Anonim

A Apple está interrompendo o desenvolvimento de seu aplicativo profissional de edição e gerenciamento de fotos, o Aperture, de acordo com o The Loop . O plano é migrar todos os usuários do Aperture e do iPhoto para o próximo aplicativo universal 'Photos' da empresa para iOS e OS X. Embora a Apple ainda não tenha feito nenhum anúncio oficial sobre o futuro do Aperture, o The Loop relata que a empresa forneceu a seguinte declaração:

Com a introdução do novo aplicativo Fotos e da biblioteca de fotos do iCloud, permitindo armazenar com segurança todas as suas fotos no iCloud e acessá-las de qualquer lugar, não haverá novos desenvolvimentos do Aperture. Quando o Photos for OS X for lançado no próximo ano, os usuários poderão migrar suas bibliotecas existentes do Aperture para o Photos for.

Enquanto o aplicativo Photos para OS X foi mencionado apenas brevemente durante a palestra da Apple na WWDC no início deste mês, muitos usuários esperam que o software forneça uma experiência simples, porém simples, com recursos limitados em comparação aos oferecidos atualmente pelo Aperture. As notícias da aposentadoria do Aperture são, portanto, preocupantes para fotógrafos amadores profissionais e de alto nível que basearam anos de trabalho na plataforma Aperture.

A Apple supostamente enviará uma atualização final para o Aperture para garantir a compatibilidade com o OS X Yosemite, prevista para o outono deste ano, mas o suporte para os sistemas operacionais subseqüentes é desconhecido.

Fabricantes de softwares profissionais de fotografia concorrentes saltaram nas notícias hoje em um esforço para atrair os clientes existentes do Aperture. A Adobe, fabricante do popular software Lightroom, divulgou um comunicado informando aos fotógrafos que a empresa está "dobrando" suas soluções de edição de fotos e que trabalhará para facilitar a transição dos usuários do iPhoto e Aperture para seus próprios softwares e serviços.

Simplificando, estamos dobrando nossos investimentos no Lightroom e no novo plano de Fotografia da Creative Cloud, e você pode esperar ver um roteiro rico em inovação rápida para fluxos de trabalho de desktop, Web e dispositivos nas próximas semanas, meses e anos. Também continuamos a investir ativamente nas plataformas iOS e OSX e estamos comprometidos em ajudar os clientes interessados ​​do iPhoto e Aperture a migrar para nossa solução rica em fluxos de trabalho de desktop, dispositivo e web.

O Lightroom continua sendo um dos poucos aplicativos da Adobe que ainda está disponível como um produto autônomo e com licença permanente, com um preço de tabela de US $ 149 (a empresa transferiu a maioria dos aplicativos do Creative Suite para uma plataforma 'Creative Cloud' somente para assinatura no ano passado) . A Adobe também oferece um plano especial de fotografia para a Creative Cloud que oferece aos usuários acesso às versões mais recentes do Lightroom e Photoshop por US $ 9, 99 por mês.

A Corel também divulgou um comunicado promovendo seu software AfterShot Pro 2, lançado em maio. A empresa está oferecendo licenças do AfterShot Pro 2 para os usuários do Aperture por US $ 59, abaixo do preço normal do software, de US $ 79.

Lançado no mês passado, o novo AfterShot Pro 2 oferece preços competitivos de atualização (US $ 59) para os usuários do Aperture. Agora estamos nos preparando para o Yosemite e, diferentemente do Lightroom, o AfterShot Pro já suporta o uso de um sistema de arquivos mais semelhante ao Aperture para gerenciar suas fotos. Nas próximas semanas, procuraremos outras maneiras de facilitar a transição para os usuários do Aperture e você poderá esperar mais de nós com o AfterShot no Mac em um futuro próximo.

Embora as notícias de hoje sobre o Aperture possam ser decepcionantes para muitos usuários, elas não devem ser uma surpresa completa. A Apple deixou o Aperture definhar nos últimos anos, com grandes atualizações poucas e distantes. Como resultado, embora o software ainda mantenha vários recursos exclusivos, ficou para trás em aplicativos concorrentes como o Lightroom.

Muitos usuários do Aperture concluíram que a Apple estava preparando uma grande reforma para tirar proveito de um novo hardware como o Mac Pro 2013, ou prestes a deixar o aplicativo em silêncio na aposentadoria. Parece agora que a empresa escolheu a última opção.

A Apple lançou o Aperture pela primeira vez em 2005, mas não ofereceu uma grande atualização nas funcionalidades do software desde o lançamento da versão 3.0 em fevereiro de 2010. A empresa, no entanto, lançou várias pequenas atualizações de recursos e estabilidade desde então, com a atualização mais recente, versão 3.5.1, chegando em novembro passado. O Aperture ainda está disponível na Mac App Store por US $ 80.

O que diabos? maçã para interromper o desenvolvimento na abertura