Anonim

À primeira vista, uma soma de verificação é apenas uma sequência de caracteres aleatórios que não fazem muito sentido. No entanto, o objetivo desses caracteres é garantir que os dados que você possui não contenham erros.

Para gerar uma soma de verificação para qualquer arquivo individual, você deve executá-la através de um algoritmo chamado função hash criptográfica. Esse algoritmo compara sua versão dos dados com a versão original e verifica se essas cadeias de caracteres correspondem completamente. Somente quando os caracteres são todos iguais, você pode dizer que os dois arquivos são idênticos.

Isso acontece muito se você baixar um arquivo da Internet ou transferir arquivos via memória externa. Se a Internet parar por um segundo ou a sua unidade flash tiver um setor defeituoso, os arquivos transferidos podem ser danificados. Nesse caso, esses dois arquivos terão códigos de soma de verificação completamente diferentes, mesmo que tecnicamente sejam os mesmos.

Você também pode ver diferentes variações desse termo - às vezes soma de hash e menos frequentemente código de hash ou valor de hash.

Como é uma soma de verificação?

Cada pedaço de dados digitais, seja um arquivo, documento de texto ou qualquer outra coisa possui uma soma de verificação. Para conhecê-lo, você precisa convertê-lo usando um algoritmo (função hash). MD5, SHA-1 e SHA-256 são as funções de hash mais frequentemente usadas.

Se você colocar uma palavra ou sentença no algoritmo MD5, receberá a soma de verificação.

Por exemplo, a soma de verificação para 'Olá'. é f9776f93ac975cd47b598e34d9242d18.

Se você tentar converter 'Hello', sem o período, receberá: 8b1a9953c4611296a827abf8c47804d7.

Essas são duas cadeias de caracteres completamente diferentes. Portanto, um pequeno erro na pontuação altera toda a soma de verificação.

Uma soma de verificação sempre tem o mesmo número de caracteres, independentemente do tamanho do arquivo. Pode ser um arquivo grande de 5 GB ou um arquivo de 2 MB. Se você colocá-lo em uma calculadora de função hash, ele terá o mesmo comprimento. O comprimento dependerá da função de hash usada. Por exemplo, as somas de verificação MD5 têm 32 caracteres.

Por que usamos soma de verificação?

A soma de verificação é usada para validar a autenticidade dos arquivos em sua unidade.

Por exemplo, você pode baixar um arquivo grande e importante que interfere com alguns aplicativos ou sistema existentes. Seria bom verificar se o arquivo em questão é genuíno. Imagine se você baixar uma atualização corrompida para um aplicativo ou um driver de dispositivo incorreto. Pode interferir com o software do sistema e causar problemas.

Às vezes, dados corrompidos ou maliciosos são ocultados em um arquivo aparentemente inofensivo. Comparar o valor da soma de verificação do arquivo original com o da sua unidade pode ajudar a detectar arquivos maliciosos antes de abri-los.

Normalmente, a fonte do arquivo original fornecerá sua soma de verificação. Você sempre pode comparar os dois valores. Se eles são idênticos, o arquivo é genuíno.

Como calcular a soma de verificação

Se você conhece a soma de verificação do arquivo de origem e deseja verificar se funciona, use uma calculadora de soma de verificação. Esse processo colocará seu arquivo na função de hash criptográfico.

Existem muitos aplicativos de terceiros que você pode usar para calcular a soma de verificação. A maioria deles mostrará as somas de verificação calculadas usando várias funções, incluindo SHA-1, MD5, SHA-256 e SHA-512.

Felizmente, todos os sistemas operacionais mais populares têm utilitários embutidos para calcular a soma de verificação.

Soma de verificação do Windows

No Windows, você pode verificar seu arquivo hash no PowerShell. Aqui está como fazê-lo:

  1. Clique com o botão direito do mouse no menu Windows (canto inferior esquerdo) e execute o PowerShell.

  2. Digite Get-FileHash, pressione espaço e digite o caminho do arquivo que você deseja verificar.
  3. Pressione Enter.

  4. Você obterá um valor de soma de verificação no SHA-256.
  5. Se você quiser outra função, terá que adicionar “-Algorithm MD5” ou “-Algorithm SHA1” no final. Por exemplo, “Get-FileHash D: \ path \ to \ file1.exe -Algorithm MD5” fornecerá o valor da função MD5.

Soma de verificação do Mac

Para calcular a soma de verificação no seu Mac, você terá que encontrar o Terminal.

  1. Clique em 'Finder', um ícone de carinha azul e branco no canto inferior esquerdo.

  2. Digite 'Terminal' e, quando o ícone aparecer, clique nele. O ícone deve parecer um console escuro e em branco.

Depois de entrar no Terminal, você pode obter diferentes valores de hash, dependendo do código.

  1. Para MD5, digite md5 caminho / para / arquivo.
  2. Para SHA-1, digite shasum / path / to / file.
  3. Para SHA-256, digite shasum -a 256 caminho / para / arquivo.

Utilitários de terceiros

Se você deseja verificar o hash usando software de terceiros, há várias opções disponíveis online. Um deles é o MD5 & SHA Checksum Utility.

Se você não quiser usar o PowerShell ou o Terminal, basta baixar este aplicativo. Depois de fazer o download e configurá-lo, você pode facilmente navegar e abrir seu arquivo no software e ver todos os seus valores de hash relevantes com apenas um simples clique.

Uma observação sobre funções de soma de verificação e software de terceiros

Atualmente, as funções mais populares são MD5 e SHA-1, portanto, esses são os valores que você usará com mais freqüência ao calcular somas de verificação para seus arquivos. Se você procurar software de terceiros, verifique se ele pode converter esses dois valores.

O que é uma soma de verificação