.
Por que desbloquear seu smartphone?
O principal motivo para desbloquear o smartphone é se você deseja usá-lo com outro provedor de serviços ou se deseja usá-lo no exterior. Além disso, um smartphone desbloqueado tem uma oferta de revenda aumentada.
Por que não desbloquear o iPhone?
Se você é bom com sua operadora de telefonia e não usa seu smartphone internacionalmente, não há absolutamente nenhuma razão para desbloquear seu smartphone.
Desbloquear GSM Vs CDMA Smartphone
Existem duas principais tecnologias de telefonia celular usadas pelos provedores de serviços de telefonia móvel do mundo: Sistema Global de Comunicação Móvel (GSM) e CDMA (Code Division Multiple Access). Se você possui um telefone CDMA, seu telefone não pode ser desbloqueado. A razão para isso é porque os telefones CDMA não têm cartões SIM, o que impossibilita o uso em outra rede. No entanto, se o seu telefone funcionar em uma rede GSM, há uma boa alteração: você pode obter um serviço de desbloqueio para smartphone ou um código de desbloqueio para smartphone e usá-lo em uma rede diferente. Se você mora na América do Norte comprou um smartphone a partir daqui, pode facilmente descobrir se o seu smartphone é GSM ou CDMA. A Verizon e a Sprint usam CDMA, AT&T e T-Mobile usam GSM.
O motivo é que a AT&T e a T-Mobile usam um padrão conhecido como GSM. Essa tecnologia é usada em grande parte do mundo e depende de cartões SIM, que podem ser trocados dentro e fora de dispositivos desbloqueados para fornecer serviço.
Enquanto isso, a Verizon e a Sprint usam um padrão conhecido como CDMA. Os dispositivos que usam essa tecnologia não têm um cartão SIM. Isso significa que as operadoras precisam fornecer o serviço para você. Portanto, na maioria das vezes, embora os dispositivos Verizon e Sprint usem a mesma tecnologia e usem o mesmo espectro, eles não podem ser usados nas redes um do outro. É importante notar que em algumas redes os smartphones não funcionam em outros serviços devido aos diferentes modelos, como GSM e CDMA. Isso ocorre apenas devido às diferenças tecnológicas dos modelos que não permitem que modelos específicos funcionem em diferentes sistemas de rede. Mas é uma boa ideia fazer uma revisão do serviço de desbloqueio do smartphone para garantir que seu smartphone possa ser desbloqueado.