Anonim

A Valve divulgou na sexta-feira a primeira versão beta pública do SteamOS, a nova plataforma de jogos baseada em Linux da empresa. No coração de uma compilação Debian Linux personalizada com otimizações integradas para o software social e de varejo Steam, o SteamOS promete oferecer um ambiente livremente distribuível para desfrutar de jogos e aplicativos em uma variedade de hardware, incluindo PCs de home theater baseados em sala de estar.

Embora os consumidores individuais possam baixar e instalar o SteamOS no hardware de sua escolha, um componente importante da iniciativa é um ecossistema de hardware de terceiros, chamado “Steam Machines”. Esses PCs de fator de forma relativamente baratos e pequenos oferecerão compatibilidade com o SteamOS sem os custos de licenciamento ou aborrecimentos percebidos de sistemas operacionais licenciados como o Microsoft Windows. O Steam Machines estará disponível para compra em 2014, com 300 usuários sortudos do Steam ganhando testes beta em casa com as configurações recomendadas de hardware, juntamente com o lançamento do SteamOS beta.

O SteamOS terá uma seleção limitada de jogos no início - os editores de jogos precisam compilar seus títulos para Linux para trabalhar na nova plataforma - mas o novo sistema operacional também apresenta um recurso de "transmissão em casa", que permitirá aos usuários renderizar jogos nos computadores desktop mais potentes baseados em Windows e transmitir a saída para caixas menos potentes baseadas em Linux em suas salas de estar.

O lançamento do SteamOS na sexta-feira ainda é apenas uma versão beta, e a Valve recomenda que usuários inexperientes esperem pelo produto final, esperado no início do próximo ano. Quem quiser experimentar pode baixar o arquivo de instalação de 960 MB da Valve. Requer uma CPU AMD ou Intel de 64 bits, 4 GB de RAM, 500 GB de espaço no disco rígido (para jogos, a instalação real do sistema operacional é muito menor) e uma GPU NVIDIA. Aqueles com GPUs AMD devem verificar mais tarde, pois o suporte a essas placas está chegando. Todas as outras informações, juntamente com instruções de instalação e dicas de uso, podem ser encontradas nas Perguntas frequentes do SteamOS.

Valve congratula-se com a nova era dos jogos linux com o primeiro steamos beta