Algumas pessoas estão confusas (ou apenas têm a ideia errada) sobre o que realmente é um servidor de computador.
A definição técnica é que um servidor é um computador dedicado a fornecer um serviço ou serviços específicos.
Com relação ao que você usaria em casa, o exemplo mais comum é um servidor de arquivos, ou seja, um computador em que seu único objetivo na vida é armazenar arquivos que você pode carregar ou baixar a qualquer momento na sua rede doméstica.
O que se qualifica como um servidor de arquivos doméstico?
Pode ser qualquer computador. Não precisa ser uma caixa de monstros do tamanho de uma geladeira.
Por que você usaria um servidor de arquivos em casa?
Como se você tem shows e shows (possivelmente terabytes) de arquivos, é melhor armazená-lo em um computador que não seja o seu sistema principal, para que o seu sistema operacional seja mais suave. (Quanto menos o seu disco rígido "bater", melhor.)
Exemplo de uso: Se você usa muito DVR, ter um servidor de arquivos definitivamente serviria para sua vantagem.
Um disco rígido externo conta como um servidor de arquivos?
Não, porque não é um computador. Um servidor tecnicamente precisa ser um computador com um sistema operacional.
Qual é a melhor configuração do servidor de arquivos?
Embora isso possa ser discutido, a melhor configuração é geralmente uma distribuição Linux sem GUI. A caixa é completamente administrada remotamente (como na rede via sessão de telnet do computador principal) e a própria caixa possui apenas dois cabos conectados, sendo o cabo de alimentação e o cabo de rede. Nesta configuração, o sistema operacional utiliza o mínimo de memória possível para oferecer o máximo desempenho.
Por que Linux?
Além da velocidade, o sistema de arquivos usado (ext2 ou ext3) é mais adequado que o Windows NTFS para itens específicos do servidor. Você nunca precisa se preocupar em "desfragmentar" a unidade com uma partição Linux, porque você simplesmente não precisa.
E se você quisesse usar o Windows?
Se você não quiser usar o Linux, poderá usar qualquer sistema operacional Windows, desde que seja um Windows baseado em NT, como o Windows NT 4.0, 2000, XP ou Vista com uma partição NTFS. Se você usa o FAT32, o problema inerente é que você não poderá armazenar arquivos com mais de 4 GB de tamanho, porque esse tipo de partição não o permitirá; portanto, nunca use o FAT32 em uma configuração de servidor doméstico, porque sim, você inevitavelmente encontra o problema de limite de tamanho de arquivo de 4 GB.
O Windows que você usa em um servidor de arquivos deve ser reduzido o máximo possível. Desative todos os serviços desnecessários, como Temas, Relatório de Erros e outros, porque simplesmente não são necessários. Não execute um protetor de tela, não use papel de parede etc.
Quais são os componentes mais importantes de um servidor de arquivos doméstico?
Os discos rígidos e a placa de rede, nessa ordem.
Não coloque discos rígidos baratos em um servidor de arquivos doméstico. Gaste algum dinheiro e consiga dinheiro decente.
Unidades PATA ou SATA? A resposta aqui pode surpreendê-lo, mas a resposta é PATA. Por quê? Porque, de um modo geral, as unidades PATA consomem menos energia. Como essa é uma caixa que fica lá a maior parte do tempo, você deseja que ela consuma o mínimo de eletricidade possível.
O seu roteador provavelmente tem 100 megabits habilitados. Use uma placa de rede que aproveite ao máximo isso.
Seu servidor de arquivos doméstico deve ser sem fio?
Se você tiver escolha, não. Deve ser "conectado" ao roteador. Proporciona melhores transferências de arquivos e muito menos chance de os dados ficarem corrompidos - sem mencionar que a velocidade de transferência é muito mais rápida (assumindo que os outros computadores conectados também sejam conectados com fio).
O roteador conta?
Absolutamente faz. Se você achar que, ao transferir arquivos grandes, fica com dificuldade para concluir a transferência (ou nunca é concluída) mesmo quando conectado, você precisa de um roteador melhor.
Os melhores roteadores geralmente são da Cisco - mas custam um pouco de dinheiro. Linksys e D-Link também são escolhas muito boas para o lar.
Dica: Se você possui um roteador decente, mas ainda está tendo problemas, substitua o cabo de rede. 99% de todos os problemas de LAN com fio iniciam (e geralmente terminam) com o cabeamento.
O servidor de arquivos precisa ser uma caixa de computador super rápida?
Não. Tudo o que precisa fazer é suportar os discos rígidos e a placa de 100mbits que você coloca nele. Você poderia se safar de algo tão lento quanto um Pentium II 233MHz - mas nesse caso seria absolutamente necessário usar um Linux sem GUI, porque um Windows baseado em NT diminuiria a velocidade de rastreamento em pouco tempo.
Eu perdi alguma coisa? Tem uma sugestão?
Sinta-se à vontade para comentar com um comentário ou dois.