Escrever sobre o Windows Solitaire recentemente me fez pensar em outro jogo clássico incluído no Windows: Pinball. O Windows Pinball era na verdade uma versão simplificada do Full Tilt! Pinball , um jogo de 1995 da Cinematronics. Começando com o Windows 95 Plus! e, continuando com todas as versões de consumo do Windows até XP, os usuários podem jogar a tabela “Space Cadet” da Full Tilt gratuitamente.
Houve pequenas variações entre a versão do Windows (que era simplesmente chamada de "3D Pinball") e a mesa do Full Tilt , mas o jogo ofereceu a milhões de usuários do Windows uma divertida fuga do trabalho e dos estudos. Quando o Windows Vista foi lançado no início de 2007 para substituir o XP, o Windows Pinball não estava em lugar nenhum. Então o que aconteceu?
Como o Windows Pinball foi desenvolvido pela Cinematronics e publicado pela Maxis, muitos especularam que a licença da Microsoft para incluir o jogo no Windows havia expirado ou que alguma outra disputa legal entre as empresas resultou na remoção do jogo. A resposta real foi menos dramática, mas mais técnica.
Raymond Chen / Microsoft
Conforme explicado em uma postagem no blog do MSDN de 2012 pelo engenheiro da Microsoft Raymond Chen, a verdadeira razão para a perda do Windows Pinball foi a mudança de uma arquitetura de 32 bits para uma de 64 bits. Embora a Microsoft tenha lançado uma versão de 64 bits do Windows XP, não foi até o Vista, e especialmente o Windows 7, que o Windows de 64 bits atingiu o mainstream. Isso exigia atualização e gravação de milhões de linhas de código para dar suporte à nova arquitetura, e alguns programas mais antigos eram mais difíceis de trabalhar do que outros:
A versão de 64 bits do Pinball tinha um bug bastante desagradável, onde a bola simplesmente passava por outros objetos como um fantasma. Em particular, quando você iniciava o jogo, a bola era entregue ao lançador e depois caía lentamente em direção à parte inferior da tela, através do êmbolo e saindo da parte inferior da mesa.
Dois de nós tentamos depurar o programa para descobrir o que estava acontecendo, mas como esse código foi escrito vários anos antes por uma empresa externa e ninguém na Microsoft jamais entendeu como o código funcionava (muito menos ainda o entendia), e que a maior parte do código era completamente descomentada, simplesmente não conseguíamos descobrir por que o detector de colisão não estava funcionando. Caramba, não conseguimos encontrar o detector de colisão!
Ainda tínhamos vários milhões de linhas de código para portar, então não podíamos gastar dias estudando o código tentando descobrir qual erro obscuro de arredondamento de ponto flutuante estava causando falha na detecção de colisão. Acabamos de tomar a decisão executiva de retirar o Pinball do produto.
Embora o Windows Pinball provavelmente tenha sido aproveitado com tempo e recursos suficientes, simplesmente não valeu a pena a Microsoft manter o jogo à tona. Felizmente, avanços como a virtualização agora permitem que usuários de Windows de uma certa idade revisitem este jogo clássico. Simplesmente carregando uma máquina virtual Windows 98 ou Windows XP, o Windows Pinball, Solitaire e outros jogos clássicos estão ao alcance novamente.
Aqui está um fato divertido bônus: o Windows Pinball quase nem chegou ao Windows XP. O hardware do computador havia avançado até o momento entre o desenvolvimento do jogo e o lançamento do Windows XP, que começou a rodar mais de um milhão de quadros por segundo, desperdiçando recursos e maximizando a CPU do sistema. Felizmente, resolver esse problema (adicionando um limitador de taxa de quadros) foi muito mais fácil do que resolver a transição para 64 bits, e assim o Windows Pinball foi salvo, permitindo que uma geração de usuários do XP também experimentasse o jogo.