Um dos principais fatores da próxima iniciativa SteamOS da Valve é o hardware dedicado, chamado Steam Machines. Enquanto qualquer um pode baixar e instalar o sistema operacional baseado em Linux, os desenvolvimentos realmente emocionantes da saga provavelmente virão por meio das pequenas, únicas e esperançosamente acessíveis Steam Machines.
A Valve já emitiu seu próprio hardware beta para 300 testadores sortudos, mas a empresa também está em parceria com OEMs de terceiros para lançar um ecossistema inteiro de hardware Steam. Até agora, apenas o iBuyPower estava a bordo, mas a Engadget informou no domingo que o restante da formação inicial de parceiros de hardware será apresentada nesta semana. Segundo o site, as seguintes empresas farão uma parceria oficial com a Valve para produzir máquinas a vapor:
- iBuyPower
- Alienware
- Falcon Northwest
- CyberPowerPC
- PC de origem
- Gigabyte
- Materiel.net
- Webhallen
- Alternar
- Próximo
- Zotac
- Digitalizar computadores
Muitas outras empresas podem se juntar à briga no futuro, mas, exceto a maioria da lista acima, divulgam os planos para esta semana, seja na feira da CES, seja online. Mais detalhes devem chegar durante a conferência de imprensa da Valve na CES na segunda-feira. Aqueles que desejam experimentar a construção de sua própria Steam Machine podem pegar a versão beta do SteamOS no site da Valve.