O que são APIs de reconhecimento de imagem e o que elas podem fazer por você? Este artigo esclarecerá o que é reconhecimento de imagem, o que uma API faz e como ela pode ajudar você ou sua empresa a aproveitar melhor a Internet. O reconhecimento de imagens tem um enorme potencial para empresas e usuários individuais da Internet com deficiência visual.
O que é uma API de reconhecimento de imagem?
O reconhecimento de imagem é o local em que um software detecta as características de uma imagem e a categoriza com precisão. Por exemplo, se você fizer upload de uma imagem de um Ferrari 458 em uma API de reconhecimento de imagem, ele deverá reconhecer que é um carro e que é (ou deveria ser) vermelho. Dependendo da API, é possível obter mais classificações, dependendo do tipo de imagem que você está usando.
Isso pode parecer realmente simples - os seres humanos podem olhar para uma imagem e dizer do que é uma imagem sem tentar, na maioria das vezes -, mas esse tem sido um problema difícil de ensinar aos computadores a resolver. Muito trabalho foi feito para descobrir como um computador pode entender como são as coisas, e fizemos grandes progressos, desde a capacidade de fazer pesquisas de imagens reversas até a famosa rede Deep Dream do Google.
Uma API é uma interface de programa de aplicativo. É essencialmente um intermediário entre as rotinas de programa que informa a um elemento como trabalhar com outro ou fornece as ferramentas necessárias para executar uma função. Existem dezenas de tipos de API que podem atingir todos os tipos de objetivos, usando uma variedade de linguagens de programação. Nesse contexto, uma API de reconhecimento de imagem é a ferramenta que você pode usar para acessar o poder de aprendizado profundo de alguns sistemas comerciais de reconhecimento de imagem.
Você precisa de muita capacidade de computação para realizar o reconhecimento de imagens. Você precisa de grande quantidade de dados e o poder de interpretar tudo. A maioria dos usuários simplesmente não possui recursos maciços para construir sua própria máquina de aprendizado profundo. Grandes nomes como a API Vision do Google, Face API da Microsoft, ImageNet e outros têm essas máquinas e permitem o acesso a elas por meio de APIs, gratuitamente ou mediante taxa. Isso permite que empresas de todos os tamanhos acessem esse poder e os usuários obtenham novas experiências como resultado.
Como o reconhecimento de imagem vai mudar nossa experiência na Internet?
Diferentes usuários da Internet obterão vantagens diferentes do reconhecimento de imagem. Vejamos o proprietário de um site hipotético e um usuário hipotético para ver como os dois lados podem se beneficiar.
Os benefícios comerciais do reconhecimento de imagens
Como exemplo, digamos que você gere um portal de venda automática semelhante ao Etsy ou a um site de namoro. Você deseja gerenciar a qualidade e adequação de todas as imagens carregadas pelos usuários. Você deseja bloquear todas as imagens adultas ou inadequadas e classificá-las nas categorias apropriadas, mas não é possível fazer tudo manualmente.
Digite a API de reconhecimento de imagem. Você pode usar a API, juntamente com uma máquina de reconhecimento de imagem adequada, para digitalizar cada imagem e defini-la por critérios definidos. Assim, você pode digitalizar a biblioteca de imagens em busca de imagens indecentes e excluí-las. Você pode digitalizar as imagens e classificar as que contêm alimentos na categoria "alimentos" e as malhas na categoria "lã". Depois de dizer à API o que fazer, o processo é automatizado.
Aqui também há oportunidades para realidade aumentada e imagem e vídeo interativos. Você pode usar o reconhecimento de imagem para que um programa reconheça objetos no mundo real. Por exemplo, você pode tirar uma foto de um par de tênis que alguém está usando na rua. Se o programa reconhecer os tênis, a imagem poderá ser aumentada com um link para comprá-los por si mesmo. Isso beneficia os negócios (oferece uma oportunidade imediata de vendas) e beneficia o usuário (eles conseguem o que querem agora).
Os benefícios do usuário do reconhecimento de imagem
O exemplo de tênis acima é apenas uma maneira óbvia de os usuários se beneficiarem do reconhecimento de imagens. A realidade aumentada significa que podemos acessar instantaneamente análises, informações de preços e muitos dados simplesmente tirando uma foto de um produto. Isso fornece aos usuários grandes quantidades de dados para ajudá-los a tomar uma decisão de compra.
Mark Zuckerberg resumiu um benefício muitas vezes esquecido no reconhecimento de imagens em seu discurso na IA no início deste ano. Ele imaginou uma API de reconhecimento de imagem que funcionava com pessoas cegas ou com visão parcial que podiam "ler" uma imagem e descrever o que ela vê em voz alta. Isso pode ter repercussões maciças para usuários de internet prejudicados - ou, com realidade aumentada, no mundo real em algum momento abaixo da linha.
O reconhecimento de imagem também contribui para a segurança do veículo. As novas tecnologias autônomas de freios e prevenção de colisões que estão sendo introduzidas funcionam de maneira semelhante às APIs de que falamos. Eles digitalizam e avaliam imagens muitas vezes por segundo para manter você e seu carro em segurança enquanto viaja. Essa tecnologia que informa aos carros autônomos o que os rodeia também.
APIs de reconhecimento de imagem não vão revolucionar nossa experiência na Internet por conta própria. Eles trabalham em conjunto com a tecnologia existente para adicionar uma camada de interação e imersão ao mundo que vemos. Embora os exemplos deste artigo sejam limitados, há um enorme potencial para jogos, filmes, indústria automobilística, varejo, entretenimento e qualquer indústria com tecnologia habilitada. Este é apenas o começo do que sistemas inteligentes podem alcançar!