Na grande maioria das vezes em que eu posto dicas no software, o respectivo produto é gratuito. No entanto, apenas porque é 'grátis' não significa que não há restrições, pois existem diferentes modelos de software livre. Os principais são freeware, shareware e código aberto.
É uma boa idéia saber a diferença entre esses modelos de lançamento. Para uma boa explicação clara em inglês, confira este artigo. Para citar uma breve visão geral das diferenças:
- O freeware geralmente é um programa muito pequeno, lançado por um estudante ou entusiasta.
- O Shareware é geralmente um utilitário ou aplicativo de tamanho médio, escrito por um desenvolvedor profissional ou por uma pequena empresa de software. O desenvolvedor ou o editor não tem recursos para comercializá-lo, então eles o lançam como shareware com um modelo de negócios "experimente antes de comprar".
- O código aberto abrange toda a gama, mas o maior software “gratuito” existente no mercado é todo de código aberto - Linux, FreeBSD, PostgreSQL, Apache. Antes do advento dos VCs na “indústria de software livre”, o desenvolvimento colaborativo em torno de uma base de código compartilhada era a única maneira de criar um aplicativo gratuito grande.