Anonim
Alguém aqui se lembra do Nintendo 64? O Super Nintendo? O Atari 2600? O Sega Genesis? O que todos esses incríveis consoles da velha escola tinham em comum?

Não, não era o fato de todos usarem cartuchos (bom palpite). Desistir?

Todos eram quase indestrutíveis. A menos que você tenha optado por levar um taco de beisebol para um, as chances são de que eles continuem se arrastando pelo que você pode jogar neles. Meu 64 caiu de um lance de escada e empurrou em um carro. Até derramou um pouco de água (não por mim, veja bem). Ainda está em execução e estou no meu terceiro 360. Como você pode ver, os sistemas antigos, quase imperturbáveis, são realmente uma coisa do passado.

Suponho que seja o preço que temos que pagar por novas tecnologias, na verdade. Claro, nossos jogos parecem melhores, soam melhor e jogam melhor. Ao mesmo tempo, porém, os consoles que os controlam não têm o mesmo tipo de longevidade que seus irmãos mais velhos. Seja pelo acabamento de má qualidade ou simplesmente pelo fato de o novo hardware ser mais delicado do que o antigo … é irrelevante. O fato é que você não pode mais ligá-lo e continuar.

Você precisa cuidar dos seus jogos. Aqui está como.

Mantenha seu console em uma área razoavelmente seca e bem ventilada

Este realmente deve ir sem dizer. Os consoles são como qualquer outra peça de equipamento eletrônico. Se eles forem mantidos em um local muito úmido, a água poderá causar um curto-circuito nos circuitos ou corroer o funcionamento interno. Seca demais e a eletricidade estática entra em funcionamento, causando o sistema soprar uma junta. Como um aparte, estou bastante certo de que foi o que aconteceu com o meu antigo 360, que foi emprestado a um clube de jogos na época.

A ventilação deve ser desnecessária. Se você mantiver seu console em uma área compacta e apertada, não haverá lugar para os ventiladores exalarem o calor. Vai aumentar, e as coisas podem começar a derreter. No mínimo, o calor se desgastará bastante em seu sistema e começará a quebrar seu hardware consideravelmente mais rápido.

Alcatifa é ruim

Não mantenha seu console no tapete. Repito isso mais uma vez, com a sensação: não mantenha o sistema no tapete. O carpete absorve o calor mais rapidamente do que as superfícies de madeira ou pedra (e o retém). Basicamente, atua como um isolador. Acho que não preciso explicar por que isso é ruim. Além disso, os tapetes tendem a coletar poeira e fibras soltas, o que pode acabar entupindo as aberturas do sistema. Novamente, você não quer isso.

Seja gentil

Você pode ficar tentado a jogar seu PS3 volumoso e robusto, simplesmente porque parece indestrutível, mas na verdade não é. Os consoles modernos são mais parecidos com os PCs do que muita gente sabe, e todos sabemos o que acontece se você usar força excessiva em um computador - não é bonito. Atingir ou soltar seu console são métodos definidos para garantir que você estará comprando outro sistema em um futuro próximo.

NUNCA, jamais, NUNCA mova seu sistema de forma alguma, quando estiver em execução. Isso não apenas tem o potencial de atrapalhar completamente seus discos, como também pode atrapalhar o funcionamento interno do seu sistema. É como chutar uma torre de PC de lado quando você a executa. É uma má idéia.

O ar comprimido é seu amigo

E a poeira é sua inimiga. De vez em quando, pegue uma lata de ar comprimido e limpe a poeira do sistema borrifando-a (na posição vertical) nas aberturas de ventilação. Se não o fizer e seu hardware estiver muito isolado, você sabe o que vai acontecer, tenho certeza.

Infelizmente, abrir seu console para limpar peças individuais de hardware geralmente está fora de questão, pois geralmente anula a garantia. Além desse pequeno ponto, você basicamente precisa tratar seu console como um computador. Isso é tudo o que há, realmente.

Créditos da imagem:

O guia de cuidados do console de videogame