Anonim

Antes dos computadores, um cache costumava ser um esconderijo secreto, onde você armazenava coisas para uso posterior. Em seguida, os computadores vieram com seus megabytes e gigabytes e exigiram uma maneira de armazenar temporariamente informações acessadas regularmente. Isso foi designado como dados em cache.

Consulte também o nosso artigo Como limpar o cache no Plex

Os dados em cache são usados ​​principalmente em navegadores e aplicativos móveis. Caches de dados, também são usados ​​em programas para armazenar temporariamente arquivos na memória ou em um arquivo de permuta, para que o sistema operacional possa acessá-los rapidamente.

Vamos usar uma analogia. Dados em cache são sua memória de curto prazo. Você aprende algo novo ao ler um artigo no TechJunkie. Você acha que essas informações podem ser úteis mais tarde, para que você as memorize. Você lê a página e leva alguns minutos para absorver todas essas informações.

Mais tarde, você está escrevendo um artigo sobre esse assunto, lembre-se de que viu algo sobre ele no TechJunkie, lembre-se do título da página e lembre-se dos conceitos básicos sobre o que era, o suficiente para terminar seu trabalho. Esta última parte são dados armazenados em cache. Seu cérebro salvou as informações para uso posterior e as utilizou quando solicitadas. Isso acelerou sua pesquisa e você conseguiu acessar os dados de que precisava muito mais rapidamente do que se tivesse que procurar do zero.

Se você não precisasse das informações, teria esquecido quando dormiu naquela noite.

Como mencionado acima, o cache de dados é usado na computação, mas o termo 'dados em cache' é predominantemente usado em navegadores da web e aplicativos móveis.

Dados armazenados em cache em navegadores da web

O proprietário de um site adicionará uma entrada de cache no cabeçalho da página, informando ao navegador se uma página pode ser armazenada em cache ou não e por quanto tempo. Se a página for estática e não for atualizada com muita frequência, o cache poderá ser definido por um longo período de tempo. Se a página estiver dinâmica e mudando o tempo todo, o cache será por um curto período. Se for uma página segura, o cache não será permitido.

O armazenamento em cache é benéfico para o proprietário do site, pois permite carregar mais ativos e acelera o tempo de carregamento da página. Isso funciona especialmente bem para usuários móveis, pois eles podem baixar uma página uma vez e acessar a versão em cache da próxima vez. O armazenamento em cache também é benéfico para o usuário, pois as páginas da Web são carregadas mais rapidamente.

Dados em cache em aplicativos móveis

Aplicativos móveis são sobre eficiência e velocidade. Usando a menor quantidade de energia de processamento e bateria para atingir uma determinada meta no menor tempo possível. Se o aplicativo exigir um download, manter esses dados no mínimo também ajudará. O armazenamento em cache é uma maneira de fazer isso.

Da mesma forma que os dados em cache do navegador, um aplicativo móvel faz a mesma coisa, para que não precise procurar as mesmas informações ou acessar os mesmos arquivos repetidamente. Os navegadores móveis combinam os dois tipos de cache de dados para acelerar sua experiência de navegação o máximo possível.

A desvantagem dos dados em cache

A busca pela eficiência e velocidade tem um custo, ainda que pequeno. Os dados em cache ocupam espaço. Quanto mais dados são armazenados em cache, mais armazenamento é necessário para manter o cache em execução.

Há também um risco teórico de segurança com o cache. Se cópias de ativos da página da web, logins e outros dados forem armazenados localmente no seu dispositivo, alguém com acesso a esse dispositivo poderá ver onde você esteve e potencialmente, o que você fez online. Se você compartilha um computador ou vive em um regime opressivo, isso pode ser um problema.

Os dados em cache também podem ser corrompidos. Se um arquivo for substituído total ou parcialmente, uma página poderá não ser carregada, um anúncio poderá não funcionar ou um elemento da página poderá não funcionar corretamente. Normalmente, o navegador ou o aplicativo apenas baixa um ativo novo, mas ocasionalmente isso pode causar problemas.

Limpando dados em cache

Às vezes é bom ter uma explicação clara. A limpeza de dados em cache libera tudo o que está armazenado e força o navegador ou o aplicativo a criar um novo cache. Isso geralmente acontece durante a reinicialização do dispositivo, mas se você não fizer isso com muita frequência, a limpeza manual do cache pode ser uma boa idéia.

Limpar um cache do navegador

Limpar o cache do navegador pode liberar gigabytes de dados, dependendo da última vez em que você o fez. O processo exigirá que você faça login nas páginas novamente, digite manualmente os URLs que não são favoritos e faça o download das páginas novamente, mas liberará muito espaço.

  • No Chrome, selecione o menu no canto superior direito, selecione Configurações, Privacidade e segurança e Limpar dados de navegação.
  • No Firefox, selecione o ícone do menu e Histórico. Selecione Limpar histórico recente.
  • No Safari, selecione Histórico e Limpar histórico.

Outro navegador provavelmente usará a mesma metodologia para limpá-los. Eu incluí apenas esses três porque eles parecem os mais populares.

Limpar um cache de aplicativo

A limpeza do cache do aplicativo forçará os aplicativos a recarregar quaisquer preferências e ativos baixados. Eles agirão como se você tivesse acabado de reiniciar o dispositivo, mas liberarão memória e armazenamento. Limpar um cache de aplicativo também pode corrigir alguns problemas de aplicativo.

No Android, navegue até Configurações, Armazenamento e USB, selecione Dados em cache e pressione OK.

No iOS, navegue para Configurações e Geral. Em seguida, selecione Armazenamento e uso e armazenamento do iCloud. Selecione Gerenciar armazenamento e, em seguida, o aplicativo cujo cache você deseja limpar. Selecione Excluir aplicativo, deixe o processo completo e vá para o iTunes para obter uma nova cópia do aplicativo.

É uma pena que a Apple não tenha facilitado a liberação do cache, mas é a única maneira que sei fazer. Ele tem a vantagem de forçar uma recarga para a versão mais recente do aplicativo, mas é um pouco barulhento recuperar o cache do aplicativo.

Você conhece alguma maneira de limpar o cache do aplicativo no iOS? Conte-nos sobre isso abaixo, como eu adoraria saber!

O que são dados em cache?