Anonim

A RAM é uma memória de acesso aleatório e quase todos os dispositivos eletrônicos capazes de fazer cálculos exigem que a RAM funcione. Juntamente com o processador, a placa-mãe e o disco rígido, é um componente essencial de qualquer computador e não funcionará sem pelo menos uma quantidade modesta de RAM instalada. Então, o que é RAM e quanto você precisa no seu computador?

A RAM do computador geralmente é adquirida em quantidades variáveis, dependendo da geração do dispositivo com o qual você está trabalhando. Quantidades típicas em computadores modernos variam de 4 GB de RAM a 32 GB ou até 64 GB. Quanto mais você solicitar ao seu computador, mais memória RAM precisará, dentro do razoável.

Telefones, consoles de jogos, roteadores, TVs, tablets e qualquer coisa com conexão à Internet usam RAM. Enquanto falo de computadores, o mesmo princípio se aplica a todos esses dispositivos.

O que é RAM?

Um cartão de memória RAM conecta-se diretamente à sua placa-mãe e é conectado diretamente ao processador. Uma conexão adicional de alta velocidade levará ao seu disco rígido.

Quando você solicita que seu computador faça alguma coisa, o sistema operacional pega todos os arquivos e recursos necessários no disco rígido e o carrega na RAM, se ainda não estiver lá. À medida que o processador executa o seu comando, ele lê as instruções e, em seguida, faz referência a esses recursos diretamente da RAM e o seu computador faz o que for solicitado. Um processador não pode endereçar diretamente um disco rígido, portanto, ele tem que trabalhar com um intermediário, que é sua RAM.

Li uma analogia uma vez que é realmente muito boa. Imagine que você tenha um refrigerador de cerveja ao lado da mesa do computador. Você chega dentro para pegar uma cerveja. É rápido e leva um segundo. Esta é a sua RAM. Para reabastecer seu refrigerador, você precisa ir à geladeira, que contém mais cerveja, mas leva mais tempo. A geladeira é o seu disco rígido.

Você enche seu cooler (RAM) da geladeira (disco rígido) com o que precisa para uma longa sessão de jogos ou estudo para acesso rápido. Se você quiser algo mais, precisa ir à geladeira, o que leva mais tempo.

É essencialmente assim que a RAM funciona.

Como funciona a RAM

Com exceção da NVRAM (memória de acesso aleatório não volátil), a RAM é volátil. Isso significa que requer um fornecimento constante de energia para funcionar. Assim que você remove a energia, os dados mantidos na RAM são descartados.

A DRAM moderna usa capacitores carregados (1 em binário) ou descarregados (0 em binário). A ordem pela qual esse carregamento e descarregamento ocorre é como a RAM armazena dados. Como você sabe, todos os dados do computador são armazenados em binário como 1 e 0. A RAM usa essa voltagem para manter os 1's carregados. Assim que a energia é removida, todos os capacitores são descarregados, redefinindo a RAM para esvaziar.

Para carregar e descarregar capacitores na ordem correta, cada capacitor recebe um endereço de memória. Esses endereços de memória são conectados à RAM e usados ​​pelo seu sistema operacional para identificar cada capacitor. Esses endereços são temporariamente indexados pelo sistema operacional para saber quais dados são armazenados onde.

Por exemplo, você abre uma página da web. Seu sistema operacional carrega o navegador na memória e registra em seu índice exatamente qual endereço de memória ele usa. Em seguida, ele faz uma referência cruzada desse endereço sempre que você rola, altera a página da web ou interage quando o navegador. Quando você fecha o navegador, o índice é limpo e o bloco de memória redefinido para uso em outro programa.

Velocidade RAM

Se você estiver comprando RAM, poderá notar números como DDR3 - 2400. A parte DDR3 é a geração de memória. Os computadores mais novos usam DDR4 enquanto a memória DDR3 é usada em computadores mais antigos. A parte 2400 refere-se à velocidade, neste caso, 2400MHz.

Sua placa-mãe ditará qual geração de RAM você pode usar quais são absolutas. Também terá velocidades compatíveis, mas estas são menos rigorosas. Você não pode usar RAM DDR4 em uma placa-mãe DDR3, pois elas são fisicamente diferentes. No entanto, você pode usar RAM DDR4 - 3200MHz em uma placa-mãe capaz apenas de executar DDR4 - 2400MHz. A RAM funcionará bem, mas será executada apenas em 2400 MHz e não em todo o seu potencial.

Existem outros elementos, como horários e latência, mas são menos importantes para a computação no nível do consumidor. As latências são contadas em milissegundos, que poucos jogos ou programas notarão.

Quanta RAM você precisa?

Normalmente, quanto mais RAM você tiver, melhor, mas há um limite de quanto você precisa em um nível prático. Certamente, ter 32 GB de RAM instalado no seu PC parece bom, mas se você usar apenas metade dela, a outra metade ficará parada, desperdiçada.

A maioria dos computadores deve ter no mínimo 4 GB de RAM instalada. As máquinas Apple e Windows realmente devem ter pelo menos essa quantidade. A limitação não é o próprio sistema operacional, embora ambos os sistemas operacionais usem muita RAM. O maior usuário de RAM é na verdade o seu navegador, especialmente o Google Chrome.

Se você costuma usar o Chrome com dezenas de guias abertas ou usa muitos programas ao mesmo tempo, mais RAM ajudará a acelerar as coisas. Um mínimo prático para um computador é 8GB na minha opinião. Isso permite que você navegue na web como quiser, assista a vídeos, tenha programas abertos e jogue jogos em resolução decente.

Se você é um jogador, 16 GB seria benéfico para fornecer espaço suficiente para o sistema operacional e as tarefas em segundo plano. Isso é mais importante se você usa VR ou vários monitores. É improvável que um jogo ultrapasse esse limite de 16 GB, mas é possível. Os jogos utilizam a memória da placa gráfica para obter qualidade e resolução. Mais memória RAM beneficiaria apenas a qualidade dos jogos em jogos com muitos processadores.

É possível carregar seu sistema com 32 GB ou 64 GB, mas, a menos que você codifique áudio ou vídeo diariamente, é um exagero. Atualmente, não há jogos ou programas não corporativos que exijam algo próximo a 32 GB.

A RAM é muito simples e muito complexa ao mesmo tempo. Essencialmente, é um intermediário que mantém dados usados ​​com freqüência para o processador trabalhar sua mágica. Desde que tenha uma fonte constante de tensão estável, a RAM é muito confiável e desempenha um papel essencial na computação moderna.

O que o ram faz e quanto você precisa?