Anonim

O Vivaldi, um navegador relativamente novo no mercado, é uma força a ser reconhecida. Com base na tecnologia usada para criar o Google Chrome, o Vivaldi é rápido e se concentra muito na personalização, permitindo que você atenda o navegador às suas próprias necessidades e hábitos.

A personalização está na vanguarda, mas também é completamente de código aberto. Nós cobrimos seus desenvolvimentos no passado, mas finalmente está em um estágio em que ele pode funcionar e competir contra os outros grandes jogadores como um navegador completo. Não deixe de acompanhar a nossa análise e você pode descobrir que vale a pena mudar as opções padrão do navegador para o novo cara do quarteirão - Vivaldi.

Personalização e recursos

Links Rápidos

  • Personalização e recursos
    • Guias
    • Plugins
    • Rapidez
    • Notas
    • Ações da página e depurador
    • Dados da Página
  • Código aberto
  • Suporte do SO
  • As desvantagens
  • Nossa Tomada
    • Encerramento

Não é segredo que muitas das mentes por trás de Vivaldi estavam na equipe de criação do navegador Opera. Agora, eles estão procurando construir algo melhor com o Vivaldi. Tatsuki Tomita, COO de Vivaldi e co-fundador, disse à Ars Technica que “Somos uma startup e não há razão para alguém usar outro navegador se parecer igual aos outros e funcionar da mesma maneira. Portanto, estamos nos concentrando nos usuários que desejam mais da experiência de navegação. ”

Ao abrir o Vivaldi pela primeira vez, os usuários são guiados por um processo de instalação. Começando, o navegador perguntará qual tema ou cores você deseja. Há muitas opções aqui - você pode escolher um belo layout em branco até um tema mais escuro e tudo mais. Essas cores sempre podem ser alteradas no menu Configurações posteriormente.

Em seguida, você será solicitado a configurar os locais das guias. Normalmente, as guias são colocadas na parte superior do navegador, mas o Vivaldi permite escolher entre as opções de posicionamento das guias da barra lateral superior, inferior e esquerda ou direita.

Por fim, você escolhe uma imagem de plano de fundo para sua página inicial e está pronto para começar a navegar na web com o Vivaldi.

Guias

A organização das guias é uma grande parte do Vivaldi - e essas são coisas que você não verá no Chrome ou Firefox. Mostramos anteriormente que você pode personalizar o posicionamento das guias, mas a organização real das guias vai além disso.

Se você usar muitas guias, poderá limpar a bagunça “empilhando” as guias. Por exemplo, você pode ter uma guia para Vídeos educacionais e empilhar todas as guias com esses vídeos existentes nessa guia. Ele limpa bem a bagunça e permite que você lide com as tarefas com muito mais facilidade.

Plugins

Um dos benefícios de usar o mecanismo Chromium para Vivaldi é que os desenvolvedores conseguiram colocar plugins / extensões em funcionamento rapidamente. De fato, os desenvolvedores não precisam desenvolver essas extensões especificamente para o Vivaldi - qualquer extensão da Chrome Web Store pode ser instalada no Vivaldi. Portanto, se você estiver criando uma extensão para o Chrome, ela funcionará no Vivaldi.

Isso realmente parecia funcionar perfeitamente. Demonstrei isso usando a extensão Pocket for Chrome e não tive problemas. Essa é uma ótima maneira de começar com um sólido ecossistema de plugins. Como o Vivaldi não é necessariamente popular o suficiente para os desenvolvedores criarem plugins individualmente para o Vivaldi, a integração de extensões do Chrome para trabalhar com o navegador torna as coisas muito mais fluidas dessa maneira.

Rapidez

O Vivaldi é um navegador rápido e ágil, mas às vezes pode ser um pouco lento. Isso ocorre principalmente porque os desenvolvedores estão usando o Chromium como espinha dorsal. Não há tanta lentidão quanto você teria no Google Chrome, o porco da memória que é. Nesse sentido, Vivaldi voará através de qualquer coisa que você jogue nele.

