Anonim

Então … o impensável aconteceu. De alguma forma, seu disco rígido acabou de… desistir. O que você pode fazer? Como você pode proceder a partir daqui? Seus dados estão seguros? Você precisará substituir o seu computador? E todas as suas informações pessoais? Aqui estão algumas etapas que você deve seguir quando estiver enfrentando problemas no disco rígido, para determinar qual é o problema e, felizmente, eliminá-lo.

1. Verifique se o problema está no disco rígido: Você ainda pode iniciar o computador no modo de segurança? Uma maneira infalível de determinar se uma unidade é ruim ou não é utilizar um software de teste de unidade, como o Seagate Seatools.

2. Verifique se está conectado: Isso é apenas para aqueles que conhecem o interior de um computador. Ocasionalmente, um disco rígido pode ser desconectado da placa-mãe (ou os conectores podem ficar um pouco soltos).

3. Escute: o disco rígido emite sons estranhos enquanto está em execução? É pular e rachar de forma audível ou fazer ruídos diferentes do que deveria ser (cantarolar e estalar ocasionalmente ao acessar arquivos e informações). É um sinal claro de que algo está bagunçado por dentro.

4. Traga para dentro: a menos que você esteja preparado para fazer o reparo do disco rígido e a recuperação de dados em seu próprio porão, provavelmente será melhor levá-lo a um técnico registrado para repará-lo. Afinal, se houver um problema, você não quer piorá-lo do que já é - e se houver uma chance de consertar as coisas, você não quer atrapalhar essa chance (embora geralmente quando o disco rígido falha, há pouco a fazer, exceto o controle de danos.)

5. Recuperação de dados: se houver um monte de dados absolutamente vitais em sua unidade e você não puder perdê-los, pode haver uma pequena chance de alguém recuperar esses dados (dependendo de quão gravemente danificado está o disco rígido e se esses dados estão ou não em um setor danificado.) Entretanto, esteja avisado - a menos que você tenha dados absolutamente insubstituíveis, é melhor reduzir suas perdas - afinal, a recuperação não é barata.

O que fazer se o seu disco rígido falhar