Como o Amazon Echo, o Google Home Mini é específico da região. Se você comprar um de um continente diferente, provavelmente verá uma mensagem dizendo: 'Este Google Home Mini foi fabricado para um país diferente e pode não ser compatível com o seu Rede Wi-Fi '. Se você compra um no eBay ou é talentoso e vê esta mensagem, o que faz agora?
Consulte também o nosso artigo Como definir lembretes com a Página inicial do Google
A mensagem em si não é um problema, mas a incapacidade subsequente de se conectar à sua rede Wi-Fi é o que causa o problema.
O Google Home Mini é a tentativa da empresa de enfrentar o Amazon Echo. É um pequeno dispositivo em forma de bolha que permite que você use o Google Assistant para fazer tudo, desde controlar sua casa inteligente até configurar o próximo episódio de seu programa de TV favorito. Eu tive apenas um breve período de tempo, mas acho que é tão bom quanto o Alexa, melhor se você não estiver vinculado a todo o ecossistema da Amazônia.
Inicialmente, era apenas para os EUA, mas gradualmente implantado em todo o mundo. Inevitavelmente, um mercado cinza surgiu vendendo-os no eBay, Facebook e outros lugares, para que se propagassem muito mais rápido do que o Google planejava. O Google Home Mini agora está disponível na maioria dos lugares, portanto, é raro que você veja esse erro. Veja como corrigi-lo se você o vir.
Este Google Home Mini foi fabricado para um país diferente
Existem algumas coisas que parecem causar esse erro, mas nenhuma delas tem a ver com o próprio Google Home Mini. Todas as soluções que eu encontrei estão no roteador. Portanto, o dispositivo em si funciona bem fora do país para o qual foi fabricado, mas sua rede WiFi pode precisar de ajustes para que tudo funcione.
Primeiro, tente novamente a rotina de configuração padrão:
- Faça o download e instale o aplicativo Página inicial do Google na Google Play Store, se você ainda não o fez.
- Conecte e ligue seu Google Home Mini.
- Ative o Wi-Fi no seu telefone e abra o aplicativo Página inicial do Google.
- Ative os serviços de localização e permita que o aplicativo pesquise sua Google Home Mini.
- Faça login com sua conta do Google quando solicitado.
- Selecione o ícone de dispositivos no canto superior direito da tela do aplicativo e selecione Configurar ao lado do Google Home Mini que o aplicativo encontrou.
- Selecione Prosseguir se aparecer "Este Google Home Mini foi fabricado para um país diferente e pode não ser compatível com a sua rede Wi-Fi".
- Defina seu local de residência quando solicitado e selecione um music player padrão.
- Siga o Tutorial da Página inicial do Google para saber como usar seu dispositivo.
Este é o processo aprovado para configurar o Google Home Mini. Dependendo de onde você mora e como adquiriu seu dispositivo, nem todos os players de música padrão funcionarão na sua região. Pandora e Spotify são bloqueados por região. Se não funcionarem, use o Google Play Music ou o YouTube.
Se você tiver sorte, ele será conectado após a configuração. Caso contrário, será necessário executar alguns ajustes no roteador para que tudo funcione. Faça uma única alteração e teste novamente o Google Home Mini. Se ele se conectar e tudo funcionar, deixe lá. Caso contrário, passe para o próximo passo.
- Entre no seu roteador com suas credenciais.
- Navegue para WiFi ou Wireless, dependendo de como o roteador nomeia seus menus.
- Desative o modo Protegido por WiFi para Desligado e teste novamente.
- Defina seu canal WiFi entre 1 e 10 e teste novamente.
- Verifique se você conectou ao seu canal WiFi de 2, 4 GHz e não a 5 GHz e teste novamente.
- Considere usar uma VPN e testar novamente.
O Google Home Mini fabricado para determinados países não pode se conectar a canais Wi-Fi acima de determinadas frequências, e é por isso que sugiro restringi-los entre 1 e 10. Verifique se você está usando a frequência de 2, 4 GHz e não a frequência de 5 GHz para roteadores de banda dupla e é para o mesma razão. As duas etapas são intercambiáveis para alguns roteadores, mas não para outros. No meu Linksys, os canais de 5GHz são rotulados de 16 a 40, portanto, já seriam desativados escolhendo os canais de 1 a 10.
Pelo que pude perceber, cada uma dessas correções permitiu que os usuários conectassem o Google Home Mini à rede e começassem a usá-lo. Nem todo mundo foi capaz de usar os players de música padrão, mas uma das opções certamente funcionará. Etapa 6, usar uma VPN é uma etapa de último recurso, mas vale a pena tentar se você realmente deseja conectar seu Google Home Mini e fazê-lo funcionar com todas as opções de reprodução de música.