Muitas pessoas que constroem PCs o fazem com um único objetivo: jogos. Mesmo aqueles que não o fazem, no entanto, costumam fazer isso para que possam escolher as especificações exatas que desejam e criar um PC que atenda especificamente às suas necessidades. Por isso, pode ser importante escolher a placa de vídeo certa para sua compilação.
Há várias coisas a serem lembradas ao escolher uma placa de vídeo para sua compilação. A coisa mais importante, no entanto, é o número do modelo. Por quê? Porque o número do modelo representa o quão boa é a placa gráfica. A regra geral é esta: quanto maior o número do modelo, melhor a placa gráfica. Por exemplo, a GTX 1080 é uma placa de vídeo ligeiramente melhor que a GTX 1070 e ambas são melhores que a GTX 1060. No entanto, às vezes ainda é importante investigar as especificações de uma placa de vídeo. Aqui estão algumas das principais coisas a serem lembradas ao comprar uma placa de vídeo e por que você deve se lembrar delas.
Tamanho da memória e largura de banda
A largura de banda, no entanto, determina a rapidez com que a RAM pode ser acessada, o que é muito mais importante para aplicativos de alta intensidade. A largura de banda é determinada por GB / s e, geralmente, quanto mais largura de banda você tiver, melhor, pois o computador pode desenhar imagens de alta qualidade mais rapidamente.
Velocidade do relógio
A velocidade do clock é um fator importante na escolha de um processador, pois uma velocidade de clock mais alta geralmente significa que o processador gráfico trabalha rápido. No entanto, existem exceções a essa regra - por exemplo, não é justo comparar uma placa gráfica com uma velocidade de clock de 2 GHz baseada em uma arquitetura diferente da placa gráfica com uma velocidade de clock de 3GHz. Não apenas isso, mas o número de núcleos de uma placa gráfica também determina o quão "rápido" uma placa pode ser executada. Quando se trata de velocidade bruta, é importante examinar as análises para ver o desempenho das placas gráficas.
Gráficos integrados ou gráficos dedicados?
Tubulações e shaders
Hoje em dia, nem tudo tem a ver com velocidade do relógio e desempenho difícil. Hoje, as placas gráficas também lidam com coisas como iluminação e outros efeitos através de vários "passes" diferentes, que executam programas de sombreamento para obter efeitos diferentes. Atualmente, muitas placas gráficas têm "pipelines de pixel" dedicados, que processam dados por meio de programas de sombreador. Muitas vezes, você pode julgar uma placa de vídeo com base no número de pipelines de pixels que possui e, geralmente, é melhor ter mais pipelines de pixel do que menos pipelines em uma velocidade de clock mais baixa.
Você quer mais de uma placa gráfica?
Foi desenvolvido um padrão que permite aos usuários instalar mais de uma placa gráfica. Esse padrão é chamado SLI (interface de link escalável) e basicamente combina o poder de duas placas gráficas em uma saída. No entanto, existem algumas desvantagens - as placas geram mais calor, mais ruído e haverá mais bugs. A vantagem, no entanto, é um desempenho muito melhor. Em alguns casos, você poderá obter mais energia com duas placas a um custo menor do que com uma placa mais poderosa. Você precisará, no entanto, garantir que os cartões estejam prontos para SLI.
Classificações do PassMark
Procurando por um indicador real sobre o desempenho de uma placa gráfica. Veja a classificação do PassMark, que fornece às placas gráficas uma classificação em relação ao desempenho de outras placas gráficas. Você pode verificar as classificações do PassMark para placas gráficas em http://www.videocardbenchmark.net/
Conclusões
Escolher a placa de vídeo certa nem sempre é fácil, mas espero que agora você tenha uma boa idéia do que procurar. Em caso de dúvida, no entanto, lembre-se: quanto maior o número do modelo, melhor a placa gráfica - geralmente.