É hora de outra pergunta do leitor novamente. Desta vez, uma pergunta de serviço do Windows, 'O que é compattelrunner.exe e deve estar em execução no meu PC com Windows?'
Consulte também o nosso artigo Wsappx no Windows - O que é e é seguro?
O leitor havia acabado de atualizar um computador antigo para o Windows 10 e viu o processo em execução nos Serviços e parecia usar muito pouco tempo de CPU, mas uma quantidade razoável de espaço em disco. Então o que isso quer dizer?
O título é que o serviço compattelrunner.exe fornece comentários à Microsoft sobre o funcionamento do Windows 10. Não é um vírus, malware ou qualquer coisa ruim. Você também pode ficar sem ele, se desejar.
Telemetria de Compatibilidade do Windows
O serviço compattelrunner.exe faz parte da Telemetria de Compatibilidade do Windows. Ele funciona em conjunto com o Serviço de Rastreamento de Diagnóstico para fornecer à Microsoft feedback e dados anônimos do usuário para ajudar a melhorar o Windows 10. É um dos aspectos mais controversos do Windows 10 e causou um grande furor quando toda a extensão do feedback foi descoberta.
Todos os dados relatados são anonimizados e, de fato, ajudam a Microsoft a melhorar o Windows. O problema é que não sabemos para que mais os dados são usados. Por um lado, quanto mais informações a Microsoft tiver, melhor será o Windows 10. Por outro lado, não tem nada a ver com a Microsoft como usamos nosso computador e o que fazemos nele. Cabe a sua preferência pessoal se você permitir ou não esse feedback.
Desativar compattelrunner.exe
Você pode desativar facilmente o compattelrunner.exe para impedir a geração de relatórios do Windows.
- Digite ou cole 'taskcheduler' na caixa Cortana / Search Windows e selecione Task Scheduler.
- Selecione Microsoft, Windows, Experiência de aplicativo no painel esquerdo.
- Selecione cada entrada no painel central, clique com o botão direito do mouse e selecione Desativar.
- Reinicie o computador.
Isso interromperá a Telemetria de Compatibilidade do Windows e os relatórios serão retornados à Microsoft.
Verifique suas opções de feedback
A telemetria fazia parte do motivo original pela qual a Microsoft ofereceu o Windows 10 gratuitamente. Em troca de um sistema operacional gratuito, todos nós fornecemos à empresa dados sobre como usamos o Windows, qual hardware usamos, para que usamos e muitas outras coisas. Começou como difícil optar por não participar, mas após muitos protestos, a Microsoft facilitou a exclusão do feedback.
Para verificar se o feedback está ativado, faça o seguinte:
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
- Selecione Privacidade, Feedback e diagnóstico.
- Verifique se o feedback está definido como Básico. Não há opção para desativá-lo completamente daqui.
Se você quiser desativá-lo completamente, precisará de um ajuste no registro.
- Digite ou cole 'regedit' na caixa Cortana / Search Windows e selecione Editor do Registro.
- Navegue para HKEY_LOCAL_MACHINE \ SOFTWARE \ Policies \ Microsoft \ Windows \ DataCollection.
- Selecione AllowTelemetry no painel direito.
- Clique com o botão direito do mouse e altere o valor para 0.
Se você não vir AllowTelemetry, crie-o como um valor DWORD (32 bits) e atribua a ele esse valor zero. Isso desativará o máximo possível os comentários de telemetria e aumentará sua privacidade no Windows 10.
Desligue o keylogger do Windows 10
Enquanto eu estiver atento, por que não desligar o keylogger incorporado no Windows para ter ainda mais privacidade? Ele está ostensivamente lá para ajudar a melhorar a Cortana, mas registra sua digitação para ajudar a aprender mais sobre como você usa a Cortana e / ou o Windows. Não tenho nada a esconder, mas escrevo para viver e não quero que a Microsoft saiba tudo o que faço.
A vantagem de fazer isso é que isso aumenta seriamente a privacidade. A desvantagem é que ele interrompe o trabalho da Cortana. Se você usa a Cortana, não vai querer fazer isso.
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Configurações.
- Selecione Privacidade e fala, tinta e digitação.
- Selecione Desativar serviços de velocidade e digitar sugestões. Nas versões mais antigas do Windows 10, isso diz 'Pare de me conhecer'.
Isso desativa o keylogger, mas também interrompe a Cortana. Use ou não como achar melhor.
Não é apenas o Windows 10 que rastreia e informa sobre você, todas as redes sociais fazem, o Google Chrome faz, o Facebook faz isso, o Facebook faz, muitos programas premium fazem isso e muitos jogos também. Os dados são monetários e a maioria dos aplicativos e programas rastreia você até um certo nível. Muitos dados são anonimizados e completamente inofensivos, enquanto outros são mais identificáveis e até um pouco assustadores.
Se você tivesse a menor idéia de quanto o Facebook rastreia tudo o que faz, acho que você excluiria sua conta imediatamente. Alguns rastreamentos de dados são necessários enquanto outros são inevitáveis. Muitas vezes, é apenas o custo de usar uma plataforma como o Facebook, enquanto, ocasionalmente, é mais nefasto. Agora, pelo menos, você pode usar o Windows 10 um pouco mais privadamente, mesmo se tudo o que estiver em sua vida for rastreado!