Anonim

Sou da opinião de que a mudança da Apple para os processadores Intel foi uma das mudanças mais inteligentes que eles já fizeram. Há vários motivos para isso no nível do hardware, mas no nível do software, ele oferece a capacidade de executar o Windows nativamente. Ele também fornece uma operação muito melhor ao executar o Windows dentro de uma máquina virtual. Antes da Intel, a virtualização tinha que funcionar como um emulador, um tipo de tradução entre os conjuntos de instruções de processadores completamente diferentes. Com a Intel, as máquinas Apple agora executam os mesmos processadores que a maioria do mundo dos PCs. O software VMware pode executar grande parte do código do software nativamente no processador host. Isso acelera o desempenho em grande escala.

A Apple disponibiliza o Boot Camp com o Leopard OS X. O Boot Camp é usado para criar uma configuração de inicialização dupla. Isso funcionará, pois permitirá que você execute o Windows completamente nativamente no seu Mac baseado em Intel. A desvantagem é que você precisará reiniciar a máquina para trocar de sistema operacional. Se você é como eu, onde alguns softwares são melhores no Mac e outros no Windows, ser forçado a reiniciar para alternar é incrivelmente irritante. Executar o Windows dentro de uma máquina virtual dentro do OS X, no entanto, significa que você pode executar o Windows como qualquer outro aplicativo instalado no seu computador. Não é necessário reiniciar.

Os dois grandes concorrentes para o Mac são Parallels e VMWare Fusion. Neste ponto, eu não tentei o Parallels. Francamente, isso ocorre porque ouvi dizer que o VMWare Fusion é melhor. Então, o que eu acho do VMware Fusion neste momento? Bem, o título deste post provavelmente o denunciou.

Usando o VMware Fusion

Instalei o VMWare Fusion no meu Mac Pro. Foi a versão de teste que lhe dará funcionalidade completa por 30 dias. Após a instalação, ele o guiará pelo processo de configuração da sua primeira máquina virtual. Você selecionará o sistema operacional com antecedência. Como o Windows é a opção mais popular, a VMware forneceu o suporte mais completo para esse sistema operacional. Você pode executar outros sistemas (como o Ubuntu) com o VMWare Fusion sem problemas, no entanto, algumas das conveniências que você obtém com o Windows não estarão disponíveis (mais sobre isso daqui a pouco). Ao instalar o Windows, o VMware solicita sua chave do produto. Faz isso porque pode automatizar a instalação do Windows do começo ao fim.

Se você já possui o Windows instalado em uma partição do Boot Camp, o VMware o detectará e permitirá que você use a instalação do Boot Camp como uma máquina virtual dentro do OS X. Não há necessidade de reinstalar.

VMware Fusion listando minhas VMs XP e Vista, bem como minha segunda
disco rígido (com o Vista instalado) como uma partição do Boot Camp.

Uma vez instalado, você pode iniciar sua máquina virtual com muita facilidade. Assim como um computador normal, ele inicializa e entra no Windows. A única diferença é que tudo ocorre dentro de uma janela no OS X. É realmente libertador poder reiniciar a máquina Windows sem reiniciar o computador inteiro.

No Windows, o VMware instalará o VMWare Tools. Essa é a contraparte que opera dentro do Windows, o que proporciona uma experiência mais sem aparências entre ele e o OS X. Por exemplo, posso mover o mouse facilmente dentro e fora da máquina virtual. Sem isso, quando clico dentro do Windows, o mouse fica preso até eu pressionar uma combinação especial de teclas que devolve o cursor do mouse ao OS X. O Vmware Tools também fornece acesso ao sistema de arquivos do OS X no Windows como uma unidade de rede em Z. Ele também oferece suporte ao modo Unity…

Modos de visualização

Existem três maneiras de visualizar a VM: modo de unidade, modo de janela e tela cheia. O modo Janela mostrará o Windows dentro de uma janela (irônico, eu sei), totalmente móvel e redimensionável dentro do OS X. Tela cheia exibe a tela inteira do Windows. No modo de tela cheia, é muito difícil dizer que você não está operando uma caixa nativa do Windows. No meu caso (usando várias telas no OS X), posso ter o Windows operando em tela cheia em um dos meus monitores, enquanto as demais telas mostram o OS X. E posso facilmente mover para frente e para trás. Isso fornece a maneira mais silenciosa de executar dois sistemas operacionais que eu já tive o privilégio de usar.

