, discutiremos o significado do termo "OEM" e como ele se relaciona com você, consumidor. Também falaremos um pouco sobre o que isso significa em relação à sua máquina Windows.
Consulte também o nosso artigo Como gravar macros em
Então, o que é um OEM?
OEM é a abreviação de "Original Equipment Manufacturer". Nos negócios, refere-se a empresas que revendem produtos de outras empresas com nome e marca próprios.
Para, digamos, um fabricante de GPU, isso lhes permite criar uma versão de uma GPU AMD ou Nvidia e vendê-la com seu próprio nome. Essas versões OEM geralmente são baseadas em projetos de "referência" oferecidos pelos fabricantes originais reais, AMD e Nvidia.
No mundo dos PCs especificamente, no entanto, geralmente se refere ao construtor ou fabricante de PCs e laptops pré-criados.
Por causa disso, as pessoas que entram na área de tecnologia frequentemente vêem o OEM em relação aos sistemas operacionais de PC. Isso é muito importante no Windows, em particular: as versões OEM do Windows são vendidas on-line, geralmente com um desconto justo no varejo. Por que é isso?
Qual é a diferença entre uma versão de varejo e OEM do Windows?
Por um lado, as versões OEM do Windows não podem ser instaladas em máquinas pré-construídas que já possuem uma versão do Windows. (ou seja, não funcionará como uma atualização: apenas uma instalação limpa).
Se você é um consumidor que usa uma versão OEM, isso significa que você precisará fazê-lo enquanto constrói seu próprio PC a partir de peças ou pede a alguém para montá-lo para você. É para isso que serve a versão OEM do Windows: construtores e fabricantes, e não o consumidor típico.
Além disso, não há muita diferença. O único grande problema que realmente vem à mente é que, quando você vincula uma versão OEM do Windows a uma máquina, ela fica vinculada: as versões de varejo do Windows às vezes podem ser usadas em várias máquinas, mas o OEM fica restrito a uma por vez em todas as circunstâncias. . Você não pode nem transferir a licença para um novo computador!
Espere … posso mesmo fazer isso?
Sim e não. Existe muita linguagem conflitante no próprio suporte técnico e nos termos de serviço da Microsoft. A resposta é que, como consumidor, a Microsoft espera que você compre versões de varejo do Windows ou máquinas fabricadas por outras pessoas que o venderam para você. Você não pode exatamente construir um computador e vendê-lo para si mesmo, para poder violar os termos de serviço … exceto pelas várias vezes em que o suporte ao cliente da Microsoft disse que não há problema em usar licenças OEM para esse fim.
Não existe uma maneira real de verificar se uma licença OEM está sendo usada para uso pessoal ou não; portanto, não se preocupe com as consequências reais de "quebrar as regras". Apenas não conte com o ótimo suporte da Microsoft ou transfira sua licença para outro computador posteriormente.