Anonim

Se você esteve em qualquer rede social ou enviou uma mensagem de texto a qualquer momento nos últimos cinco anos, deve ter visto emoji. Mas você sabe o que são ou de onde vieram? Devo admitir que não fiz até começar a pesquisar esta peça. Fiquei realmente surpreso com o que encontrei.

Veja também o nosso artigo Os 10 melhores aplicativos de Emoji para Android

Todos nós usamos emoticons, para expressar nossos sentimentos, chamar alguém de idiota sem realmente dizer isso ou qualquer outra coisa. Eles são enormes, usados ​​milhões de vezes por dia por praticamente todos em todas as redes sociais e serviços de celular do mundo.

O que são emoji?

Emoji e emoticons são diferentes. Essa é a primeira coisa que aprendi. Os emoticons existem há muito mais tempo que os emoji e são compostos por caracteres do teclado. Emoji são imagens gráficas especialmente projetadas. Uma diferença óbvia quando você pensa sobre isso.

Depois, houve Wingdings. Você se lembra dos estranhos símbolos da Microsoft introduzidos na década de 1990 para permitir que os usuários do teclado expressassem coisas diferentes usando símbolos? Muito menos sucesso e agora praticamente desapareceu da consciência humana. Eles são semelhantes aos emoji, mas não estão lá.

Os emoji originais foram projetados por um cara, que discutirei mais em um minuto. Uma vez incorporados ao padrão global de protocolo, outros artistas e designers começaram a criar seu próprio emoji com seu próprio estilo e talento. Até hoje, esta bola de neve tem literalmente milhões de emoji diferentes, abrangendo todas as emoções possíveis e muito mais.

De onde veio o emoji?

Como o nome sugere, a origem do emoji é japonesa. De acordo com a Android Authority, o Unicode Consortium, a organização global que supervisiona os protocolos de comunicação trouxe uma ideia de nicho existente no Japão e a padronizou para que todos possam usá-la.

Um engenheiro empreendedor que trabalhou na NTT DoCoMo (grande provedor de celular japonês) com o nome de Shigetaka Kurita projetou um conjunto de magos orientados a mangá para usar junto com mensagens de texto padrão para expressar idéias e emoções diferentes. Ele estava trabalhando no i-mode, que é uma versão japonesa do Wi-Fi móvel.

A cultura japonesa dita cartas longas cheias de honoríficos e bufões antes de você chegar ao cerne da questão. Obviamente, isso não funcionaria para o SMS, então o Kurita criou o emoji como uma solução. Um único ícone gráfico que resumia uma única coleção de emoções para transmitir sentimentos rápidos e para um meio com restrições de caráter.

Um golpe de gênio realmente. Aparentemente, o nome vem de 'imagem' (e) e caractere '(moji). Mais detalhes sobre como o Kurita desenvolveu emoji podem ser encontrados no Storify.

Kurita fez isso em 1999 e não foi até muito mais tarde, quando o Consórcio Unicode começou a padronizar os protocolos japoneses que descobriram um novo conjunto de expressões que não haviam encontrado antes.

O Unicode Consortium utiliza sistemas de mensagens regionais e os alinha em um padrão global. Isso permite que alguém na China envie uma mensagem para alguém em Chattanooga e seus respectivos telefones para poder entender as coisas. É um padrão de código de máquina que garante que computadores e dispositivos eletrônicos possam se comunicar, independentemente do idioma utilizado.

Como os emoji chegaram à América?

O Unicode Consortium decidiu incluir esses caracteres de muito nicho nos padrões de protocolo e lá eles passaram despercebidos até a Apple aparecer em 2007.

A Apple queria alavancar o iPhone no mercado de tecnologia japonês notoriamente difícil e queria uma arma secreta para ajudar a fazer isso. Eles incluíram emoji no iOS e as coisas começaram a mudar. Rápido.

À medida que mais pessoas começaram a usar emoticons, mais pessoas ficaram cientes deles. Outros fabricantes de celulares os adotaram. O Android os adotou, o Microsoft Phone os adotou e eles rapidamente se tornaram onipresentes nos dispositivos eletrônicos. A Apple perdeu a vantagem de ser o único telefone a incluí-los, mas deu-lhes vantagem suficiente para fazer incursões no mercado japonês.

Embora exista um padrão global para emoji, a interpretação gráfica pode ser diferente. Diferentes empresas e designers criam ícones diferentes para a mesma coisa, portanto, embora o significado geral seja o mesmo, os gráficos reais serão alterados dependendo de como o artista ou organização interpreta a idéia. Até agora, a maioria dos emoji que você pode encontrar on-line mantém a intenção original na frente e no centro.

Portanto, é seguro dizer que os emoji são dispositivos gráficos para expressar emoções sem dizer isso. Mas o que eles querem dizer é inteiramente sobre como eles são usados ​​e as duas pessoas que os usam. Eles são fantásticos para mensagens rápidas que dizem muito mais. É uma idéia tão simples, mas tão poderosa. Quero dizer, onde estariam as mensagens de texto sem elas?

O que são emojis e de onde eles se originaram?