O Instagram é uma plataforma muito eficaz para o marketing e para o uso pessoal. Toda marca que deseja ter sucesso precisa estar presente lá. Quer você esteja promovendo a si mesmo ou a uma empresa, aparecer não é suficiente. Você precisa se envolver para se tornar um influenciador. Então, qual é uma boa taxa de engajamento no Instagram e como você pode aumentar a sua?
Veja também o nosso artigo O tamanho ideal para fotos do Instagram
O engajamento no Instagram é considerado como curtir, comentar, reagir ou compartilhar uma publicação ou história do Instagram. Ele mede a porcentagem de seu público-alvo que responde ativamente ao seu conteúdo. Como influenciador, isso mostrará quais tipos de conteúdo funcionam melhor e quais não. Você pode refinar, melhorar ou diversificar sua postagem no Instagram para corresponder aos seus objetivos.
Se você deseja envolver um profissional de marketing de mídia social ou se tornar um, as taxas de engajamento serão usadas como uma métrica para avaliar o ajuste. Se você tem os níveis certos de envolvimento em tipos específicos de conteúdo que correspondem a um cliente, você tem uma chance maior de conseguir o emprego. Se não, você não vai.
Qual é uma boa taxa de engajamento no Instagram?
Marketing de mídia social é tudo sobre os números. Entregar conteúdo para sua plataforma é a parte mais fácil. Analisar, refinar e adaptar são os mais difíceis. Então, o que é considerado uma boa taxa de engajamento?
- Uma taxa de engajamento igual ou superior a 5% é considerada muito boa.
- Uma taxa de engajamento de 3-5% é considerada boa.
- Uma taxa de engajamento de 1-3% é considerada como média.
- Uma taxa de engajamento inferior a 1, 5% é considerada ruim.
Essas porcentagens mudam e alguns profissionais de marketing usam 6% de participação como muito bom, mas acho que 5% é mais viável e mais realista agora que o público está se tornando mais específico sobre o conteúdo com o qual interage.
Se você faz marketing no Instagram ou trabalha para se tornar um influenciador, qualquer coisa entre 1 e 3% é bom. Você deseja aumentar isso à medida que melhora a produção de conteúdo e a entrega do que seu público procura, mas esse é um bom lugar para começar.
Se você comparar isso a uma taxa média de engajamento de até 1% no Twitter e no Facebook, poderá ver que os usuários do Instagram parecem muito mais dispostos a se envolver ativamente. É por isso que tantas marcas querem presença na rede social.
Cálculo das taxas de engajamento do Instagram
Agora você sabe como é uma boa taxa de engajamento no Instagram, como você descobre a sua? Há alguma matemática envolvida, mas na verdade é bastante direta. Todo mundo usa o mesmo cálculo para que os resultados sejam universais.
- Conte o número de comentários, curtidas e compartilhamentos para uma postagem.
- Divida esse número pelo número de seguidores que você possui.
- Multiplique esse número por 100 para obter a porcentagem.
Por exemplo, você tem 25.000 seguidores que receberam 350 comentários ou curtidas. A matemática seria 350 / 25.000 x 100 = 1, 4%. Essa é uma taxa de engajamento relativamente baixa no grande esquema das coisas, mas demonstra a matemática envolvida no cálculo.
Você precisaria fazer isso por postagem ou usar matemática para calcular o envolvimento mensal em vez de por postagem. Tudo o que você faz é calcular o número de postagens por mês, adicionar todos os compromissos de todas as postagens, dividir esse número pelo número de postagens e continuar o cálculo acima.
Por exemplo, 30 posts por mês, com um total de 10.050 comentários, distribuídos por 25.000 seguidores. 10.050 / 30 / 25.000 x 100 = 1, 4%. Novamente, uma pontuação baixa, mas demonstra o cálculo.
Engajamento versus alcance
No marketing de mídia social, o envolvimento é muito mais importante que o alcance. Isso significa que a taxa de engajamento é muito mais importante que o número de seguidores de uma conta do Instagram. Afinal, não faz sentido ter 200.000 seguidores se você se envolver com menos de 1%.
Seria muito melhor remover esse número e ajustar seu conteúdo para envolver melhor 2.000 seguidores a 5% e criar a partir daí. Isso não apenas lhe dá muito mais retorno financeiro, como quem quer contratá-lo para realizar marketing de mídia social em seu nome, analisará o engajamento e não os seguidores.
Idealmente, você desejará os dois se quiser se tornar um influenciador. No entanto, seria muito melhor começar pequeno com alto envolvimento do que alto com baixo envolvimento. Se tudo se resume a isso, é melhor você interagir muito com alguns amigos do que dificilmente com muitos amigos. Não apenas faz de você um profissional de marketing melhor, mas também faz o trabalho real muito mais gratificante!