Mas, vamos começar a olhar para números concretos. Embora o Vivaldi possa parecer lento às vezes, na verdade ele é significativamente mais alto que o Firefox e o Chrome em renderização, cálculos matemáticos e memória. Aqui estão os resultados dos benchmarks do Firefox e Chrome do teste de benchmark Peacekeeper:

O Firefox fez o melhor (na maioria das áreas que não pertencem a dados e memória), ganhando 2970 pontos. Os resultados do Chrome foram surpreendentemente baixos em 2797 pontos, principalmente por causa de diferenças significativas na renderização quando comparados ao Firefox. Mas verifique como o Vivaldi se sai nesses mesmos testes (observe que ele diz "Chrome" no teste de benchmark, mas isso ocorre porque o Vivaldi usa a maior parte do mecanismo Chromium em seu navegador):

Embora os recursos de renderização e HTML5 permaneçam praticamente os mesmos nos três navegadores, a capacidade matemática e de memória de Vivaldi é muito maior, de acordo com esses benchmarks.

Mas, chega de referências. Como o Vivaldi, o Chrome e o Firefox se comparam nos testes do mundo real com o uso da CPU e da memória? No Chrome, Firefox e Vivaldi, abri cinco guias e as abri em sites normais que as pessoas comuns podem usar - notícias, mídia social, Google etc. etc. Abaixo, você pode ver os resultados de CPU e RAM para esses testes no Chrome e Firefox .

Curiosamente, o Chrome criou vários processos para apenas cinco guias, usando algumas centenas de megabytes de memória para tudo isso. O uso da CPU foi sobre a média, usando apenas cerca de 2, 2% da capacidade da CPU. O uso de memória do Firefox era praticamente o mesmo, mas tinha significativamente mais uso de CPU, operando com 4, 7% da capacidade. Agora, aqui estão as estatísticas para Vivaldi:

Vivaldi realmente fez uma coisa semelhante em comparação com o Chrome, iniciando uma tonelada de processos por ter apenas cinco guias abertas. Na verdade, ele abriu mais processos do que o Chrome, mas ainda permaneceu com o mesmo uso de RAM. No entanto, o uso da CPU foi muito superior ao Firefox e Chrome, usando 12, 9% da capacidade da CPU. Isso pode explicar a lentidão ocasional.

Portanto, no que diz respeito aos números de desempenho reais, parece que o Chrome leva o bolo aqui. Lembre-se de que alguns desses números podem ser distorcidos porque meu hardware não é o melhor do mercado - as versões de 64 bits desses navegadores apresentam melhorias mínimas; na verdade, eles têm alguns anos. Isto é o que eu estou executando:

  • Processador i7 Intel Quad Core com clock de 2.0GHz
  • GPU NVIDIA GTX 670M
  • 12 GB de RAM
  • Um HDD principal de 120 GB da Hitachi
  • Um disco rígido secundário de 500 GB da Hitachi
  • Windows 10 com a atualização do Spring Creators

Notas

Vivaldi também tem anotações embutidas. Em qualquer página do site, você pode começar a tomar notas na página em que está. Obviamente, as anotações não precisam ser específicas sobre a página em que você está, mas o Vivaldi inclui um link para a página em que você estava ao fazer essas anotações, caso seja algo que você queira visitar novamente.

Ações da página e depurador

Outra coisa interessante que Vivaldi faz é “Ações da página”. Há várias coisas que você pode fazer com essas ações, alterando a página em que está de diferentes maneiras para facilitar a leitura. Por exemplo, você pode filtrar a página com uma "Visualização do leitor", que permite transformar a página em algo muito mais amigável para a leitura. Isso pode ser útil para artigos ou trabalhos de pesquisa mais longos.

Dados da Página

Uma coisa pequena, mas interessante, que Vivaldi faz é dizer o tamanho das páginas que você está carregando na barra de endereços. As informações não são necessariamente "úteis", mas podem lhe dar uma boa idéia do motivo pelo qual uma página está demorando mais para carregar do que outra no que diz respeito ao tamanho dos dados.

