Então, o impensável aconteceu. De alguma forma, você conseguiu perder o controle da sua conta do Windows. Talvez você tenha definido uma senha muito obtusa ou complexa, ou talvez alguém tenha modificado sua senha como uma brincadeira (ou vingança). Seja qual for o motivo, há uma boa chance de você estar ficando desesperado.
Primeiras coisas primeiro, mantenha a calma. Não entre em pânico. Você voltará à sua conta eventualmente. Existem algumas coisas que você pode tentar no caso de os detalhes da sua senha terem desaparecido e uma delas estar fadada ao trabalho.
Observe que a maioria dessas opções fará com que a conta em questão perca o acesso a arquivos criptografados por EFS, certificados pessoais, senhas armazenadas e determinados recursos de rede. Se você não sabe o que são arquivos criptografados por EFS, provavelmente está livre. O mesmo negócio se você estiver usando um navegador como o Chrome.
1. Tente fazer força bruta no seu caminho
Tenho certeza de que a maioria de vocês já tentou isso, mas há algo a ser dito para tentar entrar na força bruta. Às vezes, ele realmente funciona (e funcionou para mim no passado).
Pense em tudo e qualquer coisa que você possa ter usado como senha nos últimos anos e digite quantas variações diferentes dessas senhas puder. Sua dica de senha pode ajudá-lo com isso (ou pode não ajudar; o meu é simplesmente "o habitual"). Se você já tentou todas as senhas que vêm à mente e não consegue pensar em mais nada que possa ter usado para proteger sua conta, é hora de passar para a segunda etapa.
2. Use um disco de recuperação de senha
É certo que este terá exigido um pouco de previsão de sua parte. Para aqueles que tendem a ser indivíduos distraídos, a criação de um disco de recuperação de senha é uma idéia muito, muito boa.
Como funciona é bem simples: basta inserir um pedaço de mídia removível (como um DVD ou uma unidade flash) e abrir a página Contas de usuário através do Painel de controle. No painel esquerdo, você verá a opção de criar um disco de redefinição de senha. Clique nele e selecione a mídia que você escolheu. Guarde-o em um local seguro e depois solte-o se você esquecer sua senha.
Novamente, é bem provável que essa não seja uma solução viável. Nesse caso, vá para a etapa três.
3. Utilize uma conta de administrador para alterar a senha
Se houver outras contas administrativas em seu sistema, você pode tentar usar uma delas para alterar sua senha, supondo que você tenha acesso a elas. Como alternativa, você pode pedir a quem possui a conta que ajude (embora possam ser a pessoa que alterou sua senha em primeiro lugar).
Simplesmente vá para Contas de Usuário no Painel de Controle, clique na sua conta e, em seguida, clique no cabeçalho “Faça Alterações na Conta do Usuário”. Digite a nova senha que achar melhor e acesse sua conta.
4. Tente uma solução alternativa para o prompt de comando (requer o disco de instalação do Windows 7)
Tudo bem, então nenhuma das etapas anteriores funcionou, então vamos ser um pouco complicados para esta. A primeira coisa é encontrar o disco de instalação do Windows 7. Caso contrário, procure um disco de reparo do sistema Windows 7, em DVD ou em uma unidade flash inicializável. Caso contrário, procure outro PC com Windows 7 que você possa usar para criar seu próprio disco de reparo.
Insira a mídia que contém o utilitário e reinicie o sistema. Se o seu sistema não acessar automaticamente o DVD ou a unidade flash, você precisará mexer na ordem de inicialização. Quando o sistema estiver inicializando, você deverá receber uma mensagem como “Pressione F8 para entrar na configuração”. Pressione a tecla algumas vezes até ver a tela do BIOS aparecer na sua frente. Verifique se a mídia que contém o utilitário está listada primeiro e depois reinicie. Infelizmente, não posso ajudar muito, além disso, pois cada utilitário do BIOS é projetado de maneira um pouco diferente (depende da placa-mãe que seu sistema está usando).
Acesse o utilitário e clique em "reparar seu computador". Depois que a instalação do Windows 7 estiver localizada, anote em que unidade está localizada. Isso será importante mais tarde. Selecione Windows 7 na lista Sistema operacional e siga em frente. A seguir, você verá Opções de recuperação do sistema. Selecione "Prompt de Comando".
Agora que o prompt de comando está aberto, digite os dois comandos a seguir, colocando o nome da unidade no lugar dos colchetes.
cópia: windowssystem32utilman.exe:
cópia: windowssystem32cmd.exe: windowssystem32utilman.exe.
Digite "Sim" quando for perguntado se você deseja sobrescrever arquivos. Remova a unidade ou a mídia e reinicie novamente. Você se encontrará na tela de login do Windows; no canto inferior esquerdo, você verá um pequeno ícone. Clique nele e ele exibirá o prompt de comando. Substitua os colchetes pelo seu nome de usuário e senha, respectivamente.
usuário de rede.
Por exemplo, o usuário da rede OmniscientSpork NiceTry.
É isso aí. Você recuperou sua senha.
5. Hackear sua conta com um programa de recuperação de senha
Se, por algum motivo estranho, a etapa anterior não funcionou, você precisará usar um programa de recuperação de senha. Existem muitos por aí que você pode usar, incluindo Ophcrack, Offline NT Password & Editor de Registro, Login para PC Agora Cain & Abel e ConBoot. A escolha que você escolher depende inteiramente de você. Se essa etapa ainda não apresentar uma senha, tenho más notícias para você. Más notícias, de fato:
Você terá que reinstalar.