Anonim

Abaixo está uma palestra do TED de Eli Pariser sobre o que ele chama de "Filter Bubbles"; é uma apresentação de nove minutos e definitivamente vale a pena assistir.

http://video.ted.com/assets/player/swf/EmbedPlayer.swf

As bolhas de filtro em poucas palavras são resultados de pesquisa personalizados que incluem resultados que o mecanismo de pesquisa considera relevantes para você; a parte do filtro é que os resultados têm coisas retiradas delas que você não pediu para serem retiradas. Eli considera isso um problema bastante importante e eu concordo com ele 100%.

Há alguns pontos interessantes que o vídeo não cobre.

Os resultados de pesquisa personalizados precisam ser "treinados"?

Sim, eles fazem - por você, e funciona muito bem. No entanto, ao fazer isso, você está vendendo sua alma no processo.

A melhor maneira de usar resultados de pesquisa personalizados é anexando todas as pesquisas que você faz a uma conta hospedada por esse serviço. No Google, isso significa usar uma conta do Google. No Bing, significa ter uma conta do Windows Live. No Yahoo !, um Yahoo! conta. Você entendeu a ideia.

Usando a pesquisa de sua escolha, você permanece intencionalmente conectado à sua conta no respectivo serviço. Com o tempo, à medida que os dados são coletados, cada pesquisa que você faz se torna mais relevante para seus interesses. Você verá coisas mais localizadas que são importantes para você, sugestões com base em pesquisas anteriores feitas e assim por diante.

A parte boa é que você está "treinando o mecanismo" que melhorará sua experiência na pesquisa na Internet. A parte ruim é que você está dizendo a uma corporação sem rosto tudo o que procura, anexado ao seu nome, local e tudo o mais na sua conta para esse serviço.

Minha opinião pessoal: não quero que um mecanismo de pesquisa personalize nada para mim, a menos que eu o diga especificamente por meio de uma conta para esse mecanismo. Caso contrário, quero que todos os meus resultados sejam enviados "brutos" por falta de um termo melhor. Não é assim que a pesquisa funciona no momento e é uma droga porque todos os principais mecanismos continuam filtrando as coisas que você gostaria de ver. Esse material de filtragem a que me refiro não é um site de choque ou qualquer coisa moralmente censurável, mas os filtros estão fazendo isso apenas com base no que acha relevante para mim, com base em coisas como localização, por meio do meu endereço IP. Por exemplo, vi resultados de coisas baseadas na Flórida, mesmo para termos de pesquisa que não tinham absolutamente nada a ver com o estado em que estou . É uma falha aí, porque o mecanismo está injetando porcaria nos meus resultados que eu nem quero lá - e isso nem é uma conta. Tudo isso é ruim e me obriga a procurar páginas de resultados para encontrar o que eu queria, em vez de ter o que estava procurando na primeira página.

Não sou contra resultados de pesquisa personalizados por indivíduo, porque não é uma má ideia. A questão, porém, é que eles só devem ser oferecidos por quem pede e não a enfia em nossas gargantas, quer queiramos lá ou não.

O que são bolhas de filtro e por que são ruins