Anonim

Uau . Essa foi a primeira palavra que passou pela minha cabeça nos momentos que a música começou a tocar nos alto-falantes do Vanatoo Transparent One que eu havia acabado de montar na minha mesa. A faixa era "We Found Each Other In The Dark", do álbum de 2011 da City and Colour Little Hell , e esses alto-falantes compactos das prateleiras sentados de cada lado do meu monitor estavam produzindo um palco sonoro notavelmente mais convidativo do que o fornecido pelo meu alto-falantes padrão, o Focal XS.

Tive a oportunidade de ouvir os palestrantes do Vanatoo Transparent One em março, durante a conferência Macworld / iWorld deste ano em San Francisco, mas apenas no salão grande e barulhento - dificilmente um ambiente de audição ideal. Pelo que pude ouvir naquele dia, porém, ficou claro que esses palestrantes, os primeiros dos co-fundadores da Vanatoo, Gary Gesellchen e Rick Kernen, mereciam um olhar mais atento. Felizmente, Vanatoo me emprestou um par para revisão e eu os aprecio nas últimas semanas.

Design e Recursos

Os alto-falantes Vanatoo Transparent One são compactos para os alto-falantes das estantes, mas são maiores que a média quando se trata de uso em mesa. Eles chegam pesando 12 libras cada um e medem 10 cm de altura, 6, 5 cm de largura e 8, 5 cm de profundidade (o alto-falante passivo é um centímetro mais raso, pois não possui as entradas e os botões de controle do alto-falante ativo).

As peças centrais do projeto Transparent One são o woofer de alumínio de 5, 25 polegadas, um radiador passivo de 5, 25 polegadas na parte traseira e um tweeter de cúpula de seda de 1 polegada na frente. Juntos, eles produzem uma combinação de cordialidade e clareza que ainda não encontrei em outro alto-falante do mesmo tamanho, mesmo remotamente na mesma faixa de preço.

Na parte de trás, você encontrará uma variedade de entradas e controles. Estão disponíveis quatro tipos de entradas, incluindo USB, Toslink óptico, coaxial digital e uma entrada analógica de 1/8 de polegada (3, 5 mm). Mas não espere um comutador de múltiplas entradas completo ou a capacidade de alternar entradas. Apesar da variedade de entradas, apenas uma pode estar ativa de cada vez, e você precisará desconectar fisicamente a entrada atual para que uma nova entrada funcione.

Olhando mais para o painel traseiro do alto-falante ativo, os graves independentes, agudos e de volume permitem refinar a saída dos alto-falantes, e um botão esquerdo / direito ajuda na configuração da localização dos alto-falantes (e é especialmente útil, considerando que o alto-falante ativo é uma polegada mais profunda que o alto-falante passivo, potencialmente limitando certas opções de posicionamento).

Como discutirei mais adiante, os alto-falantes do Transparente Um se sustentam lindamente sem um subwoofer, mas para quem procura um pouco mais de baixo, também está disponível uma saída para subwoofer. Quando conectados, os alto-falantes definem automaticamente um crossover em 125 Hz para fornecer o equilíbrio adequado entre os alto-falantes e o subwoofer.

Os módulos externos Bluetooth e AirPort Express tornam os alto-falantes Transparent One prontos para conexão sem fio

Um toque agradável dos alto-falantes Transparent One é a adição de uma tomada CA no painel traseiro de controle e entrada. A Vanatoo vende os alto-falantes Transparent One nos kits AirPlay e Bluetooth, mas, em vez de apresentar o circuito sem fio dentro dos alto-falantes, como os alto-falantes Klipsch G-17 ou iHome, os kits incluem um Apple AirPort Express 802.11n (1ª geração) ou Avantree Bluetooth receptor. Qualquer um pode conectar diretamente à tomada CA na parte traseira dos Transparentes e transmitir áudio através da entrada de 3, 5 mm. Do ponto de vista do design, essa configuração não é tão limpa quanto um chip sem fio integrado, mas ajuda a manter as coisas mais simples dentro dos alto-falantes e permite que o usuário atualize facilmente para futuras tecnologias de música sem fio à medida que elas se tornam disponíveis.

Os alto-falantes Transparent One são alimentados por um amplificador classe D de 60 watts por canal, alojado no alto-falante ativo que fornece bastante espaço para a cabeça. Enquanto eu conseguia fazer os alto-falantes distorcerem levemente a volumes dolorosamente altos, qualquer nível de audição razoável era adequado. Na verdade, fiquei especificamente impressionado com o quão bem esses alto-falantes soavam em volumes baixos . Os Transparentes mantiveram um som rico e claro quando outros alto-falantes semelhantes, como o meu Audioengine A5 +, perdem sua “mágica” em níveis mais baixos de audição.

Direct Digital

Durante meu período de análise, passei a maior parte do tempo ouvindo os transparentes via USB conectado ao meu PC e Mac, mas também experimentei entradas ópticas e analógicas. As entradas analógicas foram usadas especificamente para testar a funcionalidade do kit sem fio com os dispositivos Bluetooth e AirPort Express. A música transmitida sem fio via Bluetooth e AirPlay surpreendentemente ficou aquém do USB e óptico, mas ainda era mais do que aceitável para ouvir ocasionalmente. No entanto, se você usar esses alto-falantes em sua mesa, recomendo usar uma entrada digital como USB e por boas razões.

