Anonim

Se você estiver planejando uma viagem ao exterior, é vital se informar sobre roaming de dados. Potencialmente, essa pequena configuração em seu smartphone pode fazer ou quebrar suas férias. Por que é tão importante e qual é o barulho? Continue lendo para descobrir tudo o que você precisa saber sobre roaming de dados.

Roaming 101

Em poucas palavras, o roaming ocorre quando o telefone perde o sinal e sai da rede. No entanto, isso não se aplica à perda de sinal dentro do país; é a perda de sinal quando você sai do país. Nesse sentido, roaming de dados são os dados que você recebe enquanto está fora do alcance da sua rede.

Os dados de roaming podem incluir páginas do site carregadas, textos e imagens do WhatsApp recebidos ou aplicativos e atualizações baixados. Ele também inclui todos os outros dados que você recebe em roaming. Ou seja, se os dados móveis estiverem ativados enquanto você estiver fora do país.

Como funciona?

Vamos ilustrar isso com um exemplo. Para os fins deste exemplo, assumiremos que você é cidadão dos Estados Unidos e que sua operadora de telefonia móvel é a Liberty Telecommunications. Também assumimos que você possui dados 4G junto com o sinal do telefone.

Agora, você decidiu deixar o país para férias duras. A Riviera Francesa soa bem e você planeja levar seu telefone com você. Você deseja acompanhar seus programas favoritos da Netflix e podcasts de rádio durante as férias.

Como a Liberty Telecommunications na verdade não opera na França, você pode ficar um pouco confuso. Você terá duas opções aqui - trocar seu SIM por um francês (se o telefone estiver desbloqueado) ou mudar para um provedor francês enquanto estiver lá.

Felizmente, a Liberty Telecommunications assinou um contrato com a LEF Mobile. Isso significa que os clientes da Liberty Communications receberão sinal e dados da LEF Mobile enquanto estiverem na França. Da mesma forma, os clientes da France Mobile que vierem para a América serão atendidos pela Liberty Telecommunications.

No entanto, quando você chega à França, seu telefone pode não mudar automaticamente de rede. Nesse caso, você terá que mudar para a rede LEF Mobile manualmente. Sua rede pode ficar assim: LEF (Liberty Telecommunications), significando que você é um cliente Liberty que está usando a rede móvel LEF. Isso também significa que você não precisará trocar seu cartão SIM dos EUA por um francês.

Custos e Encargos

Agora vem a parte complicada, os custos e as cobranças. Embora às vezes seja muito útil, o roaming de dados pode acumular facilmente sua conta telefônica se você não tomar cuidado. Isso porque você pagará pelos serviços da LEF Mobile e da Liberty Telecommunications.

Essa é a razão pela qual a grande maioria dos smartphones tem a opção de roaming de dados desativada por padrão. É também por isso que seu telefone avisa sobre custos adicionais quando você tenta ativar os dados de roaming móvel.

Como a Liberty Communications trabalha com muitos fornecedores locais em todo o mundo, os preços de mensagens de texto, chamadas e dados móveis variam. Para descobrir quanto será cobrado por cada minuto, texto e megabyte, acesse o site da Liberty Telecommunications e encontre a lista de países onde eles fornecem serviços de roaming de dados.

O engraçado é que talvez não haja cobranças adicionais pelos dados de roaming. Por exemplo, se você é usuário da LEF Mobile e mora na França, não será cobrado um valor extra pelos dados de roaming, desde que não saia da UE.

Contas de roaming de dados

Semelhante aos seus dados, minutos e textos padrão no país, você também terá que pagar pelos minutos, megabytes e textos que gasta em roaming. O problema aqui é que a fatura pode não chegar ao final do mês, como seria de esperar.

Às vezes, pode demorar um ou dois meses para um provedor estrangeiro informar seu provedor doméstico que você usou dados, minutos e textos no exterior. Portanto, não se surpreenda se você estiver viajando em fevereiro e sua conta de roaming de dados chegar em abril ou maio.

Devo ativar ou desativar o roaming de dados?

A resposta a esta pergunta é "Sim" e "Não". Você deve desativar os dados móveis, se os custos adicionais para textos, minutos e megabytes forem aplicáveis. Se você está bem com o pagamento extra, habilite o roaming de dados.

Por outro lado, se não houver custo adicional enquanto estiver no exterior, é melhor deixar os dados em roaming durante a viagem.

Para ativar ou desativar os dados de roaming, verifique o aplicativo Configurações do seu smartphone. Em um dispositivo Android, ele deve estar na guia Rede e Internet na seção Redes móveis. Se você não encontrar, procure a configuração "Roaming" ou acesse o site do fabricante.

Em um iPhone, as configurações estão na seção Dados celulares ou Dados móveis (dependendo do país) do aplicativo Configurações.

E o Wi-Fi?

A boa notícia é que o roaming de dados não inclui dados, mensagens e chamadas para você enviar ou receber enquanto estiver em uma rede Wi-Fi. Portanto, se você estiver viajando para o exterior e quiser minimizar os custos, assista à Netflix, converse e navegue na Web enquanto estiver em uma rede Wi-Fi.

Lembre-se de que, se você estiver usando um serviço de chat / chamada paga, os custos serão aplicados. Sua melhor aposta aqui é entrar em contato com o site oficial do aplicativo ou o serviço de suporte para saber mais sobre as tarifas.

Onde quer que você possa passear

Agora você conhece todos os detalhes de como funciona o roaming de dados e o que fazer quando viaja para o exterior.

Você já viajou para o exterior antes? O roaming de dados causou problemas? Se sim, como você lidou com eles? Compartilhe suas experiências na seção de comentários abaixo.

O que é roaming de dados