Anonim

Hoje, mais pessoas estão configurando PCs virtuais do que nunca. Seja para aplicativos herdados, jogos antigos ou apenas para nostalgia, ter computadores virtuais está se tornando muito mais comum.

Uma das maiores queixas sobre PCs virtuais pode ser resumida em uma única pergunta:

Como faço para compartilhar arquivos entre o PC virtual e o computador host?

Esta é a pergunta que farei o meu melhor para responder nesta documentação.

Antes de continuar, existe um software para PC virtual que facilita a execução de tudo isso, como o VMWare Workstation, mas esse é um programa pago. Você provavelmente está usando o Virtualbox ou o VMWare Player gratuito. Esta documentação pressupõe que você está usando o método gratuito que não possui as vantagens extras de rede fáceis de usar que a Workstation possui.

Etapa 1. Use o Bridged Networking

No VMWare Player e no Virtualbox, a configuração de rede padrão é NAT. Para pastas compartilhadas, isso realmente não é uma boa escolha. A rede em ponte, por outro lado, funciona muito melhor.

No VMWare Player:

No Virtualbox:

Quando você usa o NAT, o IP atribuído à máquina virtual será de Classe A, como 10.10.10.100. Com ponte, o IP atribuído será uma Classe C que segue o esquema atual do roteador, como 192.168.0.5.

O que o uso de uma configuração em ponte faz é permitir que você descubra o endereço IP da máquina com muito mais facilidade e torne-a mais acessível a partir do computador host. De fato, ao usar a ponte, você verá o endereço do seu PC virtual listado na lista de dispositivos conectados do seu roteador como se fosse uma máquina real.

Além disso, se você já configurou um PC virtual que absolutamente não se conectará à Internet, não importa o que você faça, provavelmente é porque você usou o NAT. Mude para bridged e eureka, a internet funciona.

Etapa 2. Entrada para saída e não saída para entrada

A primeira reação da maioria das pessoas é criar uma pasta compartilhada fora da sessão no computador host para a conexão do PC virtual. Às vezes, isso funciona mal ou não funciona. Se você criar uma pasta compartilhada na sessão, isso funcionará muito melhor.

Exemplo usando o Windows 98SE:


Habilitando o compartilhamento de arquivos via Painel de Controle / Rede


O compartilhamento de arquivos e impressoras está ativado

Crie uma pasta na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em Compartilhar

Conceder permissões de acesso total, Aplicar, OK

Exemplo usando o Windows 2000:

Crie uma pasta na área de trabalho, clique com o botão direito do mouse em Compartilhar

Compartilhe a pasta, Aplicar, OK. As permissões padrão serão "Acesso total" se você estiver conectado como Administrador.

Etapa 3. Obter o IP do PC virtual, o PING do host para testar

Usando o Windows 98SE:

Iniciar / Executar / winipcfg, informações IP locais são mostradas

Usando o Windows 2000:

Iniciar / Executar / cmd / ipconfig, informações IP locais são mostradas

Teste PING do host (Windows 7) para virtual (Windows 2000)

PING é bem sucedido; tudo dá uma olhada

Etapa 4. Nome do grupo de trabalho PING do PC virtual

Nos ambientes Windows para Windows, você pode PING diretamente o nome do computador. É bom fazer isso para que você tenha duas maneiras de se conectar a um compartilhamento de rede de computador virtual, abordado na próxima seção.

Eu tenho uma sessão do VMWare Player do Windows 98SE aberta e meu nome de grupo de trabalho definido para esse computador é vbox-win98. EU PING esse nome diretamente para ver se recebo uma resposta:

Isso funciona, então agora eu tenho duas maneiras de me conectar diretamente ao meu compartilhamento.

Etapa 5. Conecte-se ao compartilhamento de rede do PC virtual

O método tradicional de conexão com um compartilhamento de rede a partir de um PC Windows conectado a um grupo de trabalho no ambiente Windows é o método whack-whack, como esse na barra de endereços do Explorer:

\ nome do grupo de trabalho do pc virtual

As duas barras invertidas são chamadas de 'golpes' porque é mais fácil dizer do que 'barra invertida'. Se o nome do grupo de trabalho do computador fosse 'banana', por exemplo, você verbalizaria isso como "Conecte-se ao banana whack-whack".

Digitar whack-whack seguido pelo nome do grupo de trabalho no Explorer ficaria assim:

… E faça o seguinte:

Se isso não funcionar, você pode digitar alternativamente whack-whack seguido pelo IP do PC virtual, assim:

…para conseguir esta:

Um ou outro funcionará.

Por que não usar simplesmente a lista 'conhecida' de computadores na barra lateral esquerda no Explorer ou no 'Ambiente de rede'?

Existe o seguinte:

… No entanto, nem sempre é garantido que isso funcione devido à maneira como os PCs virtuais são ligados / desligados novamente. Provavelmente, é verdade que você não tem o PC virtual em execução o tempo todo e só o lança quando necessário; isso pode atrapalhar o método de descoberta de rede do Windows, bem como outros sistemas operacionais host.

A conexão direta por nome ou direta por IP é mais ou menos uma maneira de atualização forçada. Isso é bom porque você deseja que o host “perceba” que o PC virtual está lá, pronto e aguardando as conexões de entrada para seu compartilhamento.

Também é verdade que, se o ambiente operacional virtual do Windows for uma versão anterior ao Windows 2000, ele não atualizará o status da rede da maneira que você deseja; é por isso que, em alguns casos, não importa quanto você atualize, o nome da rede simplesmente não aparecerá na lista.

Folha de dicas do Virtual PC para redes compartilhadas em janelas mais antigas