Código aberto

Como o Vivaldi está usando o Chromium como mecanismo e o Chromium é de código aberto, você poderia dizer que o Vivaldi é "principalmente" de código aberto. Mas esse não é inteiramente o caso no sentido tradicional do que é código aberto. No sentido tradicional, o código aberto permite o desenvolvimento aberto e qualquer um que “contribua” para o projeto, neste caso o Vivaldi. No entanto, você não pode fazer nada disso com Vivaldi. Muitos dirão que o Vivaldi é de código aberto, mas, na realidade, a única coisa de "código aberto" é que você pode visualizar o código que eles estão usando. Você não pode pegar o código e criar um novo projeto, muito menos contribuir com o projeto Vivaldi.

Suporte do SO

Por ser um novo navegador, o Vivaldi possui um ótimo suporte em todos os sistemas operacionais. Logo de cara, você o tem disponível para Mac, Windows e até Linux. Vivaldi realmente funcionará em todas as distribuições Linux. As versões móveis do navegador ainda não estão disponíveis, mas esperamos uma grande jogada aqui, pois Vivaldi disse que está projetando um navegador móvel Vivaldi com usuários avançados em mente.

As desvantagens

A maior desvantagem de Vivaldi no momento é não ter aplicativos móveis disponíveis e, portanto, nenhuma configuração compartilhada, histórico, favoritos ou páginas. Isso pode ser um obstáculo para muitos, já que o celular é uma parte tão grande de nossas vidas neste momento. É muito fácil ter o Chrome em todos os seus dispositivos e poder pular do que você estava fazendo no telefone para o tablet ou desktop. O Vivaldi ainda nem tem um aplicativo móvel, embora digam que um está chegando - simplesmente não sabemos quando.

Também acho que o desempenho - uso da CPU e da memória - é uma desvantagem, embora possa ser que, para ter mais recursos, você tenha que sacrificar o desempenho bruto. A lentidão às vezes pode ser irritante, então seria bom ver os desenvolvedores do Vivaldi apresentarem uma correção que proporcionaria alguma eficiência aqui. Eles dizem que estão criando o navegador para usuários avançados, então alguém poderia assumir que isso também está chegando ao fim.

Nossa Tomada

Vivaldi é um navegador extremamente formidável - não há muito "ruim" a dizer sobre isso. Vindo do Firefox, você pode sacrificar um pouco de velocidade, mas, em troca, obtém um monte de recursos e personalização que você normalmente não encontraria em um navegador.

Então, vale a pena desistir do navegador padrão que você conheceu e ama? Em última análise, cabe a você decidir, mas definitivamente vale a pena tentar. Para mim, o Vivaldi é o que eu mudei para usar regularmente por causa da experiência recente em comparação com os navegadores padrão. Como eu disse anteriormente, os recursos que ele oferece são, até o momento, incomparáveis.

Por outro lado, se você é principalmente um usuário móvel, o Vivaldi provavelmente não é uma boa opção. Eu ainda recomendo experimentá-lo em um laptop ou desktop, se você tiver a chance, mas até que o Vivaldi possa oferecer um aplicativo móvel, os usuários móveis ainda serão beneficiados pelos recursos de configuração compartilhada do Chrome ou Firefox.

Encerramento

Vivaldi pode não ter o orçamento de marketing dos grandes players do mercado - como Google e Mozilla - mas ainda é um navegador parecido com o que essas grandes empresas estão oferecendo. Se você gosta de ter muitos recursos e não se importa com a falta de uma presença móvel por enquanto, pode até ser melhor do que o que o Google e a Mozilla estão oferecendo.

Mas, quando se trata disso, o Vivaldi é um navegador a ser considerado. Muito trabalho foi feito e os desenvolvedores ainda estão trabalhando criando novos recursos poderosos para serem incluídos no navegador em futuras atualizações. Se você deseja uma nova experiência de navegador, não pode errar com o Vivaldi. E se você ainda não estiver pronto para mudar de navegador padrão, eu recomendaria que todos experimentassem o Vivaldi - é uma experiência refrescante.

Faça o download agora: Vivaldi

Revisão de Vivaldi: o próximo grande navegador que ninguém conhece