Anonim

Estabilização de imagem é um termo fotográfico que descreve o método usado para reduzir imagens tremidas através de trepidação ou movimento da câmera. O software ou o hardware da câmera compensa automaticamente o máximo possível para suavizar as imagens o máximo possível.

Consulte também o nosso artigo Como usar o Plex no seu Chromecast

A estabilização de imagem também é conhecida como Estabilização Ótica de Imagem (OIS), redução de vibração, Optical SteadyShot e vários outros termos. Cada fabricante de câmera e smartphone tem seu próprio nome. O princípio de cada um é praticamente o mesmo.

A tecnologia é dividida em três tipos principais, baseado em ISO, que usa firmware da câmera para fazer uma correção, baseado em sensor, que usa um hardware e um algoritmo e lente, que usa compensação de hardware.

Como a estabilização de imagem tira fotos melhores?

Se você precisar segurar a câmera na mão, ela tremerá ou tremerá. Mesmo o menor movimento pode desfocar uma imagem, especialmente em velocidades mais baixas do obturador. Se você usa velocidades mais rápidas do obturador, tripé, bipé ou outro mecanismo de estabilização, não sofre muito com tremores. Se você segura a câmera, você o faz.

A estabilização de imagem tira fotos melhores introduzindo um movimento oposto dentro da lente ou removendo-o em software ou firmware. Depende inteiramente de você estar usando uma câmera com lente profissional, uma câmera com lente fixa ou smartphone.

Por exemplo, as lentes Canon usam mecanismos especiais dentro das lentes para cancelar o movimento. Isso é estabilização de imagem ou OIS. Os smartphones e algumas câmeras usam software que também é conhecido como Estabilização Eletrônica de Imagem (EIS).

Estabilização baseada em lentes

A estabilização baseada em lente usa um mecânico flutuante dentro da lente que é controlado eletronicamente pela câmera. Ele funciona para neutralizar qualquer movimento da lente, introduzindo um movimento igual na direção oposta. Ele pode ajudar a capturar imagens mais suaves e nítidas de objetos estáticos em velocidades mais baixas da lente.

A desvantagem é que pode ser caro e não está disponível em todos os tipos de lentes. O alcance da correção também é limitado. Se a câmera estiver sendo movida significativamente, a lente não será capaz de acompanhar e ainda gerará imagens tremidas. Também não pode fazer nada para melhorar as imagens capturadas de objetos em movimento.

Estabilização baseada em ISO

A estabilização baseada em ISO também pode ser chamada de estabilização de imagem digital e usa o mesmo princípio que a estabilização de lente, mas aumenta a sensibilidade. O sensor é o hardware que captura a imagem; portanto, aumentando a sensibilidade para neutralizar o movimento da câmera, ele pode gerar uma imagem muito mais nítida.

A câmera calcula a distância focal e a velocidade do obturador e decide se haverá uma imagem nítida. Caso contrário, nenhuma estabilização de imagem será usada. Se considerar que a imagem pode estar tremida, aumenta a sensibilidade em uma quantidade medida para gerar a imagem. Por exemplo, se a sua câmera estiver definida como ISO 200, mas ela pensar que irá gerar uma imagem tremida, ela aumentará para ISO 800 para capturar uma imagem mais nítida.

A desvantagem da estabilização de imagem baseada em ISO é que ela pode introduzir ruído em uma imagem.

Estabilização de imagem baseada em sensor

A estabilização de imagem baseada em sensor funciona da mesma forma que a lente, mas move o sensor da câmera em vez da lente. Ele também usa cálculos de distância focal e velocidade do obturador como ISO e combina os dois para fornecer a imagem mais nítida. É um método de estabilização de imagem de baixo custo e muito capaz que está em uso desde que a Minolta o introduziu em 2003.

Tem a vantagem de poder capturar imagens nítidas e ser leve e barata. A única desvantagem real é que você pode precisar inserir manualmente a distância focal para obter o melhor dela.

Quando usar a estabilização de imagem

Se você puder preparar a foto, apoie a câmera em um bipé, tripé ou algo estável, então não será necessário estabilizar a imagem. De fato, funcionará contra você se a câmera e o objeto estiverem completamente imóveis. Não usar a estabilização de imagem sempre gera as melhores fotos.

No entanto, de volta ao mundo real, isso nem sempre é possível. É bom em um estúdio ou ao tirar fotos de paisagens, mas se você está capturando momentos no tempo, precisa reagir em segundos. Se você estiver usando um smartphone para capturar imagens, nem sempre terá a opção de encaixar um tripé; portanto, se não houver nada estável para descansar, a estabilização da imagem melhorará suas fotos.

É tentador ativar a estabilização de imagem e deixá-la em paz, mas se você deseja obter as melhores imagens possíveis, vale a pena utilizar apenas a tecnologia quando você realmente precisar.

O que é estabilização de imagem e quando você deve usá-la?