Anonim

Um leitor do TechJunkie nos enviou um email na semana passada perguntando qual era a diferença entre o USB 2.0 e o USB 3.0. Ele tinha os dois tipos de porta USB em sua nova placa-mãe, mas não sabia ao certo o que conectar. Como sempre, estou muito feliz em ajudar.

Veja também nosso artigo Os 10 melhores adaptadores sem fio USB

O USB 2.0 agora é uma tecnologia herdada e está conosco há quase duas décadas. O USB 3.0 é o seu substituto e, embora já exista há alguns anos, ainda é um enigma para os não-técnicos.

USB 2.0

O padrão USB 2.0 foi lançado em abril de 2000. É capaz de uma velocidade máxima de sinalização de 480 Mbps. Este é o máximo teórico, não necessariamente o que você realmente recebe. Vou explicar mais sobre isso em um minuto. O USB 2.0 também é capaz de transmitir até 0, 5 A de energia para carregar ou alimentar dispositivos.

USB 3.0

O padrão USB 3.0 foi lançado em novembro de 2008 e trouxe uma série de mudanças. É capaz de atingir uma velocidade máxima de sinalização de 5 Gbps, além de ser compatível com USB 2.0 e até USB 1.0. O USB 3.0 pode suportar até 0.9A de energia para carregamento mais rápido em dispositivos compatíveis. Se o dispositivo for compatível com USB 3.0, o carregamento será reduzido em pelo menos 25% com esse aumento na taxa de transferência.

O USB 3.0 já foi substituído pelo USB 3.1, lançado em 2013. Ele nos trouxe o cabo de conexão USB-C.

O USB 3.0 é mais rápido e pode suportar mais energia. Graças à sua nova arquitetura de barramento duplo, o USB 3.0 também pode funcionar muito bem com especificações USB mais antigas e trabalhar com os barramentos de baixa, máxima e alta velocidade do USB 1.0, 1.1 e 2.0, respectivamente. É por isso que você pode conectar um dispositivo USB 2.0 a uma porta USB 3.0 ou um dispositivo USB 3.0 a uma porta USB 2.0 e tudo funciona como deveria. No entanto, ele será executado de acordo com as especificações do componente mais antigo, o USB 2.0 neste caso.

Taxa de transferência de dados

Eu mencionei acima que a velocidade máxima de sinalização teórica do USB 2.0 é 480Mbps e o USB 3.0 é capaz de 5Gbps. Isso é considerado um máximo teórico, pois há outros gargalos a serem considerados. A principal delas é a qualidade do dispositivo que você está usando.

Por exemplo, um cartão de memória USB 3.0 de qualidade premium geralmente terá um desempenho muito mais rápido do que um barato. Isso se deve à velocidade do barramento interno e à velocidade da própria memória flash dentro do stick. As taxas de transferência podem variar bastante, em média, uma unidade flash USB 2.0 pode transferir entre 8Mbps e 9.5Mbps. Um dispositivo USB 3.0 em qualquer lugar entre 11.5Mbps e 286Mbps. Como você pode ver, a variação entre eles é significativa.

A carregar

Conforme mencionado ao discutir os dois tipos de USB, o USB 2.0 é capaz de carregar dispositivos a 0.5A enquanto o USB 3.0 é capaz de 0.9A. Embora a diferença pareça pequena, pode ser significativa. Se você usar um cabo USB 2.0 compatível para carregar um smartphone, levará cerca de 8 horas para carregar um Samsung Galaxy S7 de vazio a cheio. Eu sei porque eu fiz isso. Use uma porta e cabo USB 3.0 e isso reduz para pouco mais de 5 horas.

Ainda é mais demorado do que carregar usando um carregador, mas ainda é uma maneira muito conveniente de manter seus dispositivos ligados.

Como saber qual porta USB é qual?

Uma rápida inspeção visual da porta USB pode indicar se é USB 2.0 ou USB 3.0. Uma porta USB 2.0 deve ter uma cor cinza no interior. Uma porta USB 3.0 será colorida de azul. Isso foi adotado como um padrão internacional; portanto, onde quer que você obtenha as peças do computador, essas cores devem ser as mesmas.

USB 2.0 vs USB 3.0

Se você tiver a opção, sempre use portas USB 3.0. Eles são mais rápidos e podem suportar mais energia. Se você usa um mouse e teclado para jogos ou carrega um telefone, o USB 3.0 é definitivamente o caminho a percorrer.

A maioria das placas-mãe, computadores desktop e laptops deve incluir pelo menos um par de cada. A priorização de qual dispositivo os utiliza depende de como você usa o seu computador. Se você é um jogador, seus periféricos de jogos se beneficiariam mais com a velocidade extra. Se você usa uma câmera ou carrega constantemente dispositivos, eles devem ter prioridade.

USB é uma tecnologia que existe há décadas e não mostra sinais de chegar a lugar algum em breve. Com o USB 3.1 e o cabo USB-C, a inovação continua e mais dispositivos chegam para tirar proveito de velocidades mais rápidas e melhor carregamento. Quem sabe o que virá a seguir?

Qual é a diferença entre usb 2.0 e usb 3.0?