Anonim

Se você estiver navegando no catálogo da Netflix em busca do próximo programa de TV, poderá ter notado que a grande maioria dos programas mais populares tem o nome TV-MA. O que significa MA e para quem o show foi feito? Aguarde enquanto inspecionamos a MA e outras classificações que a Netflix usa para seus programas.

Veja também o nosso artigo Os 25 melhores filmes para toda a família Streaming na Netflix

História das classificações de TV

O sistema de classificação para filmes foi estabelecido em 1968, mas seu equivalente no programa de TV não seria introduzido nos próximos 28 anos. Em 1996, após a adoção da Lei de Telecomunicações de 1996, os líderes da indústria do entretenimento se comprometeram a fornecer esse sistema. MPAA, NCTA e NAB lideraram a iniciativa e o sistema deveria ser aplicado em programas de TV a cabo e de transmissão, excluindo esportes, notícias e comerciais.

Em 19 de dezembro do mesmo ano, as Diretrizes para pais da TV foram anunciadas. O sistema foi lançado oficialmente em 1º de janeiro de 1997. Foi modelado com base no sistema de classificação de filmes. Uma versão revisada do sistema, contendo seis categorias, foi introduzida em 1º de agosto de 1997. Além das classificações, o sistema foi aprimorado com um conjunto de cinco descritores de conteúdo.

Os ícones para cada classificação e descritor foram adotados. Além disso, foi estabelecido que o símbolo de classificação seria exibido por 15 segundos no início de cada episódio de um programa classificado. Finalmente, em 12 de março de 1998, a FCC adotou o sistema de classificação proposto.

Classificação TV-MA na Netflix

A classificação TV-MA que você vê em muitos programas de TV da Netflix significa que o programa é adequado apenas para espectadores maduros. A classificação pode ser atribuída pela Netflix ou pelo TVPG (Diretrizes dos pais da TV), mediante solicitação da Netflix.

A classificação TV-MA indica que um programa de TV específico contém violência gráfica, linguagem obscena, cenas de sexo explícita ou uma combinação delas. É aproximadamente comparável às classificações NC-17 e R para filmes atribuídos pela Administração de Classificação e Classificação da MPAA.

Por exemplo, Dark, Bad Blood e High Seas são todos classificados como TV-MA. Com eles, muitos dos programas originais da Marvel TV da Netflix ostentam o emblema Mature Audiences Only. Demolidor, Jessica Jones e Justiceiro são exemplos de destaque. Muitos dos programas de comédia originais da Netflix, como Easy e Orange Is the New Black, também são voltados para o público adulto.

Além dos programas de TV originais, a Netflix também transmite uma enorme variedade de programas de TV feitos por outras empresas. Black Mirror (que desde então se tornou original da Netflix), Outlander e Breaking Bad, produzidos por outras empresas e disponíveis para transmissão no Netflix, também são classificados como TV-MA.

Curiosamente, os programas de TV da Netflix com a classificação TV-MA tendem a ter o melhor desempenho e a arrecadar a maior parte dos lucros da empresa. Consequentemente, esses programas rotineiramente recebem os maiores orçamentos de filmagem e sempre há novos programas voltados para adultos em desenvolvimento.

Verdade seja dita, a maior parte dos usuários são adultos e adolescentes mais velhos, de modo que a inclinação para o conteúdo mais maduro é compreensível.

Classificações da Netflix para públicos mais jovens

A Netflix também usa um conjunto de classificações para programas destinados a espectadores mais jovens. Os programas apropriados para adolescentes são classificados como TV-14. Na categoria Crianças mais velhas, você pode encontrar as classificações TV-Y7, TV-Y7-VF e TV-PG, enquanto os programas destinados a crianças pequenas podem ter classificações de TV-Y e TV-G. Aqui está uma ou duas palavras em cada uma.

  1. Os programas classificados como TV14 não se destinam a telespectadores com menos de 14 anos. Você pode esperar encontrar humor grosseiro, linguagem obscena, uso de álcool e drogas e forte violência. Diálogos e temas levemente sugestivos também podem aparecer.
  2. Os programas com classificação TV-Y7 e TV-Y7-VF não devem ser assistidos por crianças com menos de 7 anos ou por crianças que ainda não conseguem distinguir entre fantasia e realidade. Se um programa também tiver a etiqueta VF, pode conter violência de fantasia, como brigas entre robôs gigantes, super-heróis ou criaturas fantásticas.
  3. A classificação TV-PG existe para denotar programas que podem conter violência moderada, diálogo sugestivo, algum conteúdo sexual e linguagem inapropriada.
  4. A classificação TV-Y existe para programas apropriados para todas as crianças, independentemente da idade. Os programas desta categoria são totalmente voltados para os espectadores mais jovens.
  5. Os programas com classificação de TV G são bons para todos os telespectadores. No entanto, o conteúdo do programa pode não ser projetado especificamente para crianças pequenas. Você não deve esperar violência, temas sugestivos, conteúdo sexual, nudez ou linguagem obscena nesses programas.

Descritores de Conteúdo

Embora o sistema de classificação de seis categorias possa ser considerado abrangente o suficiente, ele também possui um conjunto de descritores de conteúdo que oferecem informações mais detalhadas sobre o conteúdo do programa de TV. Estes são L, S, V, FV e D. Vamos examinar cada um.

  1. A designação L existe para linguagem grosseira. Geralmente está presente no nível da TV-14, embora alguns programas de TV-MA também o mostrem se o idioma sujo for usado extensivamente no programa.
  2. Programas de TV com o descritor S têm conteúdo sexual. Novamente, é mais provável que você o encontre nos programas de TV-14 e TV-MA do que em qualquer outro lugar.
  3. D é para um diálogo sugestivo. Muitos programas de TV-14 têm esse descritor exibido ao lado de sua classificação. O diálogo sugestivo pode incluir sugestões sexuais e temas inapropriados para o público mais jovem.
  4. O descritor V significa violência. Os programas marcados com V apresentam cenas de violência frequentes e gráficas. Além disso, o abuso de álcool e drogas se enquadra nesse descritor.
  5. VF denota violência de fantasia. Os programas que apresentam robôs gigantes e criaturas de fantasia geralmente têm o descritor VF.

W é para finalizar

A Netflix, como qualquer outro serviço de transmissão, cabo ou streaming, usa o sistema de classificação e descritores de TVPG para informar os espectadores sobre a natureza do programa que eles estão prestes a assistir. Portanto, na próxima vez em que vir o rótulo TV-MA, você deve pular o programa se não se sentir à vontade com linguagem obscena, violência e nudez na tela.

Como seus programas favoritos da Netflix são classificados? Você concorda com o sistema de classificação TVPG ou acha que deve ser modificado? Conte-nos nos comentários abaixo.

O que significa tv-ma no netflix?