Windows Dentro de uma janela no OS X - Usando o VMWare Fusion

Executando o Internet Explorer 7 e o Windows Explorer no OS X usando o Modo Unity

O modo de unidade permite que você execute aplicativos do Windows dentro do OS X, aparentemente livres da interface do Windows. Isso significa que você pode adicionar aplicativos Windows ao Dock, selecioná-lo em Expor e tratar o aplicativo Windows como se fosse um aplicativo OS X. Funciona, no entanto, não é uma experiência livre de erros. Eu tive o VMware travar algumas vezes tentando fazer coisas dentro do modo Unity. Às vezes, mover o aplicativo do Windows mostraria sombras da área de trabalho do Windows atrás dele. Em outras palavras, o modo Unity é muito legal, mas não fornece uma maneira aparentemente impossível de executar um aplicativo Windows no OS X. Ainda é um buggy o suficiente onde você fica ciente o tempo todo que está operando em uma máquina virtual oculta embaixo.

Notas de uso e problemas

O desempenho do VMware é muito bom. Você deve ter em mente que, dentro da máquina virtual, o Windows ainda é o Windows. Por exemplo, eu executei o Vista dentro da VM. Funcionou, mas foi lento porque o Vista é um sistema operacional inchado. Se estiver inchado fora de uma VM, também ficará inchado na VM. O VMware Fusion parece executar o Windows XP muito melhor que o Vista. Depois de adicionar memória adicional ao meu Mac Pro, aumentei a quantidade de memória da máquina virtual em até 1 gigabyte. Como o Windows XP funciona muito bem em 1 gigabyte de memória, ele roda essencialmente na velocidade nativa dentro da máquina virtual. De vez em quando, leva algum tempo para a tela redesenhar dentro da VM, mas apesar de tudo, está funcionando muito bem. Se você estiver usando o Vmware Fusion no seu Mac, eu definitivamente recomendo o XP pelo Vista.

Eu também tentei rodar o Ubuntu Linux dentro do VMware Fusion. Também funciona bem, embora o suporte não seja tão forte quanto no Windows. O principal é que a instalação do VMware Tools for Windows é totalmente automática e fácil. Com o Ubuntu, o Vmware apenas cola uma imagem de DVD na área de trabalho do Ubuntu e deixa por sua conta. Isso não é muito útil para a maioria das pessoas. Um verdadeiro nerd do Linux que é o rei da linha de comando provavelmente poderia lidar com isso com facilidade, mas minhas habilidades no Linux não estão à altura disso. Portanto, o Ubuntu funciona bem no VMware Fusion, mas, a menos que você consiga instalar o VMware Tools, ele funcionará em uma pequena ilha virtual com pouca integração com o resto do seu Mac.

O VMware Fusion é um grande aplicativo e não é à prova de falhas. Eu consegui derrubá-lo duas ou três vezes agora. Um acidente me forçou a "Force Quit" dentro do OS X. Ele ainda permaneceu no Dock mesmo depois disso e eu finalmente reiniciei a máquina inteira para começar com uma folha em branco. Sem ter tentado o Parallels, eu imaginaria que faz o mesmo às vezes. Também passei por um período em que o Vmware parecia causar pânico no kernel no OS X. Isso aconteceu três vezes seguidas e não desde então.

O suporte para vários monitores é fraco. Talvez eu devesse dizer inexistente. No modo janela, eu posso arrastar a janela da VM - sem problemas. No entanto, no modo Unity, os aplicativos do Windows estão todos confinados a uma única tela. Tentar arrastar o aplicativo para outro monitor faz com que a janela não seja redesenhada. Simplesmente não irá. A visão de unidade é limitada à tela em que a própria máquina virtual está sendo executada.

O suporte ao hardware é bom dentro da máquina virtual. Obviamente, parte do hardware é virtualizada, mas o suporte a impressoras, dispositivos USB, acesso ao CD-ROM, tudo funciona sem problemas. Em essência, é como executar o Windows nativamente, com poucas exceções. A estabilidade também é boa, pois pude fazer coisas como usar meu scanner e digitalizar diretamente para a máquina virtual.

Conclusões

Em suma, o Vmware Fusion é um software muito bom, sem o qual eu nunca rodaria o meu Mac. Não é perfeito, mas espero que o Vmware continue a melhorá-lo. O VMware é o grande número de virtualizações do setor, portanto, você tem um nome confiável por trás do software. Então, por fim, os prós e contras:

Prós

  • Executa outros sistemas operacionais no seu Mac sem reinicializar
  • Fornece quase um uso quase impossível do Windows no OS X.
  • Grande performance
  • Fácil de usar

Contras

  • Não suporta configurações de várias telas
  • Às vezes falha
  • O modo de unidade não é perfeito
Fusão de VMware - uma necessidade de conversão para mac