Anonim

Ouvimos muito sobre o Bluetooth e alguns de nós até o usam religiosamente diariamente. É útil para várias coisas - fones de ouvido sem fio, mouse sem fio, pontos de acesso móveis e muito mais. Mas como o Bluetooth funciona exatamente? Como ele cria o sinal / conexão para interação dispositivo a dispositivo? Vamos orientar você sobre isso e mergulhar um pouco mais na tecnologia abaixo.

O que é Bluetooth?

O Bluetooth é, em sua forma mais básica, uma comunicação de curto alcance que usa ondas de rádio para conectar-se a telefones celulares, computadores e muitos outros eletrônicos (alto-falantes sem fio, fones de ouvido sem fio e muito mais). Por exemplo, você pode usar o Bluetooth para conectar um alto-falante sem fio ao telefone, para poder tocar música no telefone e reproduzi-lo pelo alto-falante sem fio. Ou então, você pode ter um fone de ouvido Bluetooth conectado ao telefone para poder fazer chamadas sem fio enquanto viaja.

Como o Bluetooth funciona?

O Bluetooth é uma rede de área muito pequena que transmite dados através de ondas de rádio de baixa potência. Faz isso na banda de frequência de 2, 45 GHz. Se você conhece bem essa banda, saberá que ela foi usada apenas por acordo internacional para dispositivos industriais, científicos e médicos (ISM). Dito isto, o Bluetooth deve operar de forma a não interromper ou interferir com esses dispositivos.

Para evitar interferências, o Bluetooth envia sinais muito fracos - 1 miliwatt, na verdade. Apesar de um sinal tão fraco, as paredes da sua casa não interferem com ele; portanto, você poderá conectar-se a vários dispositivos Bluetooth em várias salas sem nenhum problema.

Acredite ou não, o Bluetooth pode conectar até 8 dispositivos simultaneamente sem interferir um no outro. O Bluetooth tira proveito de uma tecnologia chamada salto de frequência de espectro espalhado. Essa tecnologia garante - ou pelo menos torna uma possibilidade rara - que dois dispositivos estejam se comunicando na mesma frequência ao mesmo tempo. Devido ao salto de frequência de espectro de expansão, um dispositivo Bluetooth utilizará 79 frequências escolhidas aleatoriamente, mudando de uma frequência para outra regularmente. Quando se trata de Bluetooth, os transmissores realmente trocam frequências 1.600 vezes por segundo.

O Bluetooth é bom por causa de como é o viva-voz. Não requer quase nenhuma interação do lado do usuário. Quando você entra em contato com um dispositivo Bluetooth, ocorre uma conversa eletrônica automática. Essa "conversa eletrônica" determina se um dispositivo está compartilhando informações ou se um dispositivo precisa controlar outro. Por exemplo, um alto-falante sem fio compartilharia informações com seu smartphone e ele controlaria o alto-falante sem fio.

Durante esse processo, os dispositivos formam o que é chamado de rede de área pessoal ou piconet. Depois que essa rede é estabelecida, os dispositivos Bluetooth alteram ativamente as frequências para evitar interferências com outro dispositivo Bluetooth - basicamente, o que estávamos falando com a frequência de espalhamento espectral pulando anteriormente.

E o Bluetooth 5?

O Bluetooth 5.0 ainda é, bem, o Bluetooth, mas com algumas melhorias legais para o uso padrão, mas principalmente para os novos aparelhos domésticos inteligentes ou dispositivos da Internet das Coisas (IoT).

Aqui está o resumo diretamente do Bluetooth SIG:

O Bluetooth 5 pode ter como objetivo dispositivos IoT, mas, com ele, os dispositivos equipados com Bluetooth 5 oferecem 4x o alcance, 2x a velocidade e 8x a capacidade de transmissão de mensagens. É uma melhoria e tanto.

Encerramento

E, em poucas palavras, é assim que o Bluetooth funciona! É uma tecnologia extremamente interessante que está ficando cada vez melhor após cada iteração ou novo lançamento. A tecnologia sem fio é sem dúvida o futuro da tecnologia. Mesmo agora, torna tão fácil ficar sem fio. No que diz respeito ao áudio, alguns podem reclamar, mas está ficando cada vez melhor à medida que as pessoas desenvolvem maneiras de seu hardware interagir com tecnologias sem fio (por exemplo, os Apple AirPods).

Só veremos o Bluetooth melhorar com o passar do tempo. O Bluetooth Special Interest Group (Bluetooth SIG) está constantemente aprimorando e melhorando as coisas. De fato, o recente lançamento do Bluetooth 5 deu ao Bluetooth melhorias de 4x o alcance, 2x a velocidade e até 8x a capacidade de transmissão de mensagens, fazendo com que o Bluetooth opere melhor com muitos dispositivos, mas especialmente com tecnologias domésticas inteligentes, como a Internet das Coisas.

O Bluetooth só ficará melhor e melhor.

O que é bluetooth e como funciona?