Anonim

O Vivaldi é um navegador relativamente novo no mercado, sendo desenvolvido e projetado pelos caras que inventaram o navegador Opera. Escrevemos uma visão geral sobre o que era o Vivaldi há cinco meses, mas agora a versão 1.0 do Vivaldi foi lançada e com muitos recursos novos também.

Se você não conseguiu captar esse post, vale a pena ler e definitivamente vale a pena assistir ao vídeo, principalmente porque é interessante ver até onde Vivaldi chegou desde então. Uma coisa é certa: o Vivaldi está se configurando para ser um navegador realmente elegante e poderoso. De fato, já é melhor que o Chrome e o Firefox em alguns aspectos. Em apenas um ano, não seria surpreendente ver Vivaldi se tornar uma das grandes opções do setor.

Tudo isso dito, vamos levá-lo através de todos os novos recursos e adições que vêm no Vivaldi 1.0, e ainda fornecer uma visão geral em vídeo no final. Então, vale a pena mudar para Vivaldi agora que a versão 1.0 está aqui? Saiba mais abaixo!

desenhar

A versão 1.0 não trouxe muitas alterações de design. Tudo permanece praticamente o mesmo a esse respeito, ainda tendo aquela boa mistura de pretos e vermelhos em todo o navegador. Claro, você sempre tem a opção de escolher o tema mais claro no menu Configurações em "Aparência".

Agora, há um recurso Adaptive Interface Color, que sempre esteve presente, mas de maneira indireta. A interface do usuário basicamente se adapta à cor de qualquer página da web que você visualiza. É uma coisa pequena, mas bastante elegante em como as coisas se misturam e parecem uniformes.

atuação

O desempenho é uma das diferenças mais notáveis ​​no Vivaldi 1.0, na minha opinião. Quando o navegador estava em seus estágios iniciais, havia definitivamente alguns problemas de desempenho notáveis, mas a versão 1.0 parece voar. Agora, parece diminuir a velocidade e gaguejar quando você tem muitas guias abertas. Isso pode ser um fator decisivo para alguns, mas também é algo que vemos aqui e ali no Firefox e Chrome ainda.

Uma grande mudança para ver no Vivaldi 1.0 são os problemas de memória. Vivaldi teve muitos problemas de memória no início, ocupando centenas de megabytes de espaço. Após a execução de alguns testes, parece que o navegador atinge o máximo de 40 MB, mas isso também tem muito a ver com o que você está fazendo dentro do navegador. No meu caso, acabei de fazer uma navegação simples, mas mesmo assim, o problema de memória diminuiu significativamente.

No geral, ele se transformou em um desempenho do navegador muito melhor. Em seguida, também existem alguns novos recursos que não valem nada.

Recursos

Uma das principais coisas que Vivaldi analisa é como todos estão visualizando o mesmo navegador antigo, mas com marcas diferenciadas. O Chrome e o Firefox são praticamente os mesmos: você ainda está olhando para a mesma interface plana com as mesmas guias - apenas em um ambiente diferenciado. Isso vale para quase qualquer navegador. Vivaldi tem como objetivo agitar um pouco isso para que você realmente tenha uma experiência única. Uma das maneiras de fazer isso é com o gerenciamento de guias.

Agora você pode fazer várias coisas diferentes com guias para mantê-las mais organizadas. Por exemplo, agora você pode soltar uma guia em outra e salvá-las como uma pilha. Como alternativa, você pode ter sessões de guias, que permitem salvar um conjunto de guias abertas e abri-las sempre que lhe apetecer.

Outro recurso realmente interessante é o Tab Stack Tiling, que permite visualizar as guias empilhadas em um estilo de grade ou lado a lado.

Existem alguns outros recursos menores no Vivaldi, mas esse é realmente o principal que foi adicionado desde a última vez que vimos o navegador. Estamos ansiosos para ver outros ótimos recursos em versões futuras, com certeza!

Vídeo

Encerramento

Em suma, Vivaldi está bem, e estou especialmente impressionado com a versão 1.0. Já percorreu um longo caminho desde a primeira vez que o analisamos, há alguns meses, e eu o tenho usado como meu navegador principal nos últimos dias. Então, é hora de mudar para Vivaldi? Bem, isso realmente depende das suas preferências. Você está procurando algo rápido, novo e emocionante? Então você certamente precisa levar Vivaldi para dar uma volta!

Mas talvez você perca todos os benefícios que acompanham o bloqueio do ecossistema do Google com o Chrome. Ou talvez você prefira o que funcionou para você o tempo todo. Nesse caso, definitivamente vale a pena aderir ao seu próprio navegador, algo que você já conhece. No entanto, ainda não é uma má ideia fazer o download do Vivaldi e dar uma volta ao lado. Quem sabe, você pode acabar adorando!

O que você acha do navegador Vivaldi? Informe-nos nos comentários abaixo ou inicie uma nova discussão nos fóruns da PCMech.

O Vivaldi 1.0 finalmente chegou, chegou a hora de fazer a troca?