Anonim

Pode parecer que a criptografia foi descoberta recentemente e agora está constantemente nas manchetes por boas e más razões. A tecnologia já existe há milhares de anos e protege pessoas e informações desde os gregos antigos e ao longo dos tempos. Então, o que é criptografia e como ela pode protegê-lo?

Consulte também o nosso artigo 1Password vs LastPass - Qual é o melhor gerenciador de senhas?

O que é criptografia?

A criptografia é um método de embaralhar informações de maneira que somente o remetente e o destinatário pretendam compreendê-las. Isso significa que, mesmo que os dados sejam capturados ou interceptados, eles permanecem seguros, a menos que possam ser descriptografados.

A criptografia usa uma cifra e uma chave para trabalhar. A cifra geralmente é uma matemática incrivelmente complicada que transforma dados em bobagens, mas de maneira organizada. À medida que a cifra é organizada, uma chave ou chaves específicas podem ser usadas para decifrar os dados criptografados. Isso o transforma novamente em dados de texto sem formatação.

Existem dois tipos principais de criptografia, simétrica e assimétrica. A criptografia simétrica usa a mesma chave para criptografia e descriptografia, que precisa ser compartilhada com todas as partes que acessam os dados. A criptografia assimétrica usa chaves diferentes, uma pública e uma privada. Isso também é conhecido como criptografia de chave pública e é o mais frequentemente publicado nas notícias.

Você provavelmente já ouviu falar sobre como os governos têm medo da criptografia porque acham que os terroristas a usarão. Eles querem bani-lo e, no caso Apple v. FBI de 2016, queriam que a criptografia de um iPhone fosse quebrada para acessar os dados dentro dele. Eles também queriam que as empresas de tecnologia projetassem portas traseiras em programas de criptografia para que o governo pudesse entrar, se quisesse. Todas as empresas recusaram, pois tornaria a criptografia vulnerável, derrotando o objeto.

É importante saber que a criptografia é um poder para o bem e não para o mal. É uma tecnologia projetada para proteger as informações e as pessoas a quem essas informações se relacionam. Somente os usuários dessa informação são bons ou maus.

Como isso pode te proteger?

A criptografia é uma medida de segurança importante que pode proteger os dados em repouso e os dados em trânsito. Os dados em repouso são quando são armazenados em discos rígidos ou SSD. Os dados em trânsito são quando estão sendo transmitidos por uma rede, segura ou não.

Você pode ter o computador mais seguro do mundo, mas, assim que tenta enviar dados por FTP ou e-mail para alguém, ele sai para uma rede pública e qualquer pessoa pode farejá-lo e ver o que está enviando. Esse tipo de derrota o objeto.

Se você criptografar seus dados antes de enviá-los, mesmo que alguém possa capturá-los na rede pública, sem a chave, eles não poderão lê-los.

Outro exemplo é o aumento da criptografia SSL para sites. Você deve ter notado um aumento nos sites 'http' sendo substituídos por 'https' e pequenas caixas verdes na barra de URL do seu navegador. Isso serve para mostrar que todos os dados compartilhados entre você e o site são criptografados. Isso protege todos os dados, como cartão de crédito ou detalhes de pagamento, que você pode inserir em um site enquanto estiver em trânsito entre o computador e o site.

Como você pode usar a criptografia em casa?

Você tem duas tecnologias principais de criptografia disponíveis para você em casa. Uma é a criptografia de dados que protege os dados em repouso e a outra é proteger os dados em trânsito. Uma combinação dos dois oferece segurança máxima.

No momento, existem vários produtos de criptografia de disco no mercado. O BitLocker está incluído no Windows 10 Pro e Enterprise e protege os dados em repouso. Ele criptografa todo o disco rígido, portanto, se você perder o computador, os dados podem ser protegidos. A Apple faz o mesmo com o FileVault.

Para proteger os dados em trânsito, você pode usar um programa de email que criptografa todos os emails e uma VPN que cria um túnel seguro entre dois computadores. As VPNs costumam ser usadas para contornar o bloqueio geográfico, mas podem conectar dois computadores. Eles também podem criar conexões seguras entre o seu computador e um site ou outra entidade da rede.

Você pode criptografar seu telefone celular para proteger seus dados, imagens, vídeos e qualquer outra coisa que você possa ter armazenado nele também. O iMessage e o WhatsApp criptografam as mensagens que você envia e recebe por padrão. Se a segurança é importante para você, é aconselhável usar serviços que protegem seus dados dessa maneira.

A criptografia não é má e não prejudica a aplicação da lei. É um poder para o bem e é simplesmente projetado para proteger os dados. A criptografia não se preocupa com o que esses dados são ou como são usados. Isso depende de nós. Com a privacidade se tornando uma espécie em extinção, acredito firmemente que todos deveriam usar alguma forma de criptografia para proteger o que é deles.

O que é criptografia e como ela pode protegê-lo?