Apesar de serem alimentados com alto-falantes com entradas digitais, os Transparentes não possuem um conversor digital-analógico (DAC). O amplificador D2Audio Classe D do alto-falante ativo alimenta diretamente os alto-falantes sem a conversão analógica tradicional e os amplificadores operacionais intermediários. No lado positivo, isso significa que uma entrada de sinal digital no Transparent Ones permanece digital até o alto-falante, eliminando fatores que podem degradar a qualidade do som. No lado um pouco negativo, isso significa que, embora os alto-falantes possam aceitar um sinal digital de até 96kHz / 24 bits, o processador de sinal digital integrado converte internamente todo o áudio recebido em 48kHz / 24 bits. Nos meus testes com faixas sem perdas que variam de 44kHz / 16 bits a 192kHz / 24 bits, no entanto, essa conversão não prejudica visivelmente a saída de som percebida, e a música soa simplesmente incrível.

Ouvir a música

É sempre difícil descrever a qualidade do alto-falante por escrito quando o leitor não estava lá para compartilhar sua experiência, mas tentarei destacar alguns destaques dos meus testes de audição.

Como eu mencionei antes, o Vanatoo Transparent Ones imediatamente soou melhor do que meus falantes regulares, o Focal XS. Como um sistema 2.1 com um design drasticamente diferente, as comparações não serão científicas ou necessariamente justas, mas posso afirmar sem hesitar que, depois de duas semanas, prefiro muito os Transparentes aos Focal XS e aos meus alto-falantes de prateleira padrão, o Audioengine A5 +.

Os Transparentes oferecem uma combinação única de calor e clareza, com graves impressionantes para alto-falantes desse tamanho. No álbum de 2008 do Kooks, Konk , ouvi uma harmonia vocal em "See the Sun" que eu nunca havia notado antes. Isso não quer dizer que eu não pudesse ouvi-lo com meus outros alto-falantes, mas os Transparentes abraçaram essas frequências e as destacaram.

Com a épica balada de Joe Satriani, "Always With Me, Always With You", de Surfing With the Alien , de 1987, os solos de guitarra assumiram um novo nível de realismo, enquanto os instrumentos que acompanhavam enchiam um amplo e abrangente palco sonoro.

Para realmente empolgar, eu carreguei “Magic” do álbum recente do Coldplay, Ghost Stories . Os Transparentes pegaram a linha de base da música e me atingiram no estômago. Esses alto-falantes relativamente pequenos rivalizavam com a potência baixa do meu Monitor Audio Silver 10s, um feito impressionante.

Finalmente, a obra-prima de Billy Joel, The Longest Time ( An Innocent Man , 1983), foi uma revelação. O baixo combinava perfeitamente com os tenores e foi uma alegria experimentar com os Transparentes.

Eu terminei o teste com alguns Blu-rays para ver como os Transparentes se saíram quando se tratava de filmes. Em Star Trek de 2009, a cena de batalha de abertura é bem tratada pelos Transparentes, embora a falta de um subwoofer para atingir as frequências mais baixas tenha sido notada. O alcance dos graves para a maioria das músicas geralmente é maior do que o dos filmes de ação com batidas e explosões; portanto, o que funciona quase perfeitamente para a música pode ficar aquém dos filmes. Ainda assim, o diálogo era claro, a separação estéreo era boa e a trilha sonora ganhou vida quando comparada até ao Focal XS com seu subwoofer dedicado.

Como você pode imaginar, filmes focados na música, como o Pitch Perfect de 2012, são ótimos para os Transparentes. As cenas a cappella são incrivelmente claras e soam quase ao vivo se você fechar os olhos.

No geral, eu não trocaria minha configuração de home theater dedicada pelos Transparentes quando se trata de filmes, mas tenha certeza de que, se você comprar esses alto-falantes para música, também terá uma experiência impressionante de cinema, especialmente se optar por adicione um subwoofer à mistura.

Conclusões

Reunindo todo o pacote, o Transparent Ones oferece excelente qualidade de som combinada com excelente qualidade de construção. Eles são projetados com simplicidade, como você pode ver nas fotos, mas todas as bordas, parafusos e costuras são firmes e limpas. Nosso par de análise apresenta o acabamento Cherry, mas os alto-falantes também estão disponíveis em preto.

Os Transparentes também vêm com a maior parte do que você precisa para começar, incluindo o fio do alto-falante para conectar o alto-falante passivo, o cabo de 3, 5 mm e o adaptador RCA para 3, 5 mm. Você precisará fornecer seu próprio cabo USB do tipo B se quiser usar essa entrada.

Por US $ 499 por um par de preto (US $ 549 por cereja), os alto-falantes Vanatoo Transparent One podem ser um pouco demais para o usuário médio que deseja atualizar um pouco sua experiência de áudio no desktop. Mas se você é fã de áudio de alta qualidade, não pode errar com esses incríveis alto-falantes. Seria bom ter mais entradas como RCA e XLR balanceado, assim como a opção de alternar entre várias entradas conectadas. Mas essas são falhas relativamente menores em um produto que enfatiza a qualidade do áudio acima de tudo.

Enquanto sento aqui concluindo esta revisão, estou ouvindo música nos alto-falantes do Focal XS. Os Transparentes estão guardados em suas caixas, prontos para voltar para Vanatoo, e eu já sinto falta deles. Esses alto-falantes focais, que antes soavam tão bem, agora estão arruinados para sempre depois de duas semanas dos Transparentes. Mas não ouso comprar os Transparentes, para não enfrentar a ira de um cônjuge que não entende por que preciso de tantos oradores. Tenho a sensação, no entanto, de que, nos feriados, meus Focals se encontrarão no eBay e eu me reunirei com meus novos palestrantes favoritos.

Os alto-falantes Vanatoo Transparent One já estão disponíveis diretamente na Vanatoo e via Amazon. Todos os pares podem ser demonstrados em casa através do programa "Audition de 30 dias" da empresa e vêm com uma garantia limitada de 3 anos.

Os alto-falantes transparentes vanatoo misturam graves poderosos e agudos cristalinos com perfeição