No contexto deste artigo, estou me referindo a roteadores domésticos da Internet para consumidores, como no tipo que normalmente possui uma porta WAN ou "Internet" e quatro portas LAN.
É muito difícil definir o que especificamente faz com que um roteador falhe. Por exemplo, se você tem um roteador morto, entregue-o a um engenheiro elétrico e pergunte a ele…
"Você pode me dizer o que causou essa coisa morrer em mim?"
… o engenheiro não dizia: "Foi x que o matou".
Em vez disso, o teste teria que ser feito para determinar a causa e levaria um tempo. Talvez fosse um firmware ruim. Ou um curto elétrico. Ou sofria de algum IME pesado. Ou foram pequenos pedaços de condensação. Ou era algo tão simples quanto um adaptador de energia ruim. Ou algo completamente diferente. Existem várias maneiras de matar um roteador.
É mais importante descartar falsos positivos e saber reconhecer sinais de aviso, se houver, de que um roteador está prestes a falhar.
Excluindo falsos positivos
Falso positivo para uma falha do roteador: Google Maps
Conheço um exemplo do mundo real que pode ser replicado facilmente, fazendo parecer que seu roteador está tendo um problema quando na verdade não está.
Usando o site Google Maps no sistema operacional Windows com qualquer navegador da Web, se você carregar um mapa e rapidamente deslocar o mapa rapidamente em combinação com algum zoom rápido, isso fará muitas solicitações de rede e fará com que sua conexão à Internet "congelar" por até 90 segundos.
O Google Maps funciona de maneira a entrar em contato com vários servidores diferentes ao mesmo tempo ao fazer um panorama / zoom ao redor do mapa, e usá-lo muito rapidamente diminui o tempo limite da conexão temporariamente no Windows.
Você pode dizer: "Mas meu roteador pode lidar com muitas conexões. O que dá?"
Desde o Windows XP Service Pack 2 até o Vista e o Windows 7, o sistema operacional Windows foi projetado propositadamente para limitar solicitações de rede, enquanto anteriormente não era.
Resultado final: não é um problema do roteador. É o Windows fazendo isso - por design.
Só consegui replicar esse problema usando o site do Google Maps. O Google Earth não tem esse problema e o Yahoo! Mapas, Windows Live Maps, MapQuest ou qualquer outro site de mapeamento. Ou qualquer outro site para esse assunto.
Para descartar meu próprio roteador como o problema, testei isso em outro ISP usando um roteador fabricado por outro fabricante. Mesmo resultado. Tempos limite de tempo com o Google Maps - mas apenas no Google Maps ao usá-lo intensamente, conforme mencionado acima.
Falso positivo para uma falha do roteador: Cabo de rede incorreto
Um novo roteador obviamente não curará um cabo de rede ruim. Se estiver solucionando problemas de um roteador, sempre substitua o cabo de rede primeiro, tanto no PC quanto no modem a cabo.
Descartar uma porta ruim
Não é de se estranhar que a porta do roteador que conecta o cabo de rede à placa de rede do seu PC esteja ruim. Se você estiver conectado à porta 1, tente a porta 4.
Por que 4 e não 2?
Porque é o mais distante da porta que pode estar causando o problema.
Observe: Ter uma porta ruim é uma situação improvável, mas, como dito acima, não está fora do campo de possibilidades.
Existem sinais de aviso quando seu roteador falhará?
Na maioria dos casos, não há sinais de aviso quando um roteador está prestes a parar de funcionar. Você estará usando a internet normalmente e então * poof *, conexão inoperante. As luzes do modem parecem boas, mas as luzes do roteador estão todas acesas, todas apagadas ou piscando de uma maneira "estranha".
Roteadores mais caros darão pelo menos um pouco de aviso (geralmente de 4 a 7 dias) antes de falhar completamente, vistos na forma de desconexões aleatórias. Uma razão pela qual isso pode ocorrer é porque a recuperação de falhas não está mais funcionando corretamente, fazendo com que as conexões caiam em intervalos aleatórios. E esse é todo o aviso que você precisa saber que sim, o roteador deixará de funcionar em breve.
O que você pode fazer para prolongar a vida útil do roteador?
É fácil prolongar a vida útil do seu roteador se você seguir estas etapas simples:
1. Mantenha-o fora do chão
Algumas pessoas simplesmente ficam sem espaço na mesa e "rebaixam" o roteador para o chão. Má ideia, porque é onde está toda a sujeira. E mesmo que seu roteador provavelmente não tenha ventiladores, isso não significa que a sujeira não entre nele e termine a vida do roteador mais cedo.
2. Evite o estresse do cabo
Os cabos de rede que estão puxando suas portas são apenas más notícias. Se você possui um cabo de rede um pouco curto e possui tensão na porta à qual está conectado, faça um favor a si mesmo e compre um cabo de rede mais longo.
3. Mantenha-o afastado do PC
Ocorrência comum: ver um roteador sentado diretamente em cima do PC. Não deveria estar lá. O PC está vibrando, mesmo que ligeiramente. Essas vibrações podem levar à falha precoce do roteador posteriormente.
Nem todos os casos de PC vibram, mas muitos o fazem - especialmente quando a unidade óptica está em uso.
4. Nunca desligue a menos que seja absolutamente necessário.
Já ouvi a história mais de uma vez em que alguém desliga um roteador, liga-o novamente e ele morre.
A menos que seja solucionando problemas de uma conexão de rede, não há realmente motivo para desligar um roteador.
5. Não atualize o firmware, a menos que seja necessário.
As atualizações de firmware do roteador são como as atualizações do BIOS, a respeito de que você nunca deve aplicar a atualização, a menos que haja algo específico nele que corrija um problema legítimo . Se não houver nenhum problema a ser corrigido, não faça isso.
Leia as notas de versão para atualizações de firmware do roteador primeiro e sempre.
Se nas notas de versão você aprender que a atualização corrige uma ou duas falhas de segurança, sim, você deve aplicá-la imediatamente.
Se, por outro lado, você descobrir que a atualização não corrige nenhuma falha de segurança (o que provavelmente significa que não existe), adicione os recursos necessários ou algo do gênero, não faça isso.
Você já teve um roteador morto em você? Se sim, você recebeu algum aviso?
Poste um comentário ou dois e informe-nos. Lembre-se de listar a marca e o modelo do seu roteador.