A tão esperada Steam Machine da Valve parece que será bastante poderosa, de acordo com as especificações para as unidades de protótipo, lançadas hoje. O desenvolvedor que virou revendedor enviará 300 protótipos de sua Steam Machine para testadores beta sortudos ainda este ano, com planos de lançamento público em 2014. Com o novo SteamOS baseado em Linux, os protótipos terão as seguintes especificações:
GPU: NVIDIA GTX Titan, GTX 780, GTX 760 ou GTX 660
CPU: Intel Core i7 4770, i5 4570 e "alguns com i3"
RAM: 16 GB DDR3-1600, juntamente com 3 GB de DDR5 para a GPU
Armazenamento: HD de 1 TB com um SSD de 8 GB para um volume lógico híbrido
Fonte de alimentação: 450W 80 Plus Gold
Dimensões (polegadas): 12 x 12, 4 x 2, 9
Greg Coomer da válvula:
E, para ficar claro, esse design não serve para atender às necessidades de todas as dezenas de milhões de usuários do Steam. Pode, no entanto, ser o tipo de máquina que uma porcentagem significativa dos usuários do Steam realmente deseja comprar - aqueles que desejam bastante desempenho em um pacote sofisticado de sala de estar. Muitos outros optariam por máquinas que foram projetadas com mais cuidado para custar menos, serem pequenas ou super silenciosas, e haverá máquinas a vapor que se encaixam nessas descrições.
Os interessados em participar do programa beta da Steam Machine podem se inscrever usando a conta Steam antes de 25 de outubro. A versão beta é gratuita, mas limitada a apenas 300 participantes. A Steam Machine, SteamOS e o novo Steam Controller devem chegar em 2014.