Anonim

O Virtualbox é para aqueles que desejam executar um sistema operacional alternativo dentro do Windows, em vez de inicialização dupla. O uso deste software permite controle total sobre um ambiente virtual. Se você possui a licença, pode instalar outra cópia do Windows dentro do Windows ou uma distribuição Linux, FreeBSD, OpenBSD e até OS / 2 Warp!

Aqui está um exemplo de tutorial de como configurar o Linux Mint 5 no Virtualbox.

(Todas as imagens podem ser clicadas para versões em tamanho real)

Acima está a tela principal do Virtualbox. A partir daqui, clique no botão "Novo" no canto superior esquerdo.

Acima está o Assistente de Nova Máquina Virtual. Clique em "Next".

Acima está a seção em que você dá um nome à sua máquina e escolhe o tipo de SO. Eu escolhi nomear o meu “Linux Mint 5” e o Tipo de SO como “desconhecido” (o que é bom para a maioria das instalações do Linux). Se você estivesse instalando outra cópia do Windows, escolheria a versão apropriada no menu suspenso.

Quando terminar, clique em "Avançar"

Acima está o tamanho da memória base (ou seja, RAM) que será alocada para a máquina virtual quando iniciada. O padrão é 64 MB, mas isso é muito, muito lento. Se você tiver a RAM disponível, escolha aumentar o tamanho da base pelo menos 512 MB.

Quando terminar, clique em "Avançar"

Acima é onde criamos nosso disco rígido virtual. Como nunca criamos um antes, clicamos em "Novo".

Acima está o Novo Assistente de Disco Virtual.

Clique em "Next"

Acima é onde escolhemos nosso tipo de imagem.

Dinâmico: a imagem do disco será expandida conforme o espaço necessário.

Estático: a imagem do disco será "em tamanho real" quando criada.

Eu recomendo escolher Dynamic para evitar desperdiçar espaço no disco rígido. Não há diferença de desempenho imperceptível.

Clique em "Next"

Acima é onde escolhemos o tamanho do nosso disco rígido virtual. O padrão é 2 GB. Para sistemas operacionais modernos, sugiro usar pelo menos 8 GB, a menos que você pretenda executar algo muito antigo, como o Windows 98, que precisaria apenas de 2 GB.

Quando terminar, clique em "Avançar".

Acima está uma confirmação das configurações do disco rígido virtual que estamos prestes a usar. Anote a localização do disco rígido virtual . No Windows, esse é um arquivo com uma extensão .VDI (imagem de disco virtual) e está localizado na sua pasta de usuário no diretório .Virtualbox, subdiretório VDI.

Quando estiver pronto, clique em "Concluir".

Acima, agora voltamos à tela que estava aqui antes de criarmos nosso disco rígido virtual. Já está selecionado e pronto para uso. Clique em "Next".

Acima está uma confirmação da máquina virtual que estamos prestes a criar. Clique em "Finish".

Acima, agora estamos de volta à tela principal. Uma máquina virtual está listada (a que acabamos de criar). Agora é hora de carregar o sistema operacional na máquina virtual.

Antes de carregar o sistema operacional, precisamos fazer algumas modificações rápidas.

Qualquer coisa no painel direito em azul é uma configuração que pode ser clicada no Virtualbox.

Primeiro vamos clicar em Geral

Acima, alterei o tamanho da memória de vídeo para 64 MB. O padrão é 8 MB, o que, embora adequado, torna o tempo de desenho da tela muito lento.

Você notará que todas as configurações disponíveis nesta janela imitam os links azuis no painel direito da tela principal. Então, em vez de clicar em OK na parte inferior, clicarei em Unidade de CD / DVD .

Acima, quero montar uma unidade de CD-ROM onde está a distribuição Linux. Posso optar por montar diretamente a unidade óptica física no meu computador ou usar uma imagem ISO baixada . Marque a opção “Arquivo de imagem ISO” e clique no ícone da pequena pasta à direita.

Acima, depois de clicar no ícone da pequena pasta, sou levado ao Virtual Disk Manager. A partir daqui, preciso adicionar uma imagem ISO baixada. Então eu clico em "Adicionar" na parte superior.

Acima, naveguei no meu disco rígido até o local da imagem ISO baixada e a adicionei ao Virtual Disk Manager. Como terminei aqui, clique em "Selecionar" para sair desta tela.

Acima, o arquivo de imagem ISO foi selecionado com sucesso. Agora clico em Áudio à esquerda.

Acima, (isso é OPCIONAL), escolho ativar o Áudio e usar o Windows DirectSound, que é a melhor opção. Agora eu clico em USB .

Nesta tela, habilito o controlador USB para garantir que o sistema operacional possa acessar qualquer dispositivo USB conectado ao computador.

Há mais uma configuração que preciso verificar. Clico em Geral novamente e, em seguida, clique na guia Avançado .

Na verdade, eu tenho uma unidade de disquete no meu computador, então desmarco isso. Além disso, confirmo que a máquina inicializa primeiro a partir do CD / DVD-ROM e depois do disco rígido. Isso é para garantir que, quando inicializado, eu poderei instalar o SO.

Agora estou oficialmente pronto e pronto para iniciar a máquina. Eu clico em OK .

Acima, estamos de volta à tela principal, minha máquina está pronta para funcionar. Clico no botão Iniciar (canto superior esquerdo).

Acima, você é apresentado a uma caixa de informações. Isso indica que, quando "dentro" da máquina, o teclado é capturado. E para sair disso, você deve pressionar a tecla CTRL do lado direito do teclado.

Boas informações para saber.

Clique em OK

Acima, outra caixa de informações. É seguro ignorar esse aviso, pois a máquina virtual ainda funcionará normalmente. Você pode ter problemas de exibição estranhos apenas se estiver tentando instalar um sistema operacional mais antigo, como o OS / 2 Warp.

Acima, o Linux Mint foi inicializado com sucesso a partir da imagem ISO.

Nota: Você pode receber alguns avisos do GNOME. Ignore isso. Basta chegar à área de trabalho.

Agora é hora de instalá-lo, então clique duas vezes no ícone Instalar na área de trabalho.

Acima, instalação do Mint. Você pode fazer outras coisas no seu computador enquanto aguarda a conclusão (isso leva tempo).

LEMBRE-SE: Para liberar o teclado e o mouse para voltar ao Windows, você deve pressionar a tecla CTRL do lado direito do teclado uma vez. Para voltar para a sessão virtual, clique dentro da área de trabalho virtual novamente.

Acima, o Mint é instalado. No entanto, não reinicie ainda. Ainda temos a imagem ISO montada e precisamos desmontá-la para que a máquina virtual não continue inicializando a ISO repetidamente.

Acima, clique em Dispositivos e depois desmonte o CD / DVD-ROM . Bastante fácil.

Agora eu posso reiniciar. Clico no botão "Reiniciar agora" na sessão.

Acima, esta é a confirmação de que não estamos inicializando a partir da imagem ISO. Se você vir isso, está inicializando diretamente do disco rígido virtual. Selecione “genérico” e pressione Enter para inicializar o Mint.

Acima, eu entrei e agora configurarei minha conta do Linux Mint.

Acima, o Mint Updater. Isso confirma que a conectividade com a Internet está funcionando (você também pode usar um navegador da Web) e tenho muitas atualizações para aplicar. ????

E é isso. Você está fora para as corridas.

Virtualbox (e configurando o linux mint no windows)