Anonim

Como a segurança e a privacidade são um tópico tão importante, o assunto das VPNs e dos serviços de VPN é um assunto importante no momento. Na minha opinião, todos devem usar um serviço VPN. Usuários domésticos, usuários móveis, empresas, empresas, todos. Ele não apenas protege você contra hackers, mas também contra espionagem de ISP, governo e qualquer pessoa que queira saber o que você faz online. Mas quão seguras são as VPNs?

Consulte também o nosso artigo Como configurar uma VPN no

As VPNs têm várias dependências que determinam a segurança de uma VPN:

  • A empresa que presta o serviço.
  • Os logs que a empresa mantém.
  • Disponibilidade de opções de pagamento anônimas.
  • Endereços IP compartilhados.
  • Criptografia e tipo de conexão.

A empresa que presta o serviço

A própria tecnologia VPN é segura. A empresa que fornece a tecnologia é para onde você precisa procurar. Eles acompanham os desenvolvimentos? Realizar seus próprios testes de invasão e invasão? Eles atualizam seus softwares assim que as vulnerabilidades são descobertas?

Os aplicativos de VPN são suscetíveis a fraquezas de código ou programa, como qualquer outro aplicativo. Muito trabalho é feito para mantê-los o mais rígido e seguro possível, mas ocasionalmente são encontradas fraquezas. A marca de um bom provedor de VPN é a rapidez com que eles atualizam seus serviços para corrigir essa vulnerabilidade.

Os logs que a empresa mantém

Não faz sentido gastar com o uso de uma VPN se a empresa que oferece o serviço registra tudo o que você faz. Nesse caso, você também pode deixar seu ISP rastreá-lo e economizar dinheiro. Muitas boas VPNs oferecerão um serviço 'sem registro', onde seus servidores e roteadores VPN não mantêm registros de quem se conecta ou de qual tráfego é passado por eles.

São esses logs que os ISPs, governos e autoridades policiais usam para rastrear o que você faz online. Sem registros, ninguém sabe quem estava onde e quando.

Existem dois tipos de logs, logs de uso e logs de conexão. Os logs de uso são um registro do que você faz, para onde vai e do que faz o download. Estes são o que são usados ​​contra você. Os logs de conexão coletam metadados sobre quando você se conectou, por quanto tempo esteve conectado e se ocorreu algum erro. Eles não contêm informações incriminadoras.

A maioria dos provedores de VPN não mantém registros de uso, mas pode usar registros de conexão para obter qualidade e solução de problemas. Às vezes, os provedores de VPN precisam realizar o monitoramento em tempo real do tráfego para solucionar problemas, mas, caso contrário, devem declarar publicamente que não mantêm registros.

Alguns países exigem registro obrigatório, por isso vale a pena verificar onde o seu provedor VPN preferido está baseado. Alguns países europeus são seguros, como Suécia, Holanda, Luxemburgo e Romênia. Alguns países do Caribe são relativamente seguros, pois não exigem exploração madeireira. Verifique antes de comprar.

Opções de pagamento anônimas

Muitos provedores de VPN oferecem a capacidade de pagar pelo serviço anonimamente. Isso geralmente acontece com o Bitcoin, mas outros serviços podem ser oferecidos. Estes são geralmente apenas para a privacidade seriamente ocupada. Isso impede que seu provedor de VPN saiba seu nome, endereço e qualquer coisa a seu respeito, exceto seu endereço IP. Você ainda pode ser identificado por esse endereço IP, portanto, sua milhagem pode variar.

Para a maioria de nós, não é o fato de podermos pagar pelo serviço anonimamente que torna a VPN mais segura. É o fato de que esse serviço é oferecido. Isso significa que a empresa valoriza a privacidade e a leva a sério. Isso é o que é mais importante.

Endereços IP compartilhados

A maioria dos provedores de VPN compra intervalos de endereços IP inteiros e os usa em um pool para seus usuários. Eles também podem configurar seus endereços IP para serem compartilhados entre vários usuários ao mesmo tempo. Isso significa que ninguém realmente sabe quem está fazendo o quê enquanto estiver on-line, pois o caminho ficará confuso.

Isso, juntamente com nenhum monitoramento ou registro em tempo real, significa que seria incrivelmente difícil identificar um usuário em particular visitando um site específico ou fazendo o download de um arquivo específico.

Criptografia e tipo de conexão

Existem vários tipos de criptografia VPN, PPTP, OpenVPN, SSTP, L2TP e IKEv2 são apenas alguns. Alguns deles têm pontos fracos. No momento da redação deste artigo, o melhor método de criptografia do mercado é o OpenVPN, o IKEv2 e, talvez, o SSTP. Não use uma VPN que utilize criptografia PPTP, pois isso é considerado fraco.

A criptografia é um assunto profundo e detalhado e é bastante fascinante, mas está fora do escopo deste artigo. No entanto, também pode ser útil saber que as configurações mínimas para uma conexão OpenVPN devem ser handshake RSA-2048 bits, autenticação de hash SHA-1 ou SHA256 e uma cifra Blowfish-128 ou AES-256 bits. Muitos provedores de VPN de qualidade terão isso como padrão.

Então, quão segura é uma VPN? Muito seguro se você acertar. Vale a pena investigar um provedor de VPN que não mantém registros, que compartilha endereços IP, oferece opções de pagamento anônimas e a capacidade de conectar-se usando o OpenVPN.

VPNs - quão seguros eles são?