Crédito de imagem: Rogers conectado
O vídeo em 4K é comentado há anos. Incentivou muitos a fazer o possível e atualizar seus sistemas de home theater e computadores para oferecer suporte a uma resolução mais detalhada e avançada. Mas, antes de entrar na onda e fazer isso sozinho, é uma boa ideia dar um passo atrás, olhar o que o 4K oferece e ver se vale a pena ou não.
O que é resolução 4K?
UHD (Ultra High Definition) é o padrão atual de 4K no que diz respeito a produtos de consumo, como monitores de televisão e computador. Ele possui uma resolução de 3840 x 2160 e é comumente referido como 2160p. Você notará que o YouTube e a indústria da televisão adotaram o padrão UHD, enquanto a indústria de produção de filmes e vídeos usa o padrão de resolução 4K DCI (Digital Cinema Initiatives). Este padrão tem uma resolução de 4096 x 2160.
Em termos leigos, a resolução 4K produz uma imagem mais detalhada e de qualidade superior, permitindo que o espectador tenha uma experiência de visualização muito melhor do que, por exemplo, 1080p.
Se você analisou a resolução 4K, notará primeiro que isso não é muito comum na casa de alguém. Há três razões para isso, com a primeira sendo que as novas tecnologias levam muito tempo para o público em geral adotar. De fato, o Business Insider relata que, na verdade, levará até 2025 para pouco mais da metade das residências nos EUA adotar a nova tecnologia. Levará ainda mais tempo para que todos participem, sem mencionar o resto do mundo. Pode haver uma razão para isso, no entanto. E isso nos leva ao segundo e terceiro ponto - a adoção da TV em 4K está demorando muito tempo, porque quase não há conteúdo e é muito caro.
Conteúdo insuficiente
O conteúdo realmente filmado em resolução 4K é distante e pouco. Quanto ao conteúdo pronto para o consumidor, atualmente, existem poucos programas de TV e filmes no Netflix disponíveis em 4K, sem mencionar outros grandes players como HBO, Hulu e assim por diante. O YouTube disponibilizou recentemente a resolução 4K em sua plataforma, mas mais uma vez, existem muito poucos vídeos prontos para o consumidor filmados em 4K. Claro, há algum conteúdo disponível, mas não o suficiente para tirar o máximo proveito de uma nova televisão 4K.
Ao longo dos anos, ficou um pouco melhor. A Amazon lançou um serviço dedicado à resolução 4K e filmes e programas de TV Ultra HD. Não foi até este ano que a Samsung e a Panasonic lançaram seus primeiros players Blu-Ray compatíveis com 4K. Não apenas isso, mas existem muito poucos discos Blu-Ray Ultra HD ou 4K disponíveis. Vai melhorar ao longo dos anos, mas, por enquanto, ainda está em um estágio confuso.
Com isso em mente, graças à grande falta de conteúdo 4K, comprar uma TV 4K totalmente nova não é atraente para quem gosta de assistir a um filme ou TV de vez em quando.
TVs acessíveis
As primeiras TVs 4K lançadas em 2012 e, como você pode imaginar, eram caras. Eles ainda são extremamente caros. Você está procurando por US $ 1400 ou mais por uma TV 4K de tamanho decente de 65 polegadas. Algumas das melhores TVs 4K ficam ainda mais caras que isso, chegando a cerca de US $ 6300 da Sharp, uma empresa japonesa de eletrônicos. Fica um pouco mais barato quando se olha para TVs 4K de 40 polegadas, pois geralmente você as encontra por cerca de US $ 600, às vezes um pouco menos online.
Escusado será dizer que, se você estiver procurando por uma TV 4K acessível em um tamanho decente, simplesmente não a encontrará. Mesmo quatro anos após o lançamento inicial do consumidor, o 4K é uma tecnologia cara. A esses preços, é difícil justificar uma TV 4K com tão pouco conteúdo disponível.
4K e jogos
Empregar tecnologia 4K nos seus jogos é uma grande coisa. Os videogames parecem fenomenais com ele, embora existam algumas armadilhas, e nem tudo isso ocorre com o hardware. O Windows, em geral, parece sofrer de algum tipo de problema de dimensionamento quando você começa a se aproximar de 200 pixels por polegada (ppi). Se você escolher um monitor 4K de 30 polegadas, não terá problemas, pois a densidade de pixels fica em 146ppi. Mas, se você tiver um monitor 4K menor de 24 polegadas, estará vendo 184ppi. Isso pode fazer com que muitas coisas pareçam estranhas na área de trabalho, como ícones, páginas da web etc.
Além disso, há um grande problema com as taxas de atualização. 60Hz sempre foi uma ótima taxa de atualização, mas, infelizmente, um monitor 4K é muito mais exigente. Dito isto, muitos recomendam encontrar uma taxa de atualização de 120Hz ou até 30Hz, mas nessa resolução mais baixa, você nunca verá nada acima de 30 quadros por segundo. Esse problema não é tão ruim quanto o primeiro, pois os fabricantes estão começando a implementar a tecnologia que faz com que os monitores 4K e uma taxa de atualização de 60Hz se encaixem muito melhor do que antes (menos demanda, melhor desempenho etc.).
Agora, um bom monitor 4K pode custar mais de US $ 1000, mas você também precisará de uma GPU com muita memória de vídeo que possa lidar com as demandas de 4K. Dois NVIDIA 780 GTX Ti's são excelentes para a maioria dos jogos, se você estiver procurando uma solução econômica, mas sua melhor aposta está na procura de um par de NVIDIA GTX Titans. No entanto, você estará planejando distribuir quase US $ 2000 para essas GPUs, sem mencionar a possibilidade de que sua configuração de hardware atual possa não ser capaz de lidar com essas GPUs.
Em suma, você está procurando cerca de US $ 3.000 para uma configuração de 4K, possivelmente mais se precisar construir um PC totalmente novo. Vale a pena? Depende muito de como você é dedicado aos jogos. Uma coisa é certa: é um investimento e um investimento que nem todos podem fazer.
Encerramento
A resolução 4K é uma tecnologia incrível. Alguns argumentam que não vale a pena, mostrando números e diferentes razões científicas pelas quais o 4K não faz sentido, mas é realmente uma tecnologia interessante. E será interessante ver como as TVs e o Blu-Ray se desenvolverão no futuro. Infelizmente, no momento, é muito caro, com pouca recompensa envolvida.
Eventualmente, chegaremos ao ponto em que a TV 4K se torna a "norma", mas não é o momento. No momento, a TV 4K é um grande entusiasta da tecnologia, e espero que isso mude à medida que a tecnologia ficar mais barata e mais conteúdo seja oferecido posteriormente.