O serviço Sistema e memória compactada é um recurso do Windows 10 introduzido com o Windows 10 build 10525. Como muitas das idéias da Microsoft, essa foi boa, mas a implementação deixou muito a desejar. Aqui está o que fazer se o sistema e o serviço de memória compactada usarem muita CPU no seu computador.
O sistema e o serviço de memória compactada são na verdade um truque muito inteligente, projetado para oferecer mais longevidade aos SSDs e acelerar o Windows. A idéia é armazenar recursos do sistema (chamados de páginas) que você usa frequentemente na RAM e depois em uma lista de páginas, para que ele possa carregar rapidamente quando você desejar. Isso acelera a resposta do sistema, pois o recurso pode ser buscado muito mais rapidamente do que ter que procurar em seu SSD para encontrá-lo.
O processo é mais ou menos assim, aplicativos populares são armazenados na RAM. À medida que a RAM é preenchida, o Windows grava as páginas no cache para liberar espaço na RAM. À medida que o cache é preenchido, uma nova lista é criada e as páginas compactadas. Isso ainda permite que a página seja acessada mais rapidamente do que se estivesse gravada no disco.
As versões anteriores do Windows armazenavam páginas na RAM, depois as armazenavam em cache e as gravavam em disco. Adicionar a etapa extra usando a compactação significa menos leituras e gravações de disco e um sistema mais rápido. Como os SSDs atuais têm uma vida útil limitada, determinada pelo número de leituras e gravações executadas, isso teoricamente prolonga a vida útil dos SSDs.
Quando o serviço Sistema e memória compactada usa muita CPU, a compactação está funcionando. Parece haver uma troca entre salvar gravações em disco e oferecer acesso rápido às páginas da memória e os ciclos do processador necessários para manter esse processo.
O sistema e o serviço de memória compactada usam muita CPU
Então agora você sabe por que isso acontece, o que você pode fazer para corrigi-lo? Os exemplos que vi até agora foram corrigidos por várias medidas. Alguns laptops do Surface em que trabalhei exigiram uma atualização do driver gráfico; outro foi corrigido com a atualização do Intel Rapid Storage Driver. Outro foi corrigido usando o Sleep em vez do Hibernate.
Por enquanto, parece que muitas coisas podem fazer com que o sistema e o serviço de memória compactada usem muita CPU, mas vi essas soluções funcionarem em primeira mão.
Atualize seu driver gráfico
A atualização do driver gráfico funcionou em dois laptops Microsoft Surface e um laptop Lenovo que eu já vi. O Windows 10 cuida dos drivers para você, mas a atualização manual ajuda a corrigir esse problema de CPU.
- Visite o site do fabricante da placa de vídeo e baixe o driver mais recente. Nvidia aqui e AMD aqui.
- Faça o download do desinstalador do DDU aqui.
- Execute o desinstalador do DDU.
- Selecione a opção Modo de segurança e permita que o seu sistema reinicie no Modo de segurança. O programa irá desinstalar o driver gráfico e reiniciar no modo normal.
- Instale seu novo driver gráfico.
- Reinicie o computador.
Você pode sobrepor novos drivers aos antigos, mas a melhor prática é remover completamente os drivers antigos. O Desinstalador do DDU faz isso por você. Depois de reiniciado, monitore o uso da CPU para verificar se o sistema e o serviço de memória compactada normalizam ou não.
Atualize o driver Intel Rapid Storage
Se a atualização do driver gráfico não funcionar, verifique se o computador usa o Intel Rapid Storage Driver. Ele é instalado com o Windows 10, mas nem sempre é usado; portanto, sua milhagem pode variar.
- Clique com o botão direito na barra de tarefas do Windows e selecione Gerenciador de tarefas.
- Selecione a guia Serviços e Serviços abertos na parte inferior.
- Procure o Driver Intel Rapid Storage na lista de serviços. Se o serviço estiver em execução, atualize o driver.
- Navegue até o site da Intel e baixe o driver da tecnologia Intel Rapid Storage.
- Instale, reinicie e teste novamente.
Desativar hibernação no Windows 10
Outro ajuste que usei desde o lançamento do Windows 10 build 10525 é desativar o Hibernate. O Hibernate nunca funcionou tão bem quanto deveria e não é muito melhor no Windows 10. É melhor desativá-lo e usar o modo de suspensão.
- Clique com o botão direito do mouse no botão Iniciar do Windows e selecione Prompt de Comando (Admin).
- Digite ou cole 'powercfg.exe / hibernate off' e pressione Enter.
- Feche o prompt de comando e reinicie o computador.
Eu já vi esse truque funcionar quando o sistema e o serviço de memória compactada usam muita CPU.
Existem três maneiras de corrigi-lo quando o sistema e o serviço de memória compactada usam muita CPU. Certamente haverá outros, mas vale a pena